O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54601 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles |
id |
UFPR_1c7510a9b90d16745e4f7fd6a8f6077d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54601 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Moreira, Luciane DiasSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-18T13:35:26Z2019-12-18T13:35:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54601Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto mediador e organizador do trabalho do professor em sala de aula, de modo a auxiliá-lo nos desafios do processo de inclusão escolar, levantando subsídios teóricos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais favorecendo assim o acesso e a permanência destes no sistema regular de ensino. Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, investigar as concepções e práticas de pedagogos que atuam em três colégios na rede regular de ensino estadual de Ponta Grossa e que possuem Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário constando de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta, o qual apontou a necessidade de superar um grande desafio na escola, que é mediação da flexibilização e/ou a adaptação curricular em conjunto com a professora de sala de recursos e os professores de sala de aula.18 p. : il.application/pdfOrientadores educacionaisEducação inclusivaO coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCIANE DIAS MOREIRA.pdfapplication/pdf827853https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54601/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANE%20DIAS%20MOREIRA.pdf0125784f2911c95fb672818eddf0e3afMD51open access1884/546012019-12-18 10:35:26.996open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54601Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-18T13:35:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
title |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
spellingShingle |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula Moreira, Luciane Dias Orientadores educacionais Educação inclusiva |
title_short |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
title_full |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
title_fullStr |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
title_sort |
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula |
author |
Moreira, Luciane Dias |
author_facet |
Moreira, Luciane Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Salles, Liliane Schenfelder Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Luciane Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientadores educacionais Educação inclusiva |
topic |
Orientadores educacionais Educação inclusiva |
description |
Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-18T13:35:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-18T13:35:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54601 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54601/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANE%20DIAS%20MOREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0125784f2911c95fb672818eddf0e3af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860480446234624 |