A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brey, Jaqueline Kachinski
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54605
Resumo: Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut
id UFPR_cbae4ef19d7cd767302b9cfb2e8fb769
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54605
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brey, Jaqueline KachinskiKnaut, Michelle Souza JulioUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T12:22:43Z2019-11-25T12:22:43Z2016https://hdl.handle.net/1884/54605Orientadora : Michelle Souza Julio KnautMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa teve como princípio um estudo sobre a importância da participação da família na escola para a formação integral do indivíduo, observando que ambas têm papéis distintos, porém complementares. Iniciou-se a pesquisa sobre a legislação que reconhece a dignidade da família, independente da sua formação, considerando as mudanças históricas ao longo das últimas décadas. Na sequência pesquisou-se sobre gestão participativa, com ênfase nas ações de promoção a participação da família na escola, diferenciando as atribuições, bem como o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino onde foi realizada a pesquisa. Esta pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, que aconteceu na Escola Municipal Professora Relindis Bormann Capilé, município de Castro, Estado do Paraná, contando com a participação de cinco professoras regentes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e de dez pais, sendo dois de cada ano27 p.application/pdfCrianças - AprendizagemLar e escolaA participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JAQUELINE KACHINSKI BREY.pdfapplication/pdf454746https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54605/1/R%20-%20E%20-%20JAQUELINE%20KACHINSKI%20BREY.pdf23745ff52d039cf757d2c32990528200MD51open access1884/546052019-11-25 09:22:43.85open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54605Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T12:22:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
title A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
Brey, Jaqueline Kachinski
Crianças - Aprendizagem
Lar e escola
title_short A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A participação da família na escola nos anos iniciais do ensino fundamental
author Brey, Jaqueline Kachinski
author_facet Brey, Jaqueline Kachinski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Knaut, Michelle Souza Julio
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Brey, Jaqueline Kachinski
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Aprendizagem
Lar e escola
topic Crianças - Aprendizagem
Lar e escola
description Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T12:22:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T12:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54605
url https://hdl.handle.net/1884/54605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54605/1/R%20-%20E%20-%20JAQUELINE%20KACHINSKI%20BREY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23745ff52d039cf757d2c32990528200
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898787369779200