Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dacorégio, Gisa Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58950
Resumo: Orientador: João Amadeus Pereira Alves
id UFPR_18e24846dd35175a4923b0f397ae3e71
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58950
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAlves, João Amadeus PereiraDacorégio, Gisa Aparecida2024-09-23T21:17:12Z2024-09-23T21:17:12Z2019https://hdl.handle.net/1884/58950Orientador: João Amadeus Pereira AlvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/02/2018Inclui referências: p. 162-168Resumo: Aspectos Sociocientíficos são evidências presentes em casos envolvendo questões científicas guiadas, imersas em variadas controvérsias. Essas controvérsias são eivadas de interesses sociais, econômicos, políticos, ambientais, que demandam tomada de decisão e ação conscientes, que estão nas fronteiras da ética e da justiça social. Aspectos Sociocientíficos integram a Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), conforme descrevem Mary Ratcliffe e Marcus Grace. Entretanto, é fundamental saber em que condições Aspectos Socioentíficos são tratados em livros didáticos e no contexto do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Deste modo, a presente pesquisa questiona: que contribuição Livros Didáticos de Ciências do nono ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, podem oferecer para a abordagem de Aspectos Sociocientíficos sobre os conteúdos químicos? Assim, desenvolveu-se esta pesquisa de natureza qualitativa, e de viés descritivoexploratório, de acordo com Antônio Carlos Gil, com delineamento do tipo documental. Somou-se à constituição de dados, a análise dos 10 livros didáticos selecionados, bem como cinco entrevistas semiestruturadas com professoras de Ciências que lecionam no nono ano do Ensino Fundamental. A apreciação dos dados constituídos ocorreu por meio da Análise de Conteúdo, proposto por Laurence Bardin. Foram identificados recortes nos livros e nos relatos das professoras que possuíam características próximas dos Aspectos Sociocientíficos, os quais foram caracterizados em cinco categorias: "Impactos da Poluição Ambiental na Sociedade", "Fontes Energéticas como Avanço e Exclusão de Minorias", "Certezas e Incertezas da Produção de Alimentos", "Pesquisas Nucleares: Possibilidades e Negligências" e "Questões Éticas em Jogo". Os recortes trataram de temas que possibilitaram a abordagem de Aspectos Sociocientíficos. Entretanto, nenhum recorte apresentou todas as possíveis sugestões de discussão sobre as questões que envolviam o tema abordado. Os relatos das professoras evidenciaram que o livro didático influenciou no tratamento de alguns temas em suas aulas de Ciências, porém a abordagem deles foi realizada de acordo com as particularidades da professora e da realidade dos estudantes, destacando assim a autonomia docente e características próximas do repertório de conhecimentos específicos do ensino, proposto por Clermont Gauthier e colaboradores.Abstract: Socioscientific Issues are evidences present in cases involving guided scientific questions, plunged in numerous controversies. These issues are fraught with social, economic, political, environmental interests that require conscious decision-making and action, which are on the edge of ethics and social justice. Socioscientific Issues integrate the CTSA Education, as described by Mary Ratcliffe and Marcus Grace. However, it is fundamental to know under what conditions Socioscientific Issues are handled in textbooks and in the context of Science teaching in Elementary School. So, the current research questions: What contribution can Science Didactic Books of the ninth grade of Elementary School, approved by the National Program of Didactic Book, give to the approach of Socioscientific Issues on the chemical contents? Thus, this research was developed in a qualitative nature, with descriptive-exploratory bias, according to Antônio Carlos Gil, with documentary design. It's joined the data collection, analysis of the 10 textbooks selected, as well as five semi-structured interviews with science teachers who teach the ninth year of elementary school. The analysis of the data was made through Content Analysis, proposed by Laurence Bardin. Clippings were identified in the books and reports of the teachers who had characteristics close to the Socioscientific Issues, which were divided in five categories: "Impacts of Environmental Pollution in Society", "Energy Sources as Advance and Exclusion of Minorities", "Certainties and Uncertainties of Food Production", "Nuclear Research: Possibilities and Negligence" and "Ethical Issues at stake". The clippings dealt with themes that made possible the approach of Socioscientific Issues. However, no clipping presented all the possible suggestions for discussion on the issues that involved the covered topic. The teachers' reports showed that the textbook influenced the handling of some subjects in their science classes, but their approach was made according to the particularities of the teacher and the reality of the students, thus highlighting the teaching autonomy and characteristics close to the specific expertise, proposed by Clermont Gauthier and his associates.1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino fundamental - Livros didaticosCiências (Ensino fundamental) - Livros didaticosMatemáticaQuímica - Estudo e ensinoAspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GISA APARECIDA DACOREGIO.pdfapplication/pdf5002356https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58950/1/R%20-%20D%20-%20GISA%20APARECIDA%20DACOREGIO.pdfe5b93c4f760e38cc6446d44dc9491b89MD51open access1884/589502024-09-23 18:17:12.9open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58950Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-23T21:17:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
title Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
spellingShingle Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
Dacorégio, Gisa Aparecida
Ensino fundamental - Livros didaticos
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Matemática
Química - Estudo e ensino
title_short Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
title_full Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
title_fullStr Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
title_full_unstemmed Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
title_sort Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
author Dacorégio, Gisa Aparecida
author_facet Dacorégio, Gisa Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, João Amadeus Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Dacorégio, Gisa Aparecida
contributor_str_mv Alves, João Amadeus Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental - Livros didaticos
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Matemática
Química - Estudo e ensino
topic Ensino fundamental - Livros didaticos
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Matemática
Química - Estudo e ensino
description Orientador: João Amadeus Pereira Alves
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-23T21:17:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-23T21:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58950
url https://hdl.handle.net/1884/58950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58950/1/R%20-%20D%20-%20GISA%20APARECIDA%20DACOREGIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5b93c4f760e38cc6446d44dc9491b89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898658609889280