Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cooper, Iarê Sandra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63624
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
id UFPR_1b80a7cd862e244960397b97e1242712
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63624
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cooper, Iarê SandraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoStoltz, Tania, 1963-2021-12-13T21:09:50Z2021-12-13T21:09:50Z2017https://hdl.handle.net/1884/63624Orientadora: Profª Drª Tania StoltzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2017Inclui referências : p. 225-239Resumo: Este estudo tem, como questão central, a relação entre conhecimento e ação. Como objetivo geral, investiga a prática pedagógica em educação econômico-financeira de adultos, inspirada nas teorias do conhecimento de Jean Piaget e de Rudolf Steiner, voltada ao uso consciente de cartão de crédito. A revisão de literatura aponta para a importância da educação econômico-financeira que oportunize o uso consciente do crédito ofertado via cartão. Contudo, é frequente constatar que a educação econômico-financeira tende a enfocar a transmissão de informação, refutando o papel ativo do sujeito do conhecimento, bem como da afetividade e das emoções na construção do conhecimento. Consumir, de forma crítica e consciente, não implica ser avesso ao uso de cartão de crédito, baseado em uma racionalidade anticonsumo e sim, fazer escolhas a partir da tomada de consciência de suas ações e apoiadas em sua vontade que, por sua vez, também não deve ser puramente regida pelas emoções e impulsos, e sim por uma liberdade de escolha, fundamentada em um individualismo ético. Trata-se de estudo qualitativo na modalidade pesquisa-ação. A metodologia deste estudo envolve prática pedagógica que visa integrar o conhecimento (vivenciado) e a ação (transformada). A prática pedagógica, desenvolvida como curso de extensão da UFPR, foi ofertada aos estudantes de um Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos, em Curitiba. Participaram deste estudo 23 estudantes adultos, sendo 14 mulheres e 9 homens com idades entre 19 e 50 anos. Inspirada no método clínico de Piaget e contando com produções artístico-criativas, a prática pedagógica oportunizou momentos de reflexão e troca de saberes entre os participantes, destacando a importância do trabalho em grupo e do self-government no processo de tomada de consciência dos fatores pessoais e sociais envolvidos no uso de cartão de crédito. A coleta de dados contou com observação e registro em diário de campo, produções criativo-artísticas dos participantes, gravações das práticas pedagógicas. A análise de dados buscou regularidades no conjunto de dados coletados, estabelecendo categorias explicativas do movimento em cada encontro com os estudantes e no conjunto de encontros. Foram encontradas três categorias representativas das representações dos participantes em relação ao uso de cartão de crédito, a saber: visão positivoextremista, visão negativo-extremista e visão flutuante. Nos casos extremos, os participantes tendem a considerar apenas os pontos negativos ou positivos do uso de cartão de crédito e, na categoria flutuante, oscilam, considerando ora os pontos positivos, ora os negativos. Os resultados destacam a necessidade de equilíbrio entre esses modos de visão, a partir da tomada de consciência das próprias ações e do processo de crédito. Conclui-se que a prática pedagógica deve oportunizar a integração entre o querer, o sentir e o pensar dos participantes, para que possam utilizar o crédito ofertado por meio de cartão de forma consciente, aliando conhecimento e ação, agindo, assim, a partir de um individualismo ético. Palavras-chave: Educação econômico-financeira. Piaget. Rudolf Steiner. Prática pedagógica.Abstract: This study has, as central question, the relation between knowledge and action. As a general objective, he investigates the pedagogical practice in adult economic and financial education, inspired by the theories of knowledge of Jean Piaget and Rudolf Steiner, aimed at the conscious use of credit card. The literature review points to the importance of economic-financial education that allows the conscious use of credit offered through the card. However, it is common to see that economic-financial education tends to focus on the transmission of information, refuting the active role of the subject of knowledge as well as the affectivity and emotions in the construction of knowledge. Consumption, in a critical and conscious way, does not imply being averse to using a credit card, based on an anti-consumption rationality, but making choices based on the awareness of your actions and supported by your will, which, in turn, also It should not be purely governed by emotions and impulses, but by a freedom of choice, based on an ethical individualism. This is a qualitative study in the research-action modality. The methodology of this study involves pedagogical practice that aims to integrate knowledge (lived) and (transformed) action. The pedagogical practice, developed as a UFPR extension course, was offered to students of a State Center for Basic Education of Young and Adult, in Curitiba. Twenty-three adult students participated in this study, of which 14 were women and 9 were men aged 19-50. Inspired by Piaget's clinical method and with artistic-creative productions, the pedagogical practice provided opportunities for reflection and exchange of knowledge among participants, highlighting the importance of group work and self-government in the process of becoming aware of personal factors and social networks involved in the use of credit card. Data collection included observation and recording in field diary, creative-artistic productions of the participants, recordings of pedagogical practices. The data analysis sought regularities in the set of data collected, establishing explanatory categories of movement in each encounter with the students and in the set of encounters. Three representative categories