Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gehrke, Marcos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/23403
Resumo: Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_1b6ed37c67f2058cdf656a16b12aa182
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23403
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gehrke, MarcosBufrem, Leilah Santiago, 1942-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-08-21T15:06:24Z2018-08-21T15:06:24Z2010https://hdl.handle.net/1884/23403Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago BufremTese (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/02/2010Bibliografia: fls.139-144Área de concentração: Cultura, escola e ensinoResumo: Investigação qualitativa inserida no debate atual da Educação do Campo no Brasil, no âmbito dos movimentos sociais, particularmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como estudo em caso, produz dados, mediante a triangulação dos documentos escritos do MST sobre a educação e escola (1990– 2008), dos enunciados sobre educação escolar presentes no Jornal Sem Terra do MST (1982–2008) e das práticas de escrita desenvolvidas pela Escola Itinerante do MST no Paraná. Compuseram a referência básica: Bakhtin, Caldart, Freire, Soares e Snyders. Parte da problemática da produção escrita na Escola Itinerante em acampamentos, compostos por trabalhadores com pouca escolarização, mas que escrevem e fazem isso em contexto, a partir de enunciados produzidos na luta. Estabelece relações entre esse processo e aquilo que os educadores consideram no trabalho escolar itinerante da escrita com as crianças, no sentido de formar pessoas que escrevam. Identifica e categoriza, mediante análise, as práticas de escrita anunciadas e efetivadas pelos educadores na Escola Itinerante. Produz contribuições teórico-práticas acerca das práticas de escrita, para formação de educadores no âmbito da Educação do Campo. Organiza o trabalho em três capítulos: inicia com o itinerário da investigação e a formação do pesquisadormilitante- professor, a vinculação à pesquisa qualitativa; num segundo capítulo, a trajetória da escola no Movimento, a Escola do Acampamento e do Assentamento, tendo a escrita, como fio condutor. No último capítulo, traz as práticas de escrita da Escola Itinerante, analisadas a partir de idéias-força de alfabetização, produzidas pelo MST, e a sua categorização em práticas de escrita itinerantes e práticas de escrita escolarizadas. Considera que a Escola Itinerante, enquanto experiência de escola produzida no interior de um movimento social, traz contribuições significativas para a Escola Pública Brasileira, especialmente na possibilidade da itinerância, compondo o trabalho escolar. No campo das práticas de escrita ela traduz bem os dilemas entre o escrever por escrever e o escrever com significado para quem escreve e lê. Destaca a proposição do trabalho com os gêneros do discurso, seus enunciados e práticas de escrita, compondo o projeto de escrita nesta organização escolar itinerante.Abstract: This study presents a qualitative research inside the actual discussion about Brazil’s Education in Country Lands in areas of Social Movements, particularly the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – Landless Rural Workers’ Moviment. As a study in case, it produces data following the triangulation of writing documents produced by MST about education and school (1990-2008), and well as enunciations related to School education, published in the MST’s "Jornal Sem Terra" (1982-2008) and about writing techniques developed by the Itinerant School of the MST in the Paraná State. This work has as basic references: Bakhtin, Caldart, Freire, Soares and Snyders. Part of the written problematic production of the Itinerant School in encampment formed by workers with small school formation, but who write, doing that inside a context beginning from the enunciation produced in the struggle. In establish relations between that process and what the educators consider effective in the school itinerant work of writing with children in order to form persons who write. It has as objective to identify and classify using analysis and writing practice sannounced by educators in the Itinerant School. This study produces theoretical/practical contributions about writing practices to form educators for the Rural Education (peasant people). To organize the work in three chapters, beginning by an itinerary or research and formation of esearcher-militant-teacher, a linkage with a qualitative research a second chapter shall be the school trajectory related to MST. The settlement school and the encampment school having writing as conductor wire. The last chapter brings writing practices and as schoolarized writing practices. It considers that the Itinerant School, while experience of school produced in the interior (countryside), coming from a social movement, carries contributions so representative for Brazilian Public School, in special in ‘itinerancy’ compounds the School work. In the field of writing practices it shows well the dilemmas between write for the wind and write as with deep meaning for who reads. It emphasizes the work propositions in relation to the speech genres, their enunciations and writing practices, that compound a project of Writing on that Itinerant School Organization.166f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação ruralAlfabetizaçãoMovimento dos Trabalhadores Rurais sem TerraEscrita - AprendizagemEducaçãoEscrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MSTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_14.04.pdfapplication/pdf5534685https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/1/Dissertacao_14.04.pdf2cc8ec2380ff41b9a5eb76847b434a41MD51open accessTEXTDissertacao_14.04.pdf.txtExtracted Texttext/plain339361https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/2/Dissertacao_14.04.pdf.txt8178233fd27657a28ddec3fa87277088MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_14.04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/3/Dissertacao_14.04.pdf.jpgbfaf33d1ae7c1a36346b53075f04ef90MD53open access1884/234032018-08-21 12:06:24.812open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-21T15:06:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
title Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
spellingShingle Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
Gehrke, Marcos
Dissertações - Educação
Educação rural
Alfabetização
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
Escrita - Aprendizagem
Educação
title_short Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
title_full Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
title_fullStr Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
title_full_unstemmed Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
title_sort Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
author Gehrke, Marcos
author_facet Gehrke, Marcos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gehrke, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Educação rural
Alfabetização
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
Escrita - Aprendizagem
Educação
topic Dissertações - Educação
Educação rural
Alfabetização
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
Escrita - Aprendizagem
Educação
description Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-21T15:06:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-21T15:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/23403
url https://hdl.handle.net/1884/23403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/1/Dissertacao_14.04.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/2/Dissertacao_14.04.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/3/Dissertacao_14.04.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cc8ec2380ff41b9a5eb76847b434a41
8178233fd27657a28ddec3fa87277088
bfaf33d1ae7c1a36346b53075f04ef90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860264963866624