Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cooper, Iarê Sandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Stoltz, Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361
Resumo: Trata-se de extrato de pesquisa de mestrado relacionada à construção do conhecimento social. Objetiva-se analisar as representações de adultos jovens, usuários de cartão de crédito, quanto à forma de pagamento das faturas, mais precisamente, em relação à possibilidade de pagamento mínimo do valor da fatura. Participaram do estudo vinte adultos jovens usuários de cartão de crédito. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais cujo roteiro foi elaborado a partir do método clínico de Piaget. A análise dos dados originou dez categorias descritivas do pensamento dos participantes. Neste, enfatiza-se as representações dos participantes sobre as formas de pagamento das faturas. A análise dos dados demonstra que os participantes apresentam conhecimento elementar em relação a esses aspectos e aos demais relacionados ao uso do cartão de crédito. Ressalta-se a importância da compreensão dos processos envolvidos na utilização de cartão crédito, uma vez que o seu mau uso pode resultar em sobre-endividamento, comprometendo a qualidade de vida dos sujeitos.  
id UFU-8_6b01aa108ca045c47f104f06a356f40f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41361
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill PaymentConocimiento social: el caso del pago mínimo de facturas de tarjetas de créditoConhecimento social: o caso do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito PiagetAdultos jovensCartão de créditoPiagetYoung adultsCredit cardPiagetAdultos jóvenesTarjeta de créditoTrata-se de extrato de pesquisa de mestrado relacionada à construção do conhecimento social. Objetiva-se analisar as representações de adultos jovens, usuários de cartão de crédito, quanto à forma de pagamento das faturas, mais precisamente, em relação à possibilidade de pagamento mínimo do valor da fatura. Participaram do estudo vinte adultos jovens usuários de cartão de crédito. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais cujo roteiro foi elaborado a partir do método clínico de Piaget. A análise dos dados originou dez categorias descritivas do pensamento dos participantes. Neste, enfatiza-se as representações dos participantes sobre as formas de pagamento das faturas. A análise dos dados demonstra que os participantes apresentam conhecimento elementar em relação a esses aspectos e aos demais relacionados ao uso do cartão de crédito. Ressalta-se a importância da compreensão dos processos envolvidos na utilização de cartão crédito, uma vez que o seu mau uso pode resultar em sobre-endividamento, comprometendo a qualidade de vida dos sujeitos.  Universidade Federal de Uberlândia2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/4136110.14393/ER-v25n1a2018-04Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-1061983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361/2186810.14393/ER-v25n1a2018-04Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCooper, Iarê SandraStoltz, Tania2019-10-11T14:27:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41361Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2019-10-11T14:27:31Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
Conocimiento social: el caso del pago mínimo de facturas de tarjetas de crédito
Conhecimento social: o caso do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito
title Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
spellingShingle Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
Cooper, Iarê Sandra
Piaget
Adultos jovens
Cartão de crédito
Piaget
Young adults
Credit card
Piaget
Adultos jóvenes
Tarjeta de crédito
title_short Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
title_full Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
title_fullStr Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
title_full_unstemmed Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
title_sort Social Knowledge: the case of the Minimum Credit Card Bill Payment
author Cooper, Iarê Sandra
author_facet Cooper, Iarê Sandra
Stoltz, Tania
author_role author
author2 Stoltz, Tania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cooper, Iarê Sandra
Stoltz, Tania
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Adultos jovens
Cartão de crédito
Piaget
Young adults
Credit card
Piaget
Adultos jóvenes
Tarjeta de crédito
topic Piaget
Adultos jovens
Cartão de crédito
Piaget
Young adults
Credit card
Piaget
Adultos jóvenes
Tarjeta de crédito
description Trata-se de extrato de pesquisa de mestrado relacionada à construção do conhecimento social. Objetiva-se analisar as representações de adultos jovens, usuários de cartão de crédito, quanto à forma de pagamento das faturas, mais precisamente, em relação à possibilidade de pagamento mínimo do valor da fatura. Participaram do estudo vinte adultos jovens usuários de cartão de crédito. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais cujo roteiro foi elaborado a partir do método clínico de Piaget. A análise dos dados originou dez categorias descritivas do pensamento dos participantes. Neste, enfatiza-se as representações dos participantes sobre as formas de pagamento das faturas. A análise dos dados demonstra que os participantes apresentam conhecimento elementar em relação a esses aspectos e aos demais relacionados ao uso do cartão de crédito. Ressalta-se a importância da compreensão dos processos envolvidos na utilização de cartão crédito, uma vez que o seu mau uso pode resultar em sobre-endividamento, comprometendo a qualidade de vida dos sujeitos.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361
10.14393/ER-v25n1a2018-04
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361
identifier_str_mv 10.14393/ER-v25n1a2018-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41361/21868
10.14393/ER-v25n1a2018-04
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 82-106
1983-1730
0104-3757
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944221774315520