of participants' representations regarding credit card use were found: positive-extremist view, negative-extremist view, and floating view. In extreme cases, participants tend to consider only the negative or positive points of credit card use, and fluctuate in the floating category, considering both the positive and negative points. The results highlight the need for a balance between these modes of vision, from the awareness of one's actions and the credit process. It is concluded that the pedagogical practice should allow the integration between the participants' will, feeling and thinking, so that they can use the credit offered by means of a card in a conscious way, combining knowledge and action, thus acting from an ethical individualism. Keywords: Economic-financial education. Piaget. Rudolf Steiner. Pedagogical practice.Resumen: Este estudio tiene como cuestión central la relación entre conocimiento y acción. Como objetivo general, se investiga la práctica pedagógica en educación económico-financiera de adultos, con inspiración en las teorías del conocimiento de Jean Piaget y de Rudolf Steiner, volcada al uso consciente de la tarjeta de crédito. La revisión de literatura apunta hacia a la importancia de la educación económicofinanciera que ofrezca el uso consciente del crédito ofrecido por la tarjeta. Sin embargo, es frecuente constatar que la educación económico-financiera tiende a enfocar la transmisión de información, y se acaba por preterir el papel activo del sujeto del conocimiento, bien como la afectividad y las emociones en la construcción del conocimiento. Consumir, de forma crítica y consciente, no implica en ser avieso al uso de la tarjeta, basándose en una racionalidad anti-consumo pero hacer elecciones a partir de la tomada de consciencia de sus acciones y estas apoyadas en su voluntad que, por su vez, tampoco debe ser puramente regida por las emociones e impulsos, pero sí por una libertad de escoja, fundamentada en un individualismo ético. Es un estudio cualitativo en la modalidad investigación acción. La metodología de este estudio involucra una práctica pedagógica que visa a integrar el conocimiento (vivido) y la acción (transformada). La práctica pedagógica, desarrollada como curso de extensión de la UFPR, fue ofrecida a los estudiantes de un Centro Estadual de Educación Básica de Jóvenes y Adultos, en Curitiba. Participaron de este estudio 23 estudiantes adultos, 14 mujeres y 9 hombres con edades entre 19 y 50 años. Inspirada en el método clínico de Piaget y contando con producciones artístico-creativas, la práctica pedagógica ofreció momentos de reflexión e intercambio de saberes entre los participantes, con relieve a la importancia del trabajo en grupo y al self-government en el proceso de tomada de consciencia de los factores personales y sociales involucrados en el uso de la tarjeta de crédito. Para la recolección de datos se utilizó la observación, el registro en apuntes de producciones creativo-artísticas de los participantes, y grabaciones de las prácticas pedagógicas. El análisis de datos buscó las regularidades en un conjunto de datos recogidos, estableciendo categorías explicativas del movimiento en cada encuentro con los estudiantes y en el conjunto de encuentros. Se encontraron tres categorías representativas de las representaciones de los participantes en relación al uso de la tarjeta de crédito: visión positivo-extremista, visión negativo-extremista y visión flotante. En los casos extremos, los participantes tienden a considerar solamente los puntos negativos o los positivos del uso de la tarjeta de crédito, ya en la categoría flotante, oscilan, o sea, en ciertos momentos presentan puntos positivos, en otros los negativos. Los resultados ponen en relieve la necesidad de equilibrio entre eses modos de ver, a partir de la tomada de consciencia de las propias acciones y del proceso de crédito. Se concluye que la práctica pedagógica debe provocar la integración entre la voluntad, el sentir y el pensar de los participantes, para que puedan utilizar el crédito ofrecido por medio de tarjeta de manera consciente, asociando conocimiento y acción, para así actuar a partir de un individualismo ético. Palabras-clave: Educación económico-financiera. Piaget. Rudolf Steiner. Práctica pedagógica.242 p. : il. algumas color.application/pdfEducaçãoConhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - IARE SANDRA COOPER.pdfapplication/pdf4996695https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63624/1/R%20-%20T%20-%20IARE%20SANDRA%20COOPER.pdfcbe84dd459a54103d043c3251cd8cffaMD51open access1884/636242021-12-13 18:09:50.174open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63624Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T21:09:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
title Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
spellingShingle Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
Cooper, Iarê Sandra
Educação
title_short Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
title_full Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
title_fullStr Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
title_full_unstemmed Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
title_sort Conhecimento e ação no desenvolvimento cognitivo do adulto : o caso da educação econômico-financeira
author Cooper, Iarê Sandra
author_facet Cooper, Iarê Sandra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cooper, Iarê Sandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
contributor_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T21:09:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T21:09:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63624
url https://hdl.handle.net/1884/63624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 p. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63624/1/R%20-%20T%20-%20IARE%20SANDRA%20COOPER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbe84dd459a54103d043c3251cd8cffa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898747744092160