História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loro, Alexandre Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Flávia Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132
Resumo: O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas.
id CNTE-1_052b3659c31f1f320bcc02423148a74b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1132
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de PedagogiaFormação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial.O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/113210.22420/rde.v15i32.1132Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 537-5492238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLoro, Alexandre Paulode Souza, Flávia Bezerra2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1132Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:49.500970Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
title História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
spellingShingle História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
Loro, Alexandre Paulo
Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial.
title_short História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
title_full História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
title_fullStr História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
title_full_unstemmed História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
title_sort História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação inicial de professoras(es) de Pedagogia
author Loro, Alexandre Paulo
author_facet Loro, Alexandre Paulo
de Souza, Flávia Bezerra
author_role author
author2 de Souza, Flávia Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loro, Alexandre Paulo
de Souza, Flávia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial.
topic Formação docente. Relações étnico-raciais. Pedagogia Decolonial.
description O presente estudo objetiva analisar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana são abordadas no currículo escolar da Educação Básica. Participaram do estudo gestores/as de dezenove escolas da região Oeste de Santa Catarina e, para tanto, utilizou-se como técnica para o levantamento de dados a entrevista. As diferenças étnico-raciais presentes no exercício da docência, por vezes, reforçam os processos coloniais e as relações de poder/saber vigentes. Conclui-se que uma das alternativas de superação é por meio da formação inicial de professores/as, capacitando-os/as/ para atuar na perspectiva da diversidade cultural, ao colocar sob tensão estereótipos e preconceitos étnico-raciais, apontando para a necessidade de pensar em outros paradigmas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132
10.22420/rde.v15i32.1132
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1132/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 537-549
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342987104256