Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/46928 |
Resumo: | Orientador : José Elmar Feger |
id |
UFPR_1db14c127aced58f5acbb67991aa2ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46928 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Camargo, AndréUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão da QualidadeFeger, José Elmar2017-10-09T21:33:44Z2017-10-09T21:33:44Z2016http://hdl.handle.net/1884/46928Orientador : José Elmar FegerArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade.Inclui referênciasResumo : O objetivo do estudo envolve a criação e a análise de um indicador de competências para o processo de ensino do Curso Superior em Gestão da Qualidade da Universidade Federal do Paraná, que está em busca da certificação ISO 9001:2008. Com a criação desse indicador se torna possível avaliar o desempenho do processo. Para tanto se fez necessária uma exploração dos temas de qualidade em serviços, competências e indicadores, além de investigar com atenção quais são os requisitos do Ministério da Educação para o ensino tecnológico, quais são as competências listadas pela Classificação Brasileira de Ocupações e desejadas pelos profissionais de recursos humanos das empresas que contratam os egressos do referido curso. De posse de tais informações nas mãos foi desenhado e validado um modelo de avaliação no modelo rubrica. Após os testes iniciais foi realizada uma revisão crítica e melhoria do instrumento, o qual foi aplicado para os alunos formandos do curso e seus gestores, em uma avaliação 180º. Algumas das competências identificadas foram: conhecer e aplicar as ferramentas clássicas da qualidade, como Pareto, 5 Porque, 5W2H e Ishikawa, conhecer e aplicar normas técnicas tais como as séries ISO 9000, 14000 e 18000, além de competências sociais como trabalho em equipe, postura ética e a busca constante por aprendizado. O resultado de tal avaliação é o indicador de percepção de competências, além disso o modelo traz a percepção de vários itens do curso, que podem ser analisados individualmente quanto mais o curso busca a melhoria continua. Como desfecho da primeira onda de medições identificamos um resultado médio, pois em uma escala de 0 a 100 as notas dos gestores e alunos foram 73,99 e 68,44 respectivamente, existindo uma boa margem de melhoria principalmente em itens como: ISO 14000 e 18000, Seis Sigma e MASP23 f.application/pdfGestão da qualidade totalCompetencia - EducaçãoDesenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC-Andre Camargo - CD.pdfapplication/pdf476715https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46928/1/TCC-Andre%20Camargo%20-%20CD.pdf133285b2a4920f3abc5d6a6746763585MD51open access1884/469282017-10-09 18:33:44.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-10-09T21:33:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
title |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
spellingShingle |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 Camargo, André Gestão da qualidade total Competencia - Educação |
title_short |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
title_full |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
title_fullStr |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
title_sort |
Desenvolvimento e análise de um indicador de desempenho do cursos superior de tecnologia em gestão da qualidade baseado na percepção das competências dos alunos formandos por seus gestores e si próprios com vistas à certificação ISO 9001:2008 |
author |
Camargo, André |
author_facet |
Camargo, André |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão da Qualidade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, André |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feger, José Elmar |
contributor_str_mv |
Feger, José Elmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade total Competencia - Educação |
topic |
Gestão da qualidade total Competencia - Educação |
description |
Orientador : José Elmar Feger |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-09T21:33:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-09T21:33:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/46928 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/46928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46928/1/TCC-Andre%20Camargo%20-%20CD.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
133285b2a4920f3abc5d6a6746763585 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898740911570944 |