Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Larissa Carolina de, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72209
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso
id UFPR_1da1046ab2e3ab39f96a6d9bdf147cc3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72209
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andrade, Larissa Carolina de, 1993-Cardoso, Patrícia da Silva, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2021-10-20T19:45:34Z2021-10-20T19:45:34Z2021https://hdl.handle.net/1884/72209Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/02/2021Inclui referências: p. 138-141Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Este trabalho propõe uma leitura comparativa entre os romances Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, e Les mandarins, de Simone de Beauvoir, em que se objetiva discutir os modos de representação dos femininos. Inicialmente, busca-se clarificar, na medida do possível, a relação entre essas duas autoras, aproximando-as por meio do breve contato epistolar, em que Simone de Beauvoir remete cartas a Lygia Fagundes Telles, e das memórias "inventadas" de Telles (2002), quando conta a respeito de seu primeiro contato com o casal Sartre e Beauvoir e seu posterior diálogo com a escritora francesa. A aproximação das duas obras como corpus comparativo está justificada em três eixos: (i) tempo diegético, que corresponde a meados de 1940 e início de 1950; (ii) quantidade expressiva de personagens mulheres marcantes; e (iii) modo de funcionamento da dialética da imaginação, que fomenta tanto as representações das personagens a respeito de si mesmas quanto as imagens que os outros lançam sobre elas (e que podem ser aceitas ou recusadas, mas que movimentam a reconfiguração de um processo imaginativo). Desse modo, as semelhanças e as diferenças avultam de uma comparação não somente no âmbito dos aspectos formais (constituição dos narradores e dos tempos/espaços diegéticos), mas também em nível temático, pois os questionamentos colocados são: em que medida as mulheres podem reconhecer-se na(s) imagem(ns) que fazem de si mesmas? Como se constroem essas representações? De que maneira essas representações constituem-se em diálogo (e em confronto) com as imagens oferecidas pelo outro (narrador e demais personagens). A hipótese inicial é de que as imagens de mulheres são construídas a partir de um movimento peculiar entre o que se é (plano do imaginado) e o que se quer ser (plano da imaginação). A escolha deste caminho de análise deve-se à força da imaginação em ambas as narrativas, a qual atua tanto no sentido de criar outras imagens (e realidades) daquelas mulheres - imagens de si -, quanto revelar, com ainda mais força, a situação vivenciada por todas elas. O funcionamento da dialética da imaginação outorga à personagem um tangenciamento do real por meio do imaginário e, ao mesmo tempo, a coloca de frente para si mesma e para a realidade já imaginada pela autora (e que corresponde à realidade da própria personagem).Abstract: This paper proposes a comparative reading between the novels Ciranda de pedra, by Lygia Fagundes Telles, and Les mandarins, by Simone de Beauvoir, which aims to discuss the modes of representation of the feminine. Initially, we seek to clarify, as much as possible, the relationship between these two authors, bringing them closer through the brief epistolary contact, in which Simone de Beauvoir sends letters to Lygia Fagundes Telles, and the "invented" memories of Telles (2002), when she tells about her first contact with the couple Sartre and Beauvoir and her later dialogue with the French writer. The approximation of the two works as a comparative corpus is justified on three axes: (i) diegetic time, which corresponds to the mid-1940s and early 1950s; (ii) expressive quantity of striking female characters; and (iii) mode of operation of the dialectics of imagination, which fosters both the characters' representations of themselves and the images that others cast upon them (and which can be accepted or rejected, but which move the reconfiguration of an imaginative process). In this way, the similarities and differences emerge from a comparison not only in terms of formal aspects (the constitution of the narrators and the diegetic times/spaces), but also at a thematic level, since the questions raised are: to what extent can women recognize themselves in the image(s) they make of themselves? How are these representations constructed? How do these representations constitute themselves in dialogue (and in confrontation) with the images offered by the other (narrator and other characters). The initial hypothesis is that the images of women are constructed from a peculiar movement between what one is (plane of the imagined) and what one wants to be (plane of imagination). The choice of this path of analysis is due to the strength of imagination in both narratives, which acts both to create other images (and realities) of those women - images of themselves - and to reveal, with even more strength, the situation experienced by all of them. The operation of the dialectics of imagination gives the character a tangency of the real through the imaginary and, at the same time, puts her face to herself and to the reality already imagined by the author (and that corresponds to the character's own reality).1 arquivo (141 p.).application/pdfTelles, Lygia Fagundes, 1923- Crítica e interpretaçãoBeauvoir, Simone de, 1908-1986 - História e críticaMulheres na literaturaImaginação na literaturaLiteratura comparada - História e críticaLetrasImagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LARISSA CAROLINA DE ANDRADE.pdfapplication/pdf2042610https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72209/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20CAROLINA%20DE%20ANDRADE.pdf0b5f8d09618929093688b623ed134bd6MD51open access1884/722092021-10-20 16:45:34.898open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72209Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-20T19:45:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
title Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
spellingShingle Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
Andrade, Larissa Carolina de, 1993-
Telles, Lygia Fagundes, 1923- Crítica e interpretação
Beauvoir, Simone de, 1908-1986 - História e crítica
Mulheres na literatura
Imaginação na literatura
Literatura comparada - História e crítica
Letras
title_short Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
title_full Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
title_fullStr Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
title_full_unstemmed Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
title_sort Imagens de si : representações dos femininos em Ciranda de Pedra e Les Mandarins
author Andrade, Larissa Carolina de, 1993-
author_facet Andrade, Larissa Carolina de, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cardoso, Patrícia da Silva, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Larissa Carolina de, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Telles, Lygia Fagundes, 1923- Crítica e interpretação
Beauvoir, Simone de, 1908-1986 - História e crítica
Mulheres na literatura
Imaginação na literatura
Literatura comparada - História e crítica
Letras
topic Telles, Lygia Fagundes, 1923- Crítica e interpretação
Beauvoir, Simone de, 1908-1986 - História e crítica
Mulheres na literatura
Imaginação na literatura
Literatura comparada - História e crítica
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardoso
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T19:45:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-20T19:45:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72209
url https://hdl.handle.net/1884/72209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (141 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72209/1/R%20-%20D%20-%20LARISSA%20CAROLINA%20DE%20ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b5f8d09618929093688b623ed134bd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860589579927552