A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elisabete
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24981
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn
id UFPR_215a08c3179e22ed002f9a4a8b6749ae
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24981
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rocha, ElisabeteUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno2020-12-15T16:45:33Z2020-12-15T16:45:33Z2010https://hdl.handle.net/1884/24981Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/08/2010Bibliografia: fls. 109-112Resumo: Compreender como a Filosofia vem se construindo enquanto disciplina escolar no cotidiano das escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba implica em revelar seus aspectos legais e históricos indicadores da sua trajetória rumo a uma possível curricularização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise do processo de sua constituição nas Diretrizes Curriculares implantadas pela Secretaria Municipal de Educação em 2006, compondo o eixo Educação pela Filosofia possibilita a discussão em torno do princípio educativo inserido aos Projetos Pedagógicos e em muitos dos projetos educativos extracurriculares das escolas, alvo desta pesquisa. De um lado, a análise das propostas pedagógicas, de duas escolas, que incluem a Filosofia nos seus currículos, revela o interesse quanto à inserção curricular desse ensino, fato que auxilia na compreensão da natureza e da sua especificidade e faz emergir a necessidade de discussão quanto aos elementos que a constituem e organizam nos currículos escolares. Por outro lado, este estudo contempla a análise de projetos apresentados ao Programa Escola&Universidade na área da Filosofia nos anos de 2006 a 2008. Se delimita em particular a analisar quinze projetos de 2008, os quais são selecionados por discorre sobre a Filosofia e apresentar o conteúdos de Ética, específico dessa área. Para isso, faz-se necessário tecer a discussão entorno dos conceitos de disciplina escolar e código disciplinar na perspectiva da curricularização dos saberes filosóficos e refletir quanto ao tratamento dado ao conhecimento enquanto conteúdo de ensino a fim de compreender os alcances e os limites da filosofia enquanto disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Autores como: Mathew Lipman, Walter Kohan, Geraldo Horn imprimem sustentação teórica ao ensino da filosofia com crianças; Cuesta Fernandes, Andre Chevel, entre outros fundamentam as questões da disciplinarização. Os argumentos e a verificação dos elementos caracterizadores da filosofia enquanto ensino permite entender e explicitar a forma da ocorrência desse ensino nas escolas de Curitiba. Com base nos documentos analisados observa-se a questão conceitual da Filosofia dos seus métodos e conteúdos específicos de forma que, embora haja uma indicação curricular oficial, os elementos categorizadores desse ensino precisam de melhor definição de seu espaço no currículo escolar.Abstract: Understand how the philosophy has been building as a school subject in primary education schools of the Municipal School of Curitiba implies disclose its legal and historical indicators of its trajectory toward a possible curricularização in the early years of primary school - Early years. The analysis of the process of its formation Curriculum Guidelines established by the City Department of Education in 2006, forming the axis by Philosophy Education enables discussion around the educational principle was added to the pedagogical projects and in many extracurricular educational projects in schools, the target of this research . On one hand, an examination of teaching in two schools, which include the philosophy in their curricula, says the interest in the integration of the teaching curriculum, a fact that helps in understanding the nature and specificity and brings out the need for discussion on elements that constitute and organize curricularmente. Furthermore this study includes the analysis of projects submitted to the Program College & University in the area of philosophy in the years 2006 to 2008, and is outlined in particular to analyze fifteen projects of 2008, which are selected by discourses on the philosophy and provide specific content this area. For this, it is necessary to weave the thread around the concepts of discipline and school discipline code in the perspective of curricularização of knowledge and reflect on the philosophical treatment of knowledge as learning content in order to understand the scope and limits of philosophy as school subject in elementary school. Authors such as: Mathew Lipman, Walter Kohan, Gerard Horn print theoretical support to the teaching of philosophy with children; Cuesta Fernandes, Andre Chevel, among other issues underlying the discipline. The arguments and verification of characteristic elements of philosophy as education allows us to understand and explain the occurrence of this form of education in the schools of this municipality. Based on documents reviewed point to the inadequacy of the conceptual philosophy of their methods and pecific content so that, although there is an indication curriculum, elements categorizers are not clearly defined in the curriculum.142 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoFilosofia - Estudo e ensinoEnsino fundamental - Curriculos - FilosofiaEducaçãoA filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertao+02-12-2010.pdfapplication/pdf998400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24981/1/dissertao%2b02-12-2010.pdfa8191a61d56d4ef87e70cd43f3d3f12eMD51open accessTEXTdissertao+02-12-2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain381282https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24981/2/dissertao%2b02-12-2010.pdf.txt79039ea58cabbee5e95d9a0b2f94f383MD52open accessTHUMBNAILdissertao+02-12-2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24981/3/dissertao%2b02-12-2010.pdf.jpg2c9d29636ab9ae7873be4fa51e7d8ee3MD53open access1884/249812020-12-15 13:45:33.256open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24981Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-15T16:45:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
spellingShingle A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Rocha, Elisabete
Dissertações - Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Curriculos - Filosofia
Educação
title_short A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_full A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_fullStr A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_full_unstemmed A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
title_sort A filosofia como disciplina escolar : perspectivas e caminhos de sua curricularização na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
author Rocha, Elisabete
author_facet Rocha, Elisabete
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Elisabete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Curriculos - Filosofia
Educação
topic Dissertações - Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Curriculos - Filosofia
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T16:45:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T16:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24981
url https://hdl.handle.net/1884/24981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24981/1/dissertao%2b02-12-2010.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24981/2/dissertao%2b02-12-2010.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24981/3/dissertao%2b02-12-2010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8191a61d56d4ef87e70cd43f3d3f12e
79039ea58cabbee5e95d9a0b2f94f383
2c9d29636ab9ae7873be4fa51e7d8ee3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898837281996800