Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/83531 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves |
id |
UFPR_1bd83f0275430e538787015f44ccb974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83531 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos, 1980-Kogin, Fernanda Caron2023-07-24T21:24:05Z2023-07-24T21:24:05Z2023https://hdl.handle.net/1884/83531Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2023Inclui referênciasResumo: Esta tese, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, dialoga com o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Labelit/CNPq/UFPR (Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades) e da Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa. O estudo, de caráter autoficcional, propõe-se a compreensão do making of como uma prática formativa universitária, considerando o registro processual como produtor e disparador de sentidos, a partir do desenvolvimento de uma narrativa documental performativa. Busca-se através desta investigação, discutir e analisar novas percepções visuais sobre os processos criativos universitários e práticas contemporâneas audiovisuais, que se fundem em uma linguagem híbrida, materializando essas interações em protocolos audiovisuais e verbo-visuais. Pretende-se ao longo desta pesquisa, discutir as possibilidades de percepção e valorização do registro audiovisual e fotográfico como potência criativa, experimental e formativa na construção do sujeito social, a partir das vivências híbridas nos processos criativos teatrais universitários. A criação e o desenvolvimento de conteúdos verbo-visuais são essenciais para o registro histórico, construção do olhar poético, criação de portfólio pessoal e coletivo, como também no registro de vivências artísticas na produção de dados para pesquisas acadêmicas. O quadro teórico metodológico apoia-se na perspectiva dialógica, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem. A partir da análise realizada ao longo da pesquisa, considera-se que o registro processual tem um impacto significativo nas práticas formativas e na divulgação de criações artísticas. Espera-se então, que a partir desse diálogo entre teoria e prática, esta tese possa contribuir para o avanço da ciência na área, especialmente pela defesa apresentada: de que o making of é uma prática artística experimental que deve constituir a formação do sujeito na universidade.Abstract: This thesis, developed in the Graduate Program in Education, with an emphasis on Language, Body, and Aesthetics in Education, engages in dialogue with the work developed within the Research Groups Labelit/CNPq/UFPR (Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricalities) and Dialogues-International Research Network. Based on the development of a performative documentary narrative, the study proposes to understand the making of it as a university training practice, considering the procedural record as a producer and trigger of meanings. Through this investigation, we seek to discuss and analyze new visual perceptions about university creative processes and contemporary audiovisual practices, which merge into a hybrid language, materializing these interactions in audiovisual and verbal-visual protocols. It is intended throughout this research to discuss the possibilities of perceiving and valuing the audiovisual and photographic record as a creative, experimental, and formative power in the construction of the social subject, based on the hybrid experiences in university theatrical creative processes. The creation and development of verbal-visual contents are essential for the historical record, the construction of the poetic look, the creation of personal and collective portfolios, as well as the recording of artistic experiences in the production of data for academic research. The methodological theoretical framework is based on the dialogic perspective, which has its main anchorage in Bakhtin's studies and the Circle. From the analysis carried out throughout the research, it is considered that the procedural record has a significant impact on training practices and the dissemination of artistic creations. It is hoped, then, that this thesis will contribute to the advancement of science in the field, particularly for the presented defense: that the making of is an experimental artistic practice that must constitute the subject's formation in university.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino superiorEnsino superior - Efeito das inovações tecnológicasEnsino audiovisualTeatro na educaçãoEducaçãoMaking of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FERNANDA CARON KOGIN.pdfapplication/pdf34276137https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83531/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDA%20CARON%20KOGIN.pdf7700581e4d460fe896e2c0d1132191feMD51open access1884/835312023-07-24 18:24:05.57open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83531Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-24T21:24:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
title |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
spellingShingle |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária Kogin, Fernanda Caron Educação - Estudo e ensino Ensino superior Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Ensino audiovisual Teatro na educação Educação |
title_short |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
title_full |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
title_fullStr |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
title_full_unstemmed |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
title_sort |
Making of como processo formativo : criação e experimentação na cena universitária |
author |
Kogin, Fernanda Caron |
author_facet |
Kogin, Fernanda Caron |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Jean Carlos, 1980- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kogin, Fernanda Caron |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Jean Carlos, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Ensino superior Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Ensino audiovisual Teatro na educação Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Ensino superior Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas Ensino audiovisual Teatro na educação Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-24T21:24:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-24T21:24:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/83531 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/83531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83531/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDA%20CARON%20KOGIN.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7700581e4d460fe896e2c0d1132191fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860895889948672 |