Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, André
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/46928
Resumo: Orientador : José Elmar Feger
id UFPR_1db14c127aced58f5acbb67991aa2ddb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46928
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Camargo, AndréUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão da QualidadeFeger, José Elmar2017-10-09T21:33:44Z2017-10-09T21:33:44Z2016http://hdl.handle.net/1884/46928Orientador : José Elmar FegerArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade.Inclui referênciasResumo : O objetivo do estudo envolve a criação e a análise de um indicador de competências para o processo de ensino do Curso Superior em Gestão da Qualidade da Universidade Federal do Paraná, que está em busca da certificação ISO 9001:2008. Com a criação desse indicador se torna possível avaliar o desempenho do processo. Para tanto se fez necessária uma exploração dos temas de qualidade em serviços, competências e indicadores, além de investigar com atenção quais são os requisitos do Ministério da Educação para o ensino tecnológico, quais são as competências listadas pela Classificação Brasileira de Ocupações e desejadas pelos profissionais de recursos humanos das empresas que contratam os egressos do referido curso. De posse de tais informações nas mãos foi desenhado e validado um modelo de avaliação no modelo rubrica. Após os testes iniciais foi realizada uma revisão crítica e melhoria do instrumento, o qual foi aplicado para os alunos formandos do curso e seus gestores, em uma avaliação 180º. Algumas das competências identificadas foram: conhecer e aplicar as ferramentas clássicas da qualidade, como Pareto, 5 Porque, 5W2H e Ishikawa, conhecer e aplicar normas técnicas tais como as séries ISO 9000, 14000 e 18000, além de competências sociais como trabalho em equipe, postura ética e a busca constante por aprendizado. O resultado de tal avaliação é o indicador de percepção de competências, além disso o modelo traz a percepção de vários itens do curso, que podem ser analisados individualmente quanto mais o curso busca a melhoria continua. Como desfecho da primeira onda de medições identificamos um resultado médio, pois em uma escala de 0 a 100 as notas dos gestores e alunos foram 73,99 e 68,44 respectivamente, existindo uma boa margem de melhoria principalmente em itens como: ISO 14000 e 18000, Seis Sigma e MASP23 f.application/pdfGestão da qualidade totalCompetencia - EducaçãoDesenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC-Andre Camargo - CD.pdfapplication/pdf476715https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46928/1/TCC-Andre%20Camargo%20-%20CD.pdf133285b2a4920f3abc5d6a6746763585MD51open access1884/469282017-10-09 18:33:44.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-10-09T21:33:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
title Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
spellingShingle Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
Camargo, André
Gestão da qualidade total
Competencia - Educação
title_short Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
title_full Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
title_fullStr Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
title_full_unstemmed Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
title_sort Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
author Camargo, André
author_facet Camargo, André
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão da Qualidade
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feger, José Elmar
contributor_str_mv Feger, José Elmar
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
Competencia - Educação
topic Gestão da qualidade total
Competencia - Educação
description Orientador : José Elmar Feger
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-09T21:33:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-09T21:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/46928
url http://hdl.handle.net/1884/46928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46928/1/TCC-Andre%20Camargo%20-%20CD.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 133285b2a4920f3abc5d6a6746763585
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898740911570944