Análise da formação continuada de professoras e professores no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros na Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghiggi, Gioconda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52035
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
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spelling Ghiggi, GiocondaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2022-08-12T18:28:12Z2022-08-12T18:28:12Z2017https://hdl.handle.net/1884/52035Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2017Inclui referências : f. 114-134Resumo: Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) são citados, tanto no Parecer CNE/CP nº 03/2004, como no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais (2013), como fundamentais para a formação continuada dos/das professores/as que considere a perspectiva racial presente na sociedade brasileira e um repensar das práticas pedagógicas. Considerando o contido nos documentos citados, este trabalho apresenta como objetivo geral analisar o papel do NEAB-UFPR na formação continuada, no período de 2004 a 2015. A dissertação buscou responder a um conjunto de questões articuladas a tal objetivo: O NEAB-UFPR realizou as ações previstas no Parecer CNE/CP nº 03/2004 e no Plano Nacional de Implementação das DCNERER (2013) com respeito à formação docente? Quais estratégias foram utilizadas? Como foi a participação do NEAB-UFPR nos programas do MEC relacionados com a formação continuada e ERER? Estas formações alteraram as práticas dos docentes participantes? Como metodologia foi adota a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) e como procedimentos a revisão bibliográfica, análise documental, coleta de dados, envio de questionário para os/as concluintes das especializações, análise das publicações do NEAB e de 100 monografias dos cursos de especialização. Na bibliografia analisada poucas foram as pesquisas que investigaram o aspecto formativo dos NEABs, o que torna este trabalho relevante no cenário acadêmico, bem como, valoriza e reconhece os referidos Núcleos. Os dados levantados demostraram que entre 2004 e 2015 o NEAB-UFPR ofertou mais de 1500 vagas em cursos de formação continuada para os/as professores/as da rede pública, realizou pesquisas e produção de materiais que contribuíram na difusão da Educação das Relações Étnico-raciais (ERER). O conjunto de dados analisados possibilitou captar, ao longo deste trabalho o empenho do NEAB-UFPR na dimensão formativa, a participação nos diversos editais, a organização de materiais de apoio, e o grande esforço de articular docentes (principalmente nos primeiros anos das ofertas) para a concretização das formações. A análise dos questionários indicou alterações nas práticas docentes e que estes profissionais realizaram diversas ações nas suas instituições (palestras, projetos, entre outros) sobre a ERER, em grande proporção ações de realização continuam ao longo do ano letivo. Os resultados permitem concluir que o NEAB da UFPR, durante os anos de 2004 e 2015, realizou muitos dos pontos previstos no Parecer CNE/CP nº 03/2004 e no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação da Relações Étnico-raciais (2013) no que se refere a formação continuada dos/das professores/as. Palavras-chave: Formação Continuada. Relações Étnico-Raciais. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR).Abstract: The Nuclei of Afro-Brazilian Studies (NEABs) are referred at the Legal Opinion CNE/CP nº 03/2004 and in the National Plan for the Implementation of the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education (2013). In these documents the Nuclei were considered fundamental for a continuing teacher education which considers the racial perspectives in Brazilian Society while simultaneously rethinking pedagogical practices. This research intends to analyse NEAB-UFPR's role in continuing education in the period from 2004 to 2015 considering the aforementioned documents. This main goal is articulated with the following specific objectives: to verify the process of constitution of the NEAB/UFPR and its role at the University; to survey the continuing education offered courses and how they aided to accomplish the planned actions in the documents about Education for Ethnic-Racial Relations (ERER); to assess among the teachers whether their practices were or not modified by the previous actions. Qualitative approach was used as general methodology (CHIZZOTTI, 2006) while methodological procedures included