O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taques, Edison Luís de Paula
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78940
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Yara L. M. Bulgacov
id UFPR_205727aebe656e1ce43a534e1061477f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78940
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Taques, Edison Luís de PaulaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBulgacov, Yara Lúcia Mazziotti2022-09-27T19:45:55Z2022-09-27T19:45:55Z2001https://hdl.handle.net/1884/78940Orientadora: Prof.ª Dr.ª Yara L. M. BulgacovDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Infância e da AdolescênciaInclui referências: p. 127-129Área de concentração: Psicologia da Infância e da AdolescênciaResumo: Considerando que é na atividade prática e na ação social que são configuradas a subjetividade e identidade dos sujeitos, sob que formas estas categorias apresentam-se no processo de inserção de adolescentes no mundo do trabalho? Esta dissertação de mestrado aborda o tema adolescência e trabalho, investigada entre estudantes de um curso técnico profissionalizante. Trata-se de um estudo de caso e pesquisa qualitativa, que utilizou instrumentos expressivos (redações e entrevistas) na coleta de dados e análise de conteúdo (método hermenêutico/dialético) na interpretação. O objetivo foi observar o sujeito adolescente num momento do seu processo de inserção no mundo do trabalho, descrevendo os modos de configuração de sua subjetividade e identidade neste processo. Para isso utilizaram-se teoricamente diversas categorias da Psicologia Social. Concluiu-se que o processo de constituição da subjetividade e identidade dos jovens estudados é mediado pela família e escola no sentido de uma identidade profissional, por outro lado a ausência de outras mediações é obstáculo à consciência dos indivíduos como pertencentes a uma determinada classe e/ou a um projeto político de transformação social.Abstract: Considering that it is practice and in action that the subjetivity and the identity of the subjects are configured, how are these categories presented in the process of adolescent insertion in the working world? This MA dissertation (essay) presents the topic adolescence and work, investigated among students of a professionalizing technical course. It's a case-study and qualitative research that used expressive instruments (compositions and interviews) for data gathering and content analysis (hermeutic/dialectic method) in interpretation. The aim was to observe the adolescent subject in a moment of his/her process of insertion in the working world, describing the configuration ways of his/her subjectivity and identy in this process. Several categories of the Social Psychology were used for this purpose. It follows that the analyzed adolescents' process of subjectivity and identy constituion is mediated by family and school in a sense of a professional identy, however, the lack of othes mediations is na obstacle to the individuals as belonging to a determinate class and/or to a project of social transformation.129 f.application/pdfDisponível em formato digitalOrientação educacional no ensino profissionalEducação para o trabalhoPsicologia do adolescenteEnsino profissionalTesesPsicologiaO estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - EDISON LUIS DE PAULA TAQUES.pdfapplication/pdf6230213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78940/1/D%20-%20D%20-%20EDISON%20LUIS%20DE%20PAULA%20TAQUES.pdf04efa5f5daee12448123479f847efae7MD51open access1884/789402022-09-27 16:45:55.853open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78940Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-27T19:45:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
title O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
spellingShingle O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
Taques, Edison Luís de Paula
Orientação educacional no ensino profissional
Educação para o trabalho
Psicologia do adolescente
Ensino profissional
Teses
Psicologia
title_short O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
title_full O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
title_fullStr O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
title_full_unstemmed O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
title_sort O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
author Taques, Edison Luís de Paula
author_facet Taques, Edison Luís de Paula
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Taques, Edison Luís de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti
contributor_str_mv Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação educacional no ensino profissional
Educação para o trabalho
Psicologia do adolescente
Ensino profissional
Teses
Psicologia
topic Orientação educacional no ensino profissional
Educação para o trabalho
Psicologia do adolescente
Ensino profissional
Teses
Psicologia
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Yara L. M. Bulgacov
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-27T19:45:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-27T19:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78940
url https://hdl.handle.net/1884/78940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78940/1/D%20-%20D%20-%20EDISON%20LUIS%20DE%20PAULA%20TAQUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04efa5f5daee12448123479f847efae7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860577416445952