Continuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde : curso massivo aberto on-line para enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Valéria Cristina Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78658
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Daiana Kloh Khalaf
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spelling Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em SaúdeKhalaf, Daiana KlohGallo, Valéria Cristina Lopes2024-02-20T10:22:00Z2024-02-20T10:22:00Z2021https://hdl.handle.net/1884/78658Orientadora: Profª. Drª. Daiana Kloh KhalafCoorientadora: Profª. Drª Karina Silveira de Almeida HammerschmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Defesa : Curitiba, 22/06/2021Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa de desenvolvimento metodológico apresenta a produção de um curso on-line, aberto e massivo sobre continuidade do cuidado na alta hospitalar. Teve como objetivo construir um curso on-line, aberto e massivo sobre continuidade do cuidado na atenção primária à saúde. Trata-se de pesquisa metodológica, aplicada à elaboração e validação de curso on-line, pautada nas cinco etapas do modelo ADDIE de design instrucional. A primeira etapa envolveu análise, com a definição de conteúdo a partir de revisão integrativa de literatura e questionário com enfermeiros atuantes na atenção primária à saúde. A segunda etapa proporcionou desenho do curso, com definição de objetivos de aprendizagem, atividades, duração e ferramentas do curso. A etapa três foi representada pela criação e edição dos recursos educacionais abertos. Na etapa quatro, ocorreu a hospedagem do conteúdo e mídias no ambiente virtual escolhido. A quinta etapa incluiu a validação de conteúdo e aparência por juízes experts. Como resultados, emergiram cinco produções científicas (manuscritos): 1) revisão integrativa de literatura; 2) percepção dos enfermeiros da atenção primária à saúde sobre transição e continuidade do cuidado; 3) criação e validação de matriz de design instrucional; 4) construção de recursos educacionais abertos; e 5) validação de aparência do curso desenvolvido. Foram criados 10 produtos técnicos: 1) matriz de design instrucional; 2) manual didático - Conceituando a continuidade e transição do cuidado; 3) manual didático - Estratégias para continuidade do cuidado: dimensão relacional; 4) manual didático - Estratégias para continuidade do cuidado: dimensão da gestão; 5) manual didático - Estratégias para continuidade do cuidado: dimensão informacional; 6) infográfico animado; 7) episódio um "continuacast" Transição do cuidado na alta hospitalar; 8) episódio dois "continuacast" Estratégias para a continuidade do cuidado na dimensão da gestão; 9) episódio três "continuacast"; Contrarreferência como estratégia para a continuidade do cuidado na dimensão informacional e 10) curso continuidade do cuidado na alta hospitalar: MOOC para enfermeiros da atenção primária à saúde. O desenvolvimento do curso on-line possibilitou a reflexão da prática profissional, aliada ao desenvolvimento de novas competências, por meio do desenvolvimento de produção científica e técnica, utilizável no cotidiano da enfermagem e do Sistema Único de Saúde. A tecnologia desenvolvida é capaz de cumprir o propósito de auxiliar enfermeiros da atenção primária a compreender as estratégias de transição e continuidade de cuidado após a alta hospitalar, além de demostrar a possibilidade de desenvolvimento de recursos educacionais abertos, com recursos gratuitos ou de baixo custo.Abstract: This methodological development research presents the production of an online, open and massive course on continuity of care at hospital discharge. It aimed to build an online, open and massive course on continuity of care in primary health care. This is a methodological research, applied to the development and validation of an online course, based on the five stages of the ADDIE instructional design model. The first stage involved analysis, with the definition of content from an integrative literature review and interviews with nurses working in primary health care. The second stage provided course design, with definition of learning objectives, activities, duration and tools that will make up the course. Step three was represented by the creation and editing of the open educational resource. In step four, content and media were hosted in the chosen virtual environment. The fifth step included validation of content and appearance by expert judges. As a result, five scientific productions (manuscripts) emerged: 1) integrative literature review; 2) perception of nurses in primary health care about transition and continuity of care; 3) creation and validation of instructional design matrix; 4) construction of open educational resources; and 5) appearance validation of the developed course. 10 technical products were created: 1) instructional design matrix; 2) didactic manual - Conceptualizing the continuity and transition of care; 3) didactic manual - Strategies for continuity of care: relational dimension; 4) didactic manual - Strategies for continuity of care: management dimension; 5) didactic manual - Strategies for continuity of care: informational dimension; 6) animated infographic; 7) episode a "continuacast" Care transition at hospital discharge; 8) episode two "continuacast" Strategies for the continuity of care in the management dimension; 9) episode three "continuacast"; Counter-referral as a strategy for continuity of care in the informational dimension and 10) course continuity of care at hospital discharge: MOOC for nurses in primary health care. The development of the online course made it possible to reflect on professional practice, combined with the development of new skills, through the development of scientific and technical production, usable in daily nursing and in the Unified Health System. The technology developed is capable of complying with the purpose of helping primary care nurses to understand the transition and continuity of care strategies after hospital discharge, in addition to demonstrating the possibility of developing open educational resources, with free or low-cost resources.1 recurso online : PDF.application/pdfCuidados Primários de SaúdeContinuidade da assistência ao pacienteEducação permanenteEnsino à distânciaEducação em enfermagemEnfermagemContinuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde : curso massivo aberto on-line para enfermeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VALERIA CRISTINA LOPES GALLO.pdfapplication/pdf22230944https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78658/1/R%20-%20D%20-%20VALERIA%20CRISTINA%20LOPES%20GALLO.pdfa958a259099d2a454aa288d225104cdaMD51open access1884/786582024-02-20 07:22:00.184open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78658Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-20T10:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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