Significados de um projeto social esportivo : o caso do projeto de esporte em ação - Núcleo Vila Torres.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiras, Suélen Barboza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/25866
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Doralice Lange de Souza
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spelling Eiras, Suélen BarbozaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaSouza, Doralice Lange de2018-03-14T17:37:09Z2018-03-14T17:37:09Z2011http://hdl.handle.net/1884/25866Orientadora : Profa. Dra. Doralice Lange de SouzaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba,29/03/2011Bibliografia: fls. 109-117Área de concentraçao: Exercício e esporteResumo: Considerando-se o aumento do número de projetos sociais esportivos no Brasil, a relevância de tais projetos para seus participantes e suas famílias, e o fato de que a participação em projetos sociais esportivos pode ter diferentes significados, este trabalho teve como objetivo identificar os principais significados atribuídos ao projeto Esporte em Ação - Núcleo Vila Torres (EA-VT) em Curitiba/PR, segundo participantes, pais de participantes e profissionais. O EA –VT é desenvolvido através de uma p rceria entre a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e o Instituto Compartilhar (IC). Ele atende a crianças e adolescentes com idades entre 7 a 15 anos e que estão inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A pesquisa foi de natureza qualitativa e de cunho exploratório. Os dados foram coletados através de documentos relativos ao projeto, observações e de entrevistas abertas e semi-estruturadas com 17 profissionais, 09 mães de participantes e 52 alunos do EA-VT. A análise de dados baseou-se em procedimentos da teoria fundamentada e se centrou nos principais temas que emergiram da fala dos entrevistados. Concluímos que para profissionais, mães de participantes e participantes, o EA-VT tem o sentido de proteger crianças e adolescentes de "males" das ruas tais como a violência, "más companhias", "coisas que não prestam" e envolvimento com drogas. Para várias profissionais, o projeto também tem o sentido de proteger crianças e adolescentes de problemas em suas casas tais como violência e trabalho infantil. O EA-VT também tem o sentido de promover diferentes tipos de aprendizagem. Ele promove, por exemplo, a iniciação e/ou aperfeiçoamento esportivo, reforço de conteúdos escolares, melhorias comportamentais, "novas" e "diferentes" perspectivas de vida, além de encaminhamento profissional. O EA-VT também se constitui como um espaço onde as crianças e adolescentes podem se engajar em atividades de seu interesse e podem se divertir, brincar e jogar. Mais estudos são necessários para uma maior compreensão dos significados atribuídos a projetos sociais esportivos. A compreensão dos sentidos que diferentes agentes envolvidos com projetos sociais fazem dos mesmos pode contribuir para com um melhor planejamento das ações desenvolvidas, bem como para com o desenvolvimento de políticas públicas e programas que de fato atendam as ecessidades e interesses da população.Abstract: Considering the increasing number of sport social projects in Brazil, the relevance of such projects for their participants and their families, and the fact that participation in these projects can have different meanings, this study aimed at identifying the meanings attributed to the project Esporte em Ação - Núcleo Vila Torres (EA-VT) in Curitiba/PR, according to the views of participants, parents of participants and professionals. The EA-VT is developed through a partnership between Curitiba's Tow Hall, through its offices of Social Services (FAS) and Sports and Recreation (SMEL), and through the Instituto Compartilhar (IC). It is designed for children and adolescents from seven to fifteen years old en olled in the Child Labor Eradication Program (PETI). The research was qualitative and exploratory. The data collection was focused on documents, observations and open and semi-structured interviews with seventeen professionals, nine mothers of participants and fifty-two EA-VT students. The data analysis was based on grounded theory procedures and focused on the main themes that emerged from the interviewees' speech. We concluded that for the participants, parents of participants and professionals, the EA-VT is perceived as a means to protect children and adolescents of street evils such violence, bad influences, "junk stuff" and involvement with drugs. For many professionals, the project also has the sense of protecting children and adolescents f some harms at home such as violence and child labor. The EA-VT is also perceived as an environment that promotes different types of learning. It promotes, for example, sports initiation and/or development, deepening of school knowledge, behavioral improvement, new and different life perspectives, and vocational training. The EA-VT is also seen as a place where children and teens can engage in activities they like, play and have fun. More studies are needed to better understand the meanings attributed to sport social projects. The understanding ofthese meanings can help with the planning of projects actions as well as with the development of public policies and programs that can actually meet the needs and interests of the population.138f. : il.; grafs., maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação físicaSignificados de um projeto social esportivo : o caso do projeto de esporte em ação - Núcleo Vila Torres.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEIRAS SUELEN.pdfapplication/pdf5816993https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25866/1/EIRAS%20SUELEN.pdf10b6e093a497243f9549dce5d816e483MD51open accessTEXTEIRAS SUELEN.pdf.txtExtracted Texttext/plain286504https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25866/2/EIRAS%20SUELEN.pdf.txtf620d30da8ef9cbe6e03368548e88d9cMD52open accessTHUMBNAILEIRAS SUELEN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1688https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25866/3/EIRAS%20SUELEN.pdf.jpg4b58e46ce996bc229ef7e0501c29b538MD53open access1884/258662018-03-14 14:37:10.016open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25866Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-14T17:37:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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