A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54605 |
Resumo: | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut |
id |
UFPR_cbae4ef19d7cd767302b9cfb2e8fb769 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54605 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Brey, Jaqueline KachinskiKnaut, Michelle Souza JulioUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T12:22:43Z2019-11-25T12:22:43Z2016https://hdl.handle.net/1884/54605Orientadora : Michelle Souza Julio KnautMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa teve como princípio um estudo sobre a importância da participação da família na escola para a formação integral do indivíduo, observando que ambas têm papéis distintos, porém complementares. Iniciou-se a pesquisa sobre a legislação que reconhece a dignidade da família, independente da sua formação, considerando as mudanças históricas ao longo das últimas décadas. Na sequência pesquisou-se sobre gestão participativa, com ênfase nas ações de promoção a participação da família na escola, diferenciando as atribuições, bem como o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino onde foi realizada a pesquisa. Esta pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, que aconteceu na Escola Municipal Professora Relindis Bormann Capilé, município de Castro, Estado do Paraná, contando com a participação de cinco professoras regentes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e de dez pais, sendo dois de cada ano27 p.application/pdfCrianças - AprendizagemLar e escolaA participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JAQUELINE KACHINSKI BREY.pdfapplication/pdf454746https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54605/1/R%20-%20E%20-%20JAQUELINE%20KACHINSKI%20BREY.pdf23745ff52d039cf757d2c32990528200MD51open access1884/546052019-11-25 09:22:43.85open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54605Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T12:22:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental Brey, Jaqueline Kachinski Crianças - Aprendizagem Lar e escola |
title_short |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Brey, Jaqueline Kachinski |
author_facet |
Brey, Jaqueline Kachinski |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Knaut, Michelle Souza Julio Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brey, Jaqueline Kachinski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças - Aprendizagem Lar e escola |
topic |
Crianças - Aprendizagem Lar e escola |
description |
Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-25T12:22:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25T12:22:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54605 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54605/1/R%20-%20E%20-%20JAQUELINE%20KACHINSKI%20BREY.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23745ff52d039cf757d2c32990528200 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898787369779200 |