literature review concerning continuing education and ERER; documentary analysis; data collect related to the offered courses; and questionnaires answered for the graduating in the specializations offered by the Nucleus. The collected data demonstrated that between the years of 2004 to 2015 the NEAB/UFPR opened more than 1500 vacancies in continuing education courses for public school teachers, conducted research, and produced literature that collaborated to dissemination of ERER. The analysis of the questionnaires answered by the teachers indicates alteration in their teaching practices and made it clear that these professionals conducted several actions related to ERER at their institutions, including speeches and projects. The results show that in the years of 2004 to 2015 the NEAB/UFPR fulfilled the predicted in Legal opinion CNE/CP nº 03/2004 and in the National Plan for the Implementation of the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education (2013). Keywords: Continuing education; Ethnic-Racial Relations; Nucleus of Afro-Brazilian Studies Federal University of Parana.Riassunto: I Nuclei degli Studi Afro-brasiliani (NEABs) sono citati, sia nel Parere CNE/CP nº 03/2004, sia nel Piano Nazionale di Implementazione delle Direttrici Curriculari Nazionali dell'Educazione delle Relazioni Etnico-raziali (2013), come fondamentali per la formazione continuata dei/delle professori/esse che consideri la prospettiva razziale presente nella società brasiliana ed un riformulare delle pratiche pedagogiche. Considerando il contenuto dei documenti citati, tale lavoro presenta come obiettivo generale analizzare il ruolo del NEAB-UFPR nella formazione continuata, nel periodo 2004-2015. Il lavoro qui presentato ha cercato di rispondere ad un insieme di questioni articolate a tale obiettivo: O NEAB-UFPR ha realizzato le azioni previste nel Parere CNE/CP nº 03/2004 e nel Piano Nazionale di Implementazione delle DCNERER (2013) in rispetto alla formazione docente? Quali strategie sono state utilizzate? Come è stata la partecipazione del NEAB-UFPR nei programmi del MEC relazionati con la formazione continuata e l'ERER? Queste formazioni alterano le pratiche dei docenti partecipanti? Come metodologia è stata adottato un approccio qualitativo (CHIZZOTTI, 2006) e come procedimenti la revisione bibliografica sulla formazione continuata e dell'ERER, analisi documentale, raccolta di dati relazionati con i corsi offerti, invio di questionari per coloro che hanno concluso le specializzazioni offerte, le analisi delle pubblicazioni del NEAB e di 100 monografie approvate nei corsi di specializzazione. Nella bibliografia analizzata, poche sono state le ricerche che hanno investigato l'aspetto formativo dei NEABs, il che rende questo lavoro rilevante nello scenario accademico, così come, valorizza e riconosce i suddetti Nuclei. I dati raccolti hanno dimostrato che tra il 2004 ed il 2015 il NEAB-UFPR ha offerto più di 1500 posti in corsi di formazione continuata per i/le professori/esse della rete pubblica, ha realizzato ricerche e produzione di materiali che contribuiscono nella diffusione dell'Educazione delle Relazioni Etnico-razziali (ERER). L'analisi dei questionari, risposti dai/dalle professori/esse, hanno indicato alterazioni nelle pratiche docenti e che tali professionali realizzarono diverse azioni nelle loro istituzioni (conferenze, progetti, ecc.) sull'ERER. I risultati permettono di concludere che il NEAB dell'UFPR durante gli anni che vanno dal 2004 al 2015, ha realizzato il previsto nel Parere CNE/CP nº 03/2004 e nel Piano Nazionale di Implementazione delle Direttrici Curriculari Nazionali dell'Educazione delle Relazioni Etnico-raziali (2013). Parole-chiavi: Formazione Continuata. Relazioni Etnico-Raziali. Nucleo di Studi Afro-Brasiliani dell'Università Federale del Paraná (NEAB-UFPR).143 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoFormação continuada - ProfessoresRelações étnico-raciaisAnálise da formação continuada de professoras e professores no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros na Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GIOCONDA GHIGGI.pdfapplication/pdf2729198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52035/1/R%20-%20D%20-%20GIOCONDA%20GHIGGI.pdfd48244069657aa18895226d46665e5b7MD51open access1884/520352022-08-12 15:28:12.419open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-12T18:28:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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