Os efeitos da participação ativa da família na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53067
Resumo: Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa
id UFPR_214951cac6106e27c817af32adc410e0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53067
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribeiro, Antonia Ivaneide MourãoCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T12:49:19Z2020-01-07T12:49:19Z2016https://hdl.handle.net/1884/53067Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Para que possamos entender e obtermos mais conhecimento, em correlação da importância da relação família/escola, ao estudarmos e nos aprofundarmos sobre o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. Com a análise percebemos que muitas de nossas crianças/adolescentes, apresentam dificuldades em sua aprendizagem, seja por fator cognitivo, psicológico e afetivo. Para que possa alcançar o sucesso a criança precisa sentir-se segura e amparada tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar. A escola e família têm por obrigação, elaborar estratégias que assegure a melhoria das condições de estudos. Para que haja sucesso esta parceria deve estar pautada na cultura democrática, onde toda a comunidade, deve buscar caminhos para torna-la cada vez mais competente e capaz de cumprir seu papel, que é de acolher as diversidades presentes na sala de aula. Para que a família possa contribuir, é necessário que a escola ouça o que os pais têm a dizer, e que eles sejam instruídos como auxiliar os estudantes no procedimento das atividades escolares. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e teve como suporte teórico principal os seguintes autores: Cury (2006), Estevão (2012), Polónia & Dessen (2005) e Lima (2009). Conclui-se que tanto a escola como a família precisam agir em conjunto para que a educação se efetive. Neste sentido, a escola deve propiciar atividades para inserir a família na rotina escolar.14 p.application/pdfLar e escolaAprendizagemOs efeitos da participação ativa da família na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANTONIA IVANEIDE MOURAO RIBEIRO.pdfapplication/pdf480435https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53067/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIA%20IVANEIDE%20MOURAO%20RIBEIRO.pdf65555521647b3771eb73a62b2802e982MD51open access1884/530672020-01-07 09:49:19.848open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53067Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T12:49:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os efeitos da participação ativa da família na educação
title Os efeitos da participação ativa da família na educação
spellingShingle Os efeitos da participação ativa da família na educação
Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão
Lar e escola
Aprendizagem
title_short Os efeitos da participação ativa da família na educação
title_full Os efeitos da participação ativa da família na educação
title_fullStr Os efeitos da participação ativa da família na educação
title_full_unstemmed Os efeitos da participação ativa da família na educação
title_sort Os efeitos da participação ativa da família na educação
author Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão
author_facet Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Corrêa, Vanisse Simone Alves
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv Lar e escola
Aprendizagem
topic Lar e escola
Aprendizagem
description Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T12:49:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T12:49:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53067
url https://hdl.handle.net/1884/53067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53067/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIA%20IVANEIDE%20MOURAO%20RIBEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65555521647b3771eb73a62b2802e982
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898696402665472