Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Carolina Simões
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55227
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ana Luisa Fayet Sallas
id UFPR_1dfce70962518efc1c729cae3073e800
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55227
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaSallas, Ana Luisa Fayet, 1957-Pacheco, Carolina Simões2022-12-17T11:46:05Z2022-12-17T11:46:05Z2018https://hdl.handle.net/1884/55227Orientadora: Profª. Drª. Ana Luisa Fayet SallasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 05/03/2018Inclui referências : p. 222-231Resumo : O tema do presente estudo é o protagonismo político juvenil, tendo como objeto as ocupações das escolas públicas que aconteceram em 2016 no Brasil. Delimita-se, ainda, a análise a partir do trabalho de campo realizado no Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, através da observação participante, pois me inseri como apoiadora do movimento, enquanto militante de um movimento social de juventude. A análise das ocupações tem como fontes, assim, o trabalho de campo na ocupação do C. E. Pedro Macedo, um grupo de discussão com estudantes do colégio, bem como um questionário virtual aplicado a eles e entrevistas com estudantes de outros colégios ocupados em Curitiba e outras cidades do Brasil. Ao situar a juventude como um sujeito de direito e um ator político relevante no cenário brasileiro, damos ênfase ao processo da experiência de parte destes jovens, os estudantes secundaristas. Demonstramos como a estrutura escolar atual reproduz assimetrias e hierarquias que conformam trajetórias escolares que invisibilizam as identidades juvenis e engessam o protagonismo dos estudantes. As propostas governamentais da MP 746 e da PEC 241 (55) se somam a este panorama e são o estopim para o processo de mobilização secundarista que inova em sua tática: a massificação da ocupação das escolas públicas. Propusemos iserir as ocupações das escolas de 2016 no atual ciclo de mobilização juvenil brasileiro. Este ciclo é composto pelas Jornadas de Junho de 2013; os atos pró e contra o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff; o combate à violência policial no "Massacre" do dia 29 de abril de 2015; bem como pelas ocupações das escolas de São Paulo, de 2015. Os estudantes que ocuparam suas escolas em 2016 relatam que "foi a melhor experiência de suas vidas", na qual eles se reconheceram como atores políticos importantes. Eles descrevem como mudaram as regras da escola e transformaram-na em um ambiente acolhedor, onde os espaços de aprendizagem eram horizontais. Por fim, afirmam que a maior vitória do movimento, neste sentido, é a experiência que os fez amadurecer. Palavras-chave: Juventude. Estudantes secundaristas. Política.Abstract :The theme of the present study is the youth political protagonism and the object is the occupations of the public schools that happened in 2016 in Brazil. The analysis is also based on the field work carried out at the Pedro Macedo State College in Curitiba. The research methodology adopted is qualitative, through participant observation, which I inserted myself as a supporter of the movement, as a militant of a youth social movement. The analysis of the occupations has as sources, thus, the field work in the occupation of C. E. Pedro Macedo, a discussion group with students of the college, as well as a virtual questionnaire applied to them and interviews with students from other colleges in Curitiba and other cities in Brazil. By placing the youth as a subject of law and a relevant political actor in the Brazilian scenario, we emphasize the experience process on the part of these youngsters, the secondary students. We demonstrate how the current school structure reproduces asymmetries and hierarchies that conform school trajectories that make the youthful identities invisible and obscure the protagonism of the students. The governmental proposals of MP 746 and PEC 241 (55) are added to this scenario and are the trigger for the process of secondary mobilization that innovates in its tactics: the massification of the occupation of public schools. We propose to insert the occupations of the schools, on 2016, in the current cycle of Brazilian youth mobilization. This cycle is composed of the Journey of June of 2013; of the acts for and against the impeachment of President Dilma Rousseff; by the fight against police violence in the "Massacre" on April 29 in 2015; as well as the occupations of the schools of São Paulo, in 2015. Students who filled their schools in 2016 report that "it was the best experience of their lives," where they recognized themselves as important political actors. They also describe how the rules of the school changed and turned it into a welcoming environment where learning spaces were horizontal. Finally, claim that these obstacles have made them even more convinced of their potential for mobilization and that the movement's greatest victory in this regard is the experience that has made them mature. Keywords: Youth. High school students. Politics.1 recurso online : PDF.application/pdfMovimentos estudantis - BrasilOcupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAROLINA SIMOES PACHECO.pdfapplication/pdf4066463https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55227/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINA%20SIMOES%20PACHECO.pdf161f95502c9b33fd4aab45a030208514MD51open access1884/552272022-12-17 08:46:05.921open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55227Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-17T11:46:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
title Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
spellingShingle Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
Pacheco, Carolina Simões
Movimentos estudantis - Brasil
title_short Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
title_full Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
title_fullStr Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
title_full_unstemmed Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
title_sort Ocupar e resistir : as ocupações das escolas públicas como parte do ciclo atual de mobilização juvenil no Brasil
author Pacheco, Carolina Simões
author_facet Pacheco, Carolina Simões
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sallas, Ana Luisa Fayet, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Carolina Simões
contributor_str_mv Sallas, Ana Luisa Fayet, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos estudantis - Brasil
topic Movimentos estudantis - Brasil
description Orientadora: Profª. Drª. Ana Luisa Fayet Sallas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-17T11:46:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-17T11:46:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55227
url https://hdl.handle.net/1884/55227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55227/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINA%20SIMOES%20PACHECO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 161f95502c9b33fd4aab45a030208514
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860927218253824