Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Carolina Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65262
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
id UFPR_1abcf4989c13b2bacc494d01971e29a7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65262
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bueno, Carolina SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-2022-09-02T16:27:31Z2022-09-02T16:27:31Z2015https://hdl.handle.net/1884/65262Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/12/2015Inclui referências : f. 92-96Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou papeis desempenhados por envolvidos em um curso on-line de formação de professores, sobre a utilização de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a alfabetização matemática. Discutiram-se, na investigação, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada de professores e também potencialidades e desafios para as práticas docentes realizadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental no que se refere à inserção de tecnologia para/nas aulas de matemática. Assim, a formação continuada de professores, os alunos como nativos digitais, a gama de recursos didáticos que podem ser criados com as TIC e as características do processo de alfabetização matemática também são temas que compõe esta pesquisa. A pesquisa mostrou, com o levantamento e análise dos papéis desempenhados por professora e alunos de um curso on-line, que a presença da tecnologia na sala de aula pode proporcionar formas diferentes de interação, comunicação e aprendizado; contudo, para que essa seja uma relação de sucesso, é preciso que o professor esteja preparado para o trabalho com as TIC, quer pela formação inicial, quer pela formação continuada. Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Formação Continuada. Tecnologias de Informação e Comunicação.Abstract: This Master's thesis presents the results of an investigation about some roles that were played in an online training course for teachers on the use of resources of Information and Communication Technologies (ICT) for mathematical literacy. In this research were discussed the use of virtual learning environments in the continuous training of teachers as well as opportunities and challenges for the teaching practices that are carried out in the early years of elementary school using technology in mathematics classes. Thus, the continuous training of teachers, students as digital natives, didatic resources that can be created with ICTs and the characteristics of mathematical literacy process are also topics that were discussed in this research. From the survey and analysis of the roles of teacher and students in an online course, research has shown that the use of technology in the classroom can provide different forms of interaction, communication and learning; however, to make it a successful relationship, it is necessary that teachers receive preparation for work with ICT in initial training and in continuous training. Keywords: Mathematics Literacy. Continuous training. Information and Communication Technologies.97 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática - FormaçãoEducação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAROLINA SOARES BUENO.pdfapplication/pdf3293487https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65262/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINA%20SOARES%20BUENO.pdff90450c4c110a43c1fe05a4b27d1571fMD51open access1884/652622022-09-02 13:27:31.958open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T16:27:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
title Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
spellingShingle Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
Bueno, Carolina Soares
Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação
title_short Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
title_full Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
title_fullStr Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
title_full_unstemmed Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
title_sort Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
author Bueno, Carolina Soares
author_facet Bueno, Carolina Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Carolina Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
contributor_str_mv Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação
topic Educação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação
description Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T16:27:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T16:27:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65262
url https://hdl.handle.net/1884/65262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65262/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINA%20SOARES%20BUENO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f90450c4c110a43c1fe05a4b27d1571f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898870284877824