Os efeitos da participação ativa da família na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53067 |
Resumo: | Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa |
id |
UFPR_214951cac6106e27c817af32adc410e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53067 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ribeiro, Antonia Ivaneide MourãoCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T12:49:19Z2020-01-07T12:49:19Z2016https://hdl.handle.net/1884/53067Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Para que possamos entender e obtermos mais conhecimento, em correlação da importância da relação família/escola, ao estudarmos e nos aprofundarmos sobre o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. Com a análise percebemos que muitas de nossas crianças/adolescentes, apresentam dificuldades em sua aprendizagem, seja por fator cognitivo, psicológico e afetivo. Para que possa alcançar o sucesso a criança precisa sentir-se segura e amparada tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar. A escola e família têm por obrigação, elaborar estratégias que assegure a melhoria das condições de estudos. Para que haja sucesso esta parceria deve estar pautada na cultura democrática, onde toda a comunidade, deve buscar caminhos para torna-la cada vez mais competente e capaz de cumprir seu papel, que é de acolher as diversidades presentes na sala de aula. Para que a família possa contribuir, é necessário que a escola ouça o que os pais têm a dizer, e que eles sejam instruídos como auxiliar os estudantes no procedimento das atividades escolares. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e teve como suporte teórico principal os seguintes autores: Cury (2006), Estevão (2012), Polónia & Dessen (2005) e Lima (2009). Conclui-se que tanto a escola como a família precisam agir em conjunto para que a educação se efetive. Neste sentido, a escola deve propiciar atividades para inserir a família na rotina escolar.14 p.application/pdfLar e escolaAprendizagemOs efeitos da participação ativa da família na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANTONIA IVANEIDE MOURAO RIBEIRO.pdfapplication/pdf480435https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53067/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIA%20IVANEIDE%20MOURAO%20RIBEIRO.pdf65555521647b3771eb73a62b2802e982MD51open access1884/530672020-01-07 09:49:19.848open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53067Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T12:49:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
title |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
spellingShingle |
Os efeitos da participação ativa da família na educação Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão Lar e escola Aprendizagem |
title_short |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
title_full |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
title_fullStr |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
title_sort |
Os efeitos da participação ativa da família na educação |
author |
Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão |
author_facet |
Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Corrêa, Vanisse Simone Alves Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lar e escola Aprendizagem |
topic |
Lar e escola Aprendizagem |
description |
Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-07T12:49:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-07T12:49:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53067 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53067/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIA%20IVANEIDE%20MOURAO%20RIBEIRO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65555521647b3771eb73a62b2802e982 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898696402665472 |