Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/23403 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem |
id |
UFPR_1b6ed37c67f2058cdf656a16b12aa182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23403 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gehrke, MarcosBufrem, Leilah Santiago, 1942-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-08-21T15:06:24Z2018-08-21T15:06:24Z2010https://hdl.handle.net/1884/23403Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago BufremTese (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/02/2010Bibliografia: fls.139-144Área de concentração: Cultura, escola e ensinoResumo: Investigação qualitativa inserida no debate atual da Educação do Campo no Brasil, no âmbito dos movimentos sociais, particularmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Como estudo em caso, produz dados, mediante a triangulação dos documentos escritos do MST sobre a educação e escola (1990– 2008), dos enunciados sobre educação escolar presentes no Jornal Sem Terra do MST (1982–2008) e das práticas de escrita desenvolvidas pela Escola Itinerante do MST no Paraná. Compuseram a referência básica: Bakhtin, Caldart, Freire, Soares e Snyders. Parte da problemática da produção escrita na Escola Itinerante em acampamentos, compostos por trabalhadores com pouca escolarização, mas que escrevem e fazem isso em contexto, a partir de enunciados produzidos na luta. Estabelece relações entre esse processo e aquilo que os educadores consideram no trabalho escolar itinerante da escrita com as crianças, no sentido de formar pessoas que escrevam. Identifica e categoriza, mediante análise, as práticas de escrita anunciadas e efetivadas pelos educadores na Escola Itinerante. Produz contribuições teórico-práticas acerca das práticas de escrita, para formação de educadores no âmbito da Educação do Campo. Organiza o trabalho em três capítulos: inicia com o itinerário da investigação e a formação do pesquisadormilitante- professor, a vinculação à pesquisa qualitativa; num segundo capítulo, a trajetória da escola no Movimento, a Escola do Acampamento e do Assentamento, tendo a escrita, como fio condutor. No último capítulo, traz as práticas de escrita da Escola Itinerante, analisadas a partir de idéias-força de alfabetização, produzidas pelo MST, e a sua categorização em práticas de escrita itinerantes e práticas de escrita escolarizadas. Considera que a Escola Itinerante, enquanto experiência de escola produzida no interior de um movimento social, traz contribuições significativas para a Escola Pública Brasileira, especialmente na possibilidade da itinerância, compondo o trabalho escolar. No campo das práticas de escrita ela traduz bem os dilemas entre o escrever por escrever e o escrever com significado para quem escreve e lê. Destaca a proposição do trabalho com os gêneros do discurso, seus enunciados e práticas de escrita, compondo o projeto de escrita nesta organização escolar itinerante.Abstract: This study presents a qualitative research inside the actual discussion about Brazil’s Education in Country Lands in areas of Social Movements, particularly the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – Landless Rural Workers’ Moviment. As a study in case, it produces data following the triangulation of writing documents produced by MST about education and school (1990-2008), and well as enunciations related to School education, published in the MST’s "Jornal Sem Terra" (1982-2008) and about writing techniques developed by the Itinerant School of the MST in the Paraná State. This work has as basic references: Bakhtin, Caldart, Freire, Soares and Snyders. Part of the written problematic production of the Itinerant School in encampment formed by workers with small school formation, but who write, doing that inside a context beginning from the enunciation produced in the struggle. In establish relations between that process and what the educators consider effective in the school itinerant work of writing with children in order to form persons who write. It has as objective to identify and classify using analysis and writing practice sannounced by educators in the Itinerant School. This study produces theoretical/practical contributions about writing practices to form educators for the Rural Education (peasant people). To organize the work in three chapters, beginning by an itinerary or research and formation of esearcher-militant-teacher, a linkage with a qualitative research a second chapter shall be the school trajectory related to MST. The settlement school and the encampment school having writing as conductor wire. The last chapter brings writing practices and as schoolarized writing practices. It considers that the Itinerant School, while experience of school produced in the interior (countryside), coming from a social movement, carries contributions so representative for Brazilian Public School, in special in ‘itinerancy’ compounds the School work. In the field of writing practices it shows well the dilemmas between write for the wind and write as with deep meaning for who reads. It emphasizes the work propositions in relation to the speech genres, their enunciations and writing practices, that compound a project of Writing on that Itinerant School Organization.166f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoEducação ruralAlfabetizaçãoMovimento dos Trabalhadores Rurais sem TerraEscrita - AprendizagemEducaçãoEscrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MSTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_14.04.pdfapplication/pdf5534685https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/1/Dissertacao_14.04.pdf2cc8ec2380ff41b9a5eb76847b434a41MD51open accessTEXTDissertacao_14.04.pdf.txtExtracted Texttext/plain339361https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/2/Dissertacao_14.04.pdf.txt8178233fd27657a28ddec3fa87277088MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_14.04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/3/Dissertacao_14.04.pdf.jpgbfaf33d1ae7c1a36346b53075f04ef90MD53open access1884/234032018-08-21 12:06:24.812open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-21T15:06:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
title |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
spellingShingle |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST Gehrke, Marcos Dissertações - Educação Educação rural Alfabetização Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra Escrita - Aprendizagem Educação |
title_short |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
title_full |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
title_fullStr |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
title_full_unstemmed |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
title_sort |
Escrever para continuar escrevendo : as práticas de escrita da escola itinerante do MST |
author |
Gehrke, Marcos |
author_facet |
Gehrke, Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bufrem, Leilah Santiago, 1942- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gehrke, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Educação rural Alfabetização Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra Escrita - Aprendizagem Educação |
topic |
Dissertações - Educação Educação rural Alfabetização Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra Escrita - Aprendizagem Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Leilah Santiago Bufrem |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-21T15:06:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-21T15:06:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/23403 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/23403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
166f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/1/Dissertacao_14.04.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/2/Dissertacao_14.04.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23403/3/Dissertacao_14.04.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cc8ec2380ff41b9a5eb76847b434a41 8178233fd27657a28ddec3fa87277088 bfaf33d1ae7c1a36346b53075f04ef90 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860264963866624 |