Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/65262 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos |
id |
UFPR_1abcf4989c13b2bacc494d01971e29a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65262 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Bueno, Carolina SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-2022-09-02T16:27:31Z2022-09-02T16:27:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/65262Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2015Inclui referências : f. 92-96Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou papeis desempenhados por envolvidos em um curso on-line de formação de professores, sobre a utilização de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a alfabetização matemática. Discutiram-se, na investigação, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada de professores e também potencialidades e desafios para as práticas docentes realizadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental no que se refere à inserção de tecnologia para/nas aulas de matemática. Assim, a formação continuada de professores, os alunos como nativos digitais, a gama de recursos didáticos que podem ser criados com as TIC e as características do processo de alfabetização matemática também são temas que compõe esta pesquisa. A pesquisa mostrou, com o levantamento e análise dos papéis desempenhados por professora e alunos de um curso on-line, que a presença da tecnologia na sala de aula pode proporcionar formas diferentes de interação, comunicação e aprendizado; contudo, para que essa seja uma relação de sucesso, é preciso que o professor esteja preparado para o trabalho com as TIC, quer pela formação inicial, quer pela formação continuada. Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Formação Continuada. Tecnologias de Informação e Comunicação.Abstract: This Master's thesis presents the results of an investigation about some roles that were played in an online training course for teachers on the use of resources of Information and Communication Technologies (ICT) for mathematical literacy. In this research were discussed the use of virtual learning environments in the continuous training of teachers as well as opportunities and challenges for the teaching practices that are carried out in the early years of elementary school using technology in mathematics classes. Thus, the continuous training of teachers, students as digital natives, didatic resources that can be created with ICTs and the characteristics of mathematical literacy process are also topics that were discussed in this research. From the survey and analysis of the roles of teacher and students in an online course, research has shown that the use of technology in the classroom can provide different forms of interaction, communication and learning; however, to make it a successful relationship, it is necessary that teachers receive preparation for work with ICT in initial training and in continuous training. Keywords: Mathematics Literacy. Continuous training. Information and Communication Technologies.97 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática - FormaçãoEducação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAROLINA SOARES BUENO.pdfapplication/pdf3293487https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65262/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINA%20SOARES%20BUENO.pdff90450c4c110a43c1fe05a4b27d1571fMD51open access1884/652622022-09-02 13:27:31.958open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T16:27:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
title |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
spellingShingle |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática Bueno, Carolina Soares Educação Matemática - Estudo e ensino Matemática - Formação |
title_short |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
title_full |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
title_fullStr |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
title_full_unstemmed |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
title_sort |
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática |
author |
Bueno, Carolina Soares |
author_facet |
Bueno, Carolina Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Carolina Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
contributor_str_mv |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática - Estudo e ensino Matemática - Formação |
topic |
Educação Matemática - Estudo e ensino Matemática - Formação |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-02T16:27:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-02T16:27:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/65262 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/65262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
97 f. : il., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65262/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINA%20SOARES%20BUENO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f90450c4c110a43c1fe05a4b27d1571f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898870284877824 |