Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87813 |
Resumo: | Orientador: Heloisa Luck |
id |
UFPR_1d0c25c2ab1ad3d98b67b348ec9fdc74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87813 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaSermann, Lucia Izabel Czerwonka2024-05-03T23:24:00Z2024-05-03T23:24:00Z1992https://hdl.handle.net/1884/87813Orientador: Heloisa LuckDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de EducaçãoResumo: Este estudo trata da descrição e análise do processo de construção coletiva de uma proposta curricular, vista sob o prisma do trabalho coletivo, participativo. Procurou-se descrever o processo desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, no período de março a dezembro de 1991, em que objetivou-se a construção da proposta curricular, tendo como suporte a realidade escolar desvelada no seu cotidiano. O processo envolveu diretores, orientadores, supervisores bem como o Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, almejando contribuir para a transformação da estrutura pedagógica nas escolas, por meio de uma prática coletiva e participativa. Esse envolvimento oportunizou a construção de um novo fazer pedagógico, e veio a traduzir-se no documento que contém os pressupostos teóricos para a proposta de currículo básico para as escolas são-joseenses. As vertentes da Pedagogia Progressista, explicitadas no Brasil por Saviani, Libâneo e, em especial por Freire, constituíram-se na fonte de apoio teórico para a realização da experiência, por se considerar que elas contêm pressupostos filosóficos e metodológicos suficientes para orientar um currículo voltado para a transformação social. Alguns aspectos emergentes do processo desenvolvido configuraram-se elementos necessários a um currículo voltado para uma perspectiva crítica. São eles: conscientização, comprometimento, questionamento, participação democrática, diálogo e abertura nas escolas.Abstract: This paper is a description and an analysis of the process of collective building of a curricular proposal. It describes the process corricol out together with the Secretaria Municipal de Educação of S. José dos Pinhais from March to December of 1991. It aimed the building of a curricular proposal, based on every day school experience. It involved the totality the school staff, as well as the members of the Departamento de Supervisão e Orientação Escolar of Secretaria Municipal de Educação and it is expected to be a contribution in the transformation of the pedagogical structure of the schools. This collective work gave opportunity for a new pedagogical action and came up as the basic document that contains the guidelines for the proposal of basic curriculum to all the county schools. The theoretical support for the whole experience came from tire Progressist Pedagogy, developed in Brazil by Saviani, Libâneo and specially by Freire. It is recognized that this pedagogical guideline has the necessary philosophical and methodological basis to support a curriculum that aims social changes. The main aspects that emerge from the process were clearly demanded by a curriculum with a questioning perspective. They are: concientization, compromise, questioning, democratic participation, dialogue.114 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCurriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR)Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN.pdfapplication/pdf4664871https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87813/1/D%20-%20D%20-%20LUCIA%20IZABEL%20CZERWONKA%20SERMANN.pdf0503348f812cbd6b60f48ed18413e1d8MD51open access1884/878132024-05-03 20:24:00.803open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87813Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-03T23:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
title |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
spellingShingle |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais Sermann, Lucia Izabel Czerwonka Curriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR) |
title_short |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
title_full |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
title_fullStr |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
title_sort |
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais |
author |
Sermann, Lucia Izabel Czerwonka |
author_facet |
Sermann, Lucia Izabel Czerwonka |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lück, Heloisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sermann, Lucia Izabel Czerwonka |
contributor_str_mv |
Lück, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR) |
topic |
Curriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR) |
description |
Orientador: Heloisa Luck |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-03T23:24:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-03T23:24:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/87813 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/87813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87813/1/D%20-%20D%20-%20LUCIA%20IZABEL%20CZERWONKA%20SERMANN.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0503348f812cbd6b60f48ed18413e1d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898918599065600 |