O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luciane Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54601
Resumo: Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
id UFPR_1c7510a9b90d16745e4f7fd6a8f6077d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54601
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moreira, Luciane DiasSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-18T13:35:26Z2019-12-18T13:35:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54601Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto mediador e organizador do trabalho do professor em sala de aula, de modo a auxiliá-lo nos desafios do processo de inclusão escolar, levantando subsídios teóricos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais favorecendo assim o acesso e a permanência destes no sistema regular de ensino. Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, investigar as concepções e práticas de pedagogos que atuam em três colégios na rede regular de ensino estadual de Ponta Grossa e que possuem Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário constando de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta, o qual apontou a necessidade de superar um grande desafio na escola, que é mediação da flexibilização e/ou a adaptação curricular em conjunto com a professora de sala de recursos e os professores de sala de aula.18 p. : il.application/pdfOrientadores educacionaisEducação inclusivaO coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCIANE DIAS MOREIRA.pdfapplication/pdf827853https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54601/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANE%20DIAS%20MOREIRA.pdf0125784f2911c95fb672818eddf0e3afMD51open access1884/546012019-12-18 10:35:26.996open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54601Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-18T13:35:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
title O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
spellingShingle O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
Moreira, Luciane Dias
Orientadores educacionais
Educação inclusiva
title_short O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
title_full O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
title_fullStr O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
title_full_unstemmed O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
title_sort O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
author Moreira, Luciane Dias
author_facet Moreira, Luciane Dias
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Salles, Liliane Schenfelder
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Luciane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Orientadores educacionais
Educação inclusiva
topic Orientadores educacionais
Educação inclusiva
description Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-18T13:35:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-18T13:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54601
url https://hdl.handle.net/1884/54601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54601/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANE%20DIAS%20MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0125784f2911c95fb672818eddf0e3af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860480446234624