História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132 |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas. |
id |
CNTE-1_052b3659c31f1f320bcc02423148a74b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1132 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de PedagogiaFormação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial.O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113210.22420/rde.v15i32.1132Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 537-5492238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLoro, Alexandre Paulode Souza, Flávia Bezerra2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1132Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.500970Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
title |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
spellingShingle |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia Loro, Alexandre Paulo Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial. |
title_short |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
title_full |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
title_fullStr |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
title_sort |
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia |
author |
Loro, Alexandre Paulo |
author_facet |
Loro, Alexandre Paulo de Souza, Flávia Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Flávia Bezerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loro, Alexandre Paulo de Souza, Flávia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial. |
topic |
Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial. |
description |
O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132 10.22420/rde.v15i32.1132 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i32.1132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 537-549 2238-4391 10.22420/rde.v15i32 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342987104256 |