Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Terra Leme da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7346
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.
id UNB_da5027928566a16cd396ec19964278a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7346
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso femininoShakespeare, William, 1564-1616TeatroDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.A presente dissertação investiga três personagens femininas de Shakespeare, aplicando princípios da abordagem lugar de fala, proposta pela Prof. Dra. Silvia Davini. Essa investigação pretende levantar subsídios para futuras performances que considerem a esfera acústica e simbólica da palavra, como um ponto de partida para a atuação. As três personagens estão organizadas, considerando o drama do qual fazem parte, num percurso que parte de uma máxima impossibilidade feminina e vai em direção a uma máxima possibilidade feminina. Tal percurso acompanha a cronologia das obras e as personagens são: Lavínia, de Tito Andrônico; Rosalinda, de Como Gostais e Marina, de Péricles, Príncipe de Tiro. Para essa investigação foram realizadas três frentes de trabalho em simultâneo: o estudo da arquitetura das personagens em relação à obra a qual pertencem; exercícios de fala com trechos dos textos das personagens (CD de áudio em anexo) e uma imersão como espectadora em montagens teatrais na cidade de Buenos Aires. A produção de Peter Hall e Cicely Berry contribuiu especialmente no desenrolar desse trabalho. Por serem diretores e preparadores vocais shakespeareanos, suas experiências trouxeram dados formais do texto que se revelaram úteis à atuação. A interação das três frentes de trabalho permitiu gerar reflexões sobre a relação entre a forma dos textos das personagens e os respectivos perfis femininos apresentados por elas. Dessa forma, através de princípios do lugar de fala, se levantam pontos de partida para atuação alternativos à freqüente subalternização da palavra dita no meio teatral contemporâneo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThe thesis investigates three female characters of Shakespeare by applying principles of the speech’s place approach, proposed by PhD. Silvia Adriana Davini. This research aims to raise sources for future performances that consider acoustic and symbolic dimension of the word as a starting point for acting. The three characters are organized in a feminine journey considering the drama that each one of them belongs. It has to be said that the journey begins in a feminine maximum impossibility and goes to a feminine maximum possibility, following the chronology of the works. The characters are: Lavinia, from Titus Andronicus; Rosalind, from As You Like It and Marina, from Pericles, Prince of Tire. The research demanded the acomplishment of three work fronts simultaneously: the study of the characters’ architecture in relation to the work it emerges; speech exercises with excerpts of the studied texts (audio CD attached) and a immersion as a spectator in theater performances in the city of Buenos Aires. It was especially valuable to this research, the production of Peter Hall and Cicely Berry. Being directors and Shakespearean speech coaches, their experiences have brought text formal data valuable to performance. The interaction of these three work fronts has allowed thinking about the relationship between the texts’ form and the respective female profiles presented by them. Thus, through the principles of speeche's place approach, one can rise starting points for action alternative to the frequent subordinate treatment aplied to speech in contemporary theatre.Davini, Silvia AdrianaSilva, Ana Terra Leme da2011-04-08T23:07:56Z2011-04-08T23:07:56Z2011-04-082009-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ana Terra Leme da. Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare: ressonâncias de um percurso feminino. 2009. 120., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7346info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/7346Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
title Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
spellingShingle Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
Silva, Ana Terra Leme da
Shakespeare, William, 1564-1616
Teatro
title_short Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
title_full Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
title_fullStr Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
title_full_unstemmed Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
title_sort Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare : ressonâncias de um percurso feminino
author Silva, Ana Terra Leme da
author_facet Silva, Ana Terra Leme da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Davini, Silvia Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Terra Leme da
dc.subject.por.fl_str_mv Shakespeare, William, 1564-1616
Teatro
topic Shakespeare, William, 1564-1616
Teatro
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-27
2011-04-08T23:07:56Z
2011-04-08T23:07:56Z
2011-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Terra Leme da. Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare: ressonâncias de um percurso feminino. 2009. 120., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7346
identifier_str_mv SILVA, Ana Terra Leme da. Lugares de fala e escuta no teatro de William Shakespeare: ressonâncias de um percurso feminino. 2009. 120., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508202291625984