Ocupar é aprender : sobre as narrativas de experiência em ocupações de escolas no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Salles Dimitri Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35435
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
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Neste período, as principais pautas de reivindicação dos estudantes foram a oposição às medidas anunciadas pelo Governo Federal, a saber, a Reforma do Ensino Médio e a Proposta de Emenda Constitucional que estabelecia um limite das despesas públicas por vinte anos, afetando, entre outras áreas, o ensino básico público por todo o país. Esta dissertação tem como objetivo construir uma reflexão sobre a ocorrência das ocupações no Distrito Federal, a partir da análise de narrativas de participantes das ações de ocupação. Utilizando uma metodologia de base interpretativista, são colocadas como centrais as experiências relatadas pelos sujeitos entrevistados, de modo a compreender quais os sentidos atribuídos às ocupações pelos estudantes, e como as narrativas destes podem contribuir para a construção de conhecimentos sobre ação coletiva e movimentos sociais. São discutidas, em um primeiro momento, algumas categorias importantes para os estudos de movimentos sociais, e em seguida, algumas definições e ocorrências da utilização de ocupações. Feito isto, são apresentadas narrativas de experiência, de modo a construir uma aproximação das vivências dos participantes das ocupações. São apontados argumentos acerca da utilização do repertório de ocupações, pensadas a partir de uma dimensão de aprendizado de práticas e experiências de participação em protestos e ações coletivas. Por fim, apresenta-se o argumento da valorização da experiência para o estudo dos movimentos sociais de maneira geral.The Secondary Spring, a series of protests and mobilizations that occurred between 2015 and 2016 and carried out by secondary students, was a particular phenomenon in the group of contemporary collective actions in Brazil. The main form of action, school occupations, took place in more than a thousand educational institutions throughout the country, especially in the second half of 2016. During this period, the main patterns of student demand were opposition to the measures announced by the Federal Government, namely the Reform of Secondary Education and the Proposal for Constitutional Amendment that established a limit of public expenditure for twenty years, affecting, among other areas, public basic education throughout the country. This dissertation aims to build a reflection on the occurrence of occupations in the Federal District, based on the analysis of narratives of participants of occupational actions. Using an interpretative basis methodology, the experiences reported by the interviewed subjects are centered in order to understand the meanings attributed to the students' occupations, and how their narratives can contribute to the construction of knowledge about collective action and social movements. Some important categories for the studies of social movements are discussed, and then some definitions and occurrences of the use of occupations. After this, narratives of experience are presented, in order to build an approximation of the experiences of the participants of the occupations. Arguments are made about the use of the repertoire of occupations, thought from a dimension of learning practices and experiences of participation in protests and collective actions. Finally, the argument for valuing experience for the study of social movements in general is presented.Rosa, Marcelo CarvalhoOliveira, Salles Dimitri Melo2019-09-16T11:31:32Z2019-09-16T11:31:32Z2019-09-162019-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Salles Dimitri Melo. Ocupar é aprender: sobre as narrativas de experiência em ocupações de escolas no Distrito Federal. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35435A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:30:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/35435Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:30:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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