Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78985 |
Resumo: | Orientador: Jose Guilherme Silva Vieira |
id |
UFPR_1b1f368905d32f19579041d874e8d508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78985 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Renata Lopes de, 1987-Vieira, José Guilherme Silva, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-09-28T15:38:24Z2022-09-28T15:38:24Z2011https://hdl.handle.net/1884/78985Orientador: Jose Guilherme Silva VieiraMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação da empresa Natura Cosméticos S.A, uma das principais empresas de origem brasileira que conquistou uma posição de destaque no segmento de cosméticos no mercado nacional e internacional. E ainda, identificar e analisar as principais estratégias de crescimento da Natura no mercado interno, bem como seu processo de multinacionalização. O referencial teórico está sustentado na teoria de Edith Penrose, exposto na obra "Teoria do crescimento da firma", o qual irá abordar as estratégias voltadas à expansão e inovação que permitem às firmas conquistar e liderar o mercado em que elas atuam. Além disso, procurou-se demonstrar as estratégias utilizadas para a empresa se inserir e permanecer no mercado internacional, identificando as metodologias e modelos existentes para este fim. Ao longo deste trabalho foi possível verificar que o sistema de vendas diretas utilizado desde a inauguração da Natura até os dias atuais, foi uma estratégia de suma importância seguida pelas demais estratégias adotadas para a geração de resultado e crescimento da empresa.98 f.application/pdfNatura Cosméticos S.ACosméticos - ExportaçãoCosméticos - IndústriaEstratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRENATA-LOPES-DE-OLIVEIRA.pdfapplication/pdf8370106https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78985/1/RENATA-LOPES-DE-OLIVEIRA.pdffb03dfe3f951774139539a20e2167ddfMD51open access1884/789852022-09-28 12:38:24.218open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-28T15:38:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
title |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
spellingShingle |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. Oliveira, Renata Lopes de, 1987- Natura Cosméticos S.A Cosméticos - Exportação Cosméticos - Indústria |
title_short |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
title_full |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
title_fullStr |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
title_sort |
Estratégias de crescimento e inovação da empresa Natura Cosméticos S.A. |
author |
Oliveira, Renata Lopes de, 1987- |
author_facet |
Oliveira, Renata Lopes de, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vieira, José Guilherme Silva, 1976- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Renata Lopes de, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natura Cosméticos S.A Cosméticos - Exportação Cosméticos - Indústria |
topic |
Natura Cosméticos S.A Cosméticos - Exportação Cosméticos - Indústria |
description |
Orientador: Jose Guilherme Silva Vieira |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T15:38:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28T15:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78985 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
98 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78985/1/RENATA-LOPES-DE-OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb03dfe3f951774139539a20e2167ddf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860527879618560 |