Exu : uma construção teórica na literatura infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52801
Resumo: Orientador : Prof. Dr. José Endoença Martins
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spelling Pestana, Paulo SérgioUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisMartins, Jose Endoença, 1948-2019-05-29T16:42:44Z2019-05-29T16:42:44Z2015https://hdl.handle.net/1884/52801Orientador : Prof. Dr. José Endoença MartinsMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : Partindo da releitura da peça A tempestade, de William Shakespeare (1982), alguns estudiosos conferem sentido metafórico às atitudes das personagens Ariel e Calibã na relação com o dominador Próspero. Ao primeiro atribuem experiência de assimilacionista e de submissão (RODÓ, 2004); ao segundo cabe a atitude nacionalista e de resistência (RETAMAR, 2003). Já Aimé Césaire (1969), em sua Une tempête, utiliza a figura metafórica de Exu para transcender as experiências de Ariel e Calibã. Exu, assim, desempenha uma atitude catalista ao combinar Ariel e Calibã (GATES, 1988). Nesse contexto, Ferreira (2004) estabelece os estágios de submissão, impacto, militância e articulação pelos quais o afrodescendente pode passar na construção de suas identidades. Para Stuart Hall (2001), esse deslocamento identitário configura o caráter de pluralidade às "celebrações móveis". A partir dessas considerações teóricas, o objetivo dessa monografia é analisar as atitudes exuístas – comportamentos interraciais – na literatura infantojuvenil. Utilizam-se as personagens negras: Bel e Vânia, de Pretinha, eu? de Júlio Emílio Braz (1997). A dinâmica metodológica do estudo acontece por meio de análise das duas personagens, com ênfase nas metáforas de atitudes irreverentes ou conciliadoras do Exu literário.31 p.application/pdfLiteratura infantojuvenilRelações raciaisShakespeare, William, 1564-1616 - Critica e interpretaçãoExu : uma construção teórica na literatura infantojuvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - PAULO SERGIO PESTANA.pdfapplication/pdf477218https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52801/1/R%20-%20E%20-%20PAULO%20SERGIO%20PESTANA.pdf072301d0f872528c3eb2a5ed5eb96005MD51open access1884/528012019-05-29 13:42:44.356open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52801Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-29T16:42:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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