A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Flávio Denis Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80959
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_1d5ace6b021191a9062f6ef7e3f53962
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80959
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-Veloso, Flávio Denis Dias2023-01-31T14:52:33Z2023-01-31T14:52:33Z2022https://hdl.handle.net/1884/80959Orientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de AraújoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/11/2022Inclui referências: p. 281-295Resumo: Nesta pesquisa foram abordados os aspectos motivacionais e vicariantes da prática e aprendizagem em grupos de câmara, aqui compreendidos como conjuntos instrumentais orientados pelas práxis relacionadas ao cânone da música de concerto ocidental. A problemática que norteou esta investigação partiu da questão: como as interações sociais e os processos vicários influenciam a motivação e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara? A fundamentação teórica foi baseada na Teoria Social Cognitiva (BANDURA, 1986, 1997), especificamente na eficácia coletiva – isto é, as crenças compartilhadas por membros de um grupo a respeito do potencial das ações coletivas para o alcance de metas, considerando aspectos cognitivos, afetivos, motivacionais e decisionais – e nos processos de modelação social (com destaque à aprendizagem observacional). O objetivo geral foi investigar os processos motivacionais e de aprendizagem em grupos de câmara sob a perspectiva das crenças de eficácia coletiva e da modelação social. Os procedimentos metodológicos foram organizados em duas etapas: a primeira consistiu na realização de um survey com uma população formada por instrumentistas cameristas (n = 33), e a segunda compreendeu um estudo de caso conduzido com um grupo de câmara profissional – um quinteto de metais. Por meio dos aportes teóricos e dos achados empíricos desta investigação, foi possível reunir evidências que sustentam a seguinte tese: a motivação e a aprendizagem na prática musical em grupos de câmara são permeadas por aspectos cognitivos, afetivos e decisionais subjacentes às crenças de eficácia coletiva. Nessa direção, a aquisição e o desempenho de habilidades para a performance musical em grupo emergem de processos vicários pertinentes à modelação social e orientados pelo engajamento agêntico, o qual permite a mobilização – mediada pela intencionalidade, reflexão e regulação coletiva – das cognições, emoções e ações dos membros dos grupos, com vistas ao alcance das metas de performance.Abstract: In this research, the motivational and vicarious aspects of practice and learning in chamber groups were discussed, comprehended as instrumental ensembles guided by the praxis related to the canon of western concert music. The question that guided this research was: how do social interactions and vicarious processes influence the motivation and learning of musical performance in chamber groups? The theoretical foundation was based on the Social Cognitive Theory (BANDURA, 1986, 1997), specifically on collective efficacy – the beliefs shared by members of a group about the potential of collective actions to achieve goals, considering cognitive, affective, motivational and decisional aspects – and in the processes of social modeling (with emphasis on observational learning). The aim was to investigate the motivational and learning processes in chamber groups from the perspective of collective efficacy beliefs and social modeling. The methodological procedures were organized in two stages: the first consisted in a survey conducted with a population formed by chamber musicians (n = 33), and the second embodied a case study conducted with a professional chamber group – a brass quintet. Through the theoretical contributions and empirical findings of this investigation, it was possible to gather evidence that supports the following thesis: motivation and learning in musical practice in chamber groups are related to cognitive, affective and decisional aspects of collective efficacy beliefs. Thus, the acquisition and performance of skills for group musical performance emerge from vicarious processes relevant to social modeling and guided by agentic engagement, which allows the mobilization – mediated by intentionality, reflection and collective regulation – of cognitions, emotions and actions of group members, in order to achieving performance goals.1 recurso online : PDF.application/pdfMúsica de câmaraPrática interpretativa (Música)Música - ExecuçãoMúsicaA prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FLAVIO DENIS DIAS VELOSO.pdfapplication/pdf5919698https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80959/1/R%20-%20T%20-%20FLAVIO%20DENIS%20DIAS%20VELOSO.pdfe6beef60bf026efbe93a87f01e5b3115MD51open access1884/809592023-01-31 11:52:33.255open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-31T14:52:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
title A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
spellingShingle A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
Veloso, Flávio Denis Dias
Música de câmara
Prática interpretativa (Música)
Música - Execução
Música
title_short A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
title_full A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
title_fullStr A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
title_full_unstemmed A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
title_sort A prática e a aprendizagem da performance musical em grupos de câmara : uma investigação sob a perspectiva sociocognitiva
author Veloso, Flávio Denis Dias
author_facet Veloso, Flávio Denis Dias
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Flávio Denis Dias
contributor_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Prática interpretativa (Música)
Música - Execução
Música
topic Música de câmara
Prática interpretativa (Música)
Música - Execução
Música
description Orientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T14:52:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T14:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80959
url https://hdl.handle.net/1884/80959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80959/1/R%20-%20T%20-%20FLAVIO%20DENIS%20DIAS%20VELOSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6beef60bf026efbe93a87f01e5b3115
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860546615574528