O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55538
Resumo: Orientadora : Ida Hammerschmitt
id UFPR_44271b8f4c64b5b8fc1634ca9804747d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55538
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Colombeli, Cristiane Pricilla SottomaiorHammerschmitt, IdaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-18T12:42:37Z2019-12-18T12:42:37Z2016https://hdl.handle.net/1884/55538Orientadora : Ida HammerschmittMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo traz algumas reflexões sobre o Coordenador Pedagógico, como profissional fundamental, no processo de inclusão no ambiente escolar. Caracterizase, como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo contribuir na compreensão e efetivação de práticas inclusivas. Objetiva-se também, criar condições para uma educação inclusiva, identificar a trajetória percorrida pela educação especial ao longo na história; pesquisar sobre a legislação referente a educação especial; verificar quais os benefícios de uma escola verdadeiramente inclusiva e analisar o papel do coordenador pedagógico diante do processo de inclusão nos estabelecimentos de ensino regular. O presente estudo justifica-se pela demanda que a educação especial vem assumindo a cada ano, na perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de inclusão e de busca incessante pela democracia, que será alcançada, à medida que o acesso a informação, ao conhecimento e aos meios necessários para a formação de sua plena cidadania se consolidem. Algumas ações afirmativas e de sucesso escolar em relação a inclusão também compõem este artigo. Ações que se estabelecem nas escolas apoiada na legislação educacional.25 p.application/pdfEducação inclusivaEducação especialOrientadores educacionaisO coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CRISTIANE PRICILLA SOTTOMAIOR COLOMBELI.pdfapplication/pdf332063https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55538/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20PRICILLA%20SOTTOMAIOR%20COLOMBELI.pdf48435c498f9fa553204035b3bbc4d696MD51open access1884/555382019-12-18 09:42:37.908open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55538Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-18T12:42:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
title O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
spellingShingle O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior
Educação inclusiva
Educação especial
Orientadores educacionais
title_short O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
title_full O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
title_fullStr O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
title_full_unstemmed O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
title_sort O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
author Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior
author_facet Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Hammerschmitt, Ida
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombeli, Cristiane Pricilla Sottomaior
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Orientadores educacionais
topic Educação inclusiva
Educação especial
Orientadores educacionais
description Orientadora : Ida Hammerschmitt
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-18T12:42:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-18T12:42:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55538
url https://hdl.handle.net/1884/55538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55538/1/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20PRICILLA%20SOTTOMAIOR%20COLOMBELI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48435c498f9fa553204035b3bbc4d696
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860312485330944