O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Wilson José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29273
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn
id UFPR_b422ef91a182253cc17ea5272790827e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29273
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vieira, Wilson JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno2020-10-01T16:26:09Z2020-10-01T16:26:09Z2012https://hdl.handle.net/1884/29273Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno HornDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2012Bibliografia: fls. 129-136Resumo: Procura compreender o sentido e lugar do texto clássico de Filosofia nas aulas de Filosofia das escolas públicas paranaenses do Ensino Médio. A reinserção desta como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Médio em todo território nacional e, particularmente, a forma como tal reinserção vem ocorrendo no estado do Paraná, foram determinantes para a realização da análise proposta. Nesse estudo, é apresentado um diagnóstico sobre o modo como a Filosofia está inscrita, enquanto disciplina curricular no Ensino Médio, nas escolas públicas paranaenses, bem como uma análise sobre como os professores entendem o uso do texto clássico nas aulas de Filosofia. O levantamento empírico foi realizado entre agosto e dezembro de 2010, quando foram enviados 1377 (mil trezentos e setenta e sete) questionários a professores de Filosofia da rede pública de ensino do Estado do Paraná (1277 enviados por e-mail e 100 impressos em encontro realizado pelo NESEF - Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia). Desses questionários 148 (cento e quarenta e oito) foram respondidos. Em função da Lei federal 11.684/08, que tornou obrigatória a inclusão da Filosofia na matriz curricular do Ensino Médio, a partir de 2010 a disciplina passa a figurar em todos os 1429 (mil quatrocentos e vinte e nove) colégios estaduais e em ao menos duas séries do nível médio. Em relação ao uso do texto, foi possível depreender que, de alguma forma, os textos de Filosofia estão presentes nas salas de aula, mas que nem sempre a formação do professor lhe possibilita condições efetivas de trabalho com o texto filosófico. A investigação mostra que os professores escolhem o texto clássico a partir de critérios como a linguagem acessível e de fácil compreensão e a relação do texto com o tema estudado e com problemas do cotidiano. Quanto ao método de leitura, os professores leem com os estudantes e interpretam trechos do texto. As principais dificuldades quanto ao uso do texto clássico são a ausência do hábito de leitura entre os estudantes e sua dificuldade de interpretação e a abstração do texto clássico, que está longe da realidade cotidiana e pouco acessível aos estudantes de Ensino Médio. Apesar disso, os professores estão convencidos da importância da utilização dos textos clássicos de Filosofia. Quanto aos resultados pedagógicos a partir do uso, os professores afirmaram que os estudantes melhoram o vocabulário e que, a partir de tais leituras, ocorre um desenvolvimento da criticidade.Abstract: The main question of this article is understanding the meaning and position of the Philosophy classic text in Philosophy classes of Parana public High School. The reintegration of Philosophy as a required subject in High School curriculum throughout the national territory and particularly how it has been happening in the State of Paraná, was crucial to the proposed analysis. It presents an assessment of how Philosophy is inscribed as a curriculum subject in public schools in Paraná, as well as an analysis of how teachers understand the Philosophy classic text use in Parana classes. The empirical survey was conducted from August to December 2010 from questionnaires answered by 148 (approximately 10%) teachers from public schools in the state of Paraná, total of 1,377 questionnaires were sent by e-mail and 100 answered at a NESEF meeting. In 2010, according to the Federal Law 11.684/08, the Philosophy teaching in High School is required. Then, it is presented in all 1429 "High School" schools in at least two grades. Concerning to the use of the text, it was possible to conclude that somehow the Philosophy texts are present in classrooms, but not always teacher's training enable them conditions for effective work with the philosophical text. The research shows the easy language, the relationship between the studied theme and the everyday life problems have been criteria for the choice of Philosophy classic texts by teachers. Teachers have read and have interpreted pieces of the text with their students as a reading method. The main difficulties from the use of the text are that the students have not had the practice of reading and interpreting the texts. Besides, Philosophy texts are much complex and far from reality. However, teachers are convinced of their importance and utilization. About the pedagogical results, teachers said that students improved their vocabulary and they could think critically about the texts they read.213 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)Filosofia - IntroduçõesEducaçãoO ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - WILSON JOSE VIEIRA.pdfapplication/pdf2136589https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29273/1/R%20-%20D%20-%20WILSON%20JOSE%20VIEIRA.pdff02d9cdd60abb3f2bac95ddbcd40ad5bMD51open accessTEXTR - D - WILSON JOSE VIEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain446365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29273/2/R%20-%20D%20-%20WILSON%20JOSE%20VIEIRA.pdf.txt883b30c2f724dc1564ec277b48cf1128MD52open accessTHUMBNAILR - D - WILSON JOSE VIEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29273/3/R%20-%20D%20-%20WILSON%20JOSE%20VIEIRA.pdf.jpg3d752806796bf002a5382ae0e697a2afMD53open access1884/292732020-10-01 13:26:09.254open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29273Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-01T16:26:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
title O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
spellingShingle O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
Vieira, Wilson José
Dissertações - Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Filosofia - Introduções
Educação
title_short O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
title_full O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
title_fullStr O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
title_sort O ensino de filosofia e o uso do texto clássico de filosofia : análise a partir das escolas públicas paranaenses de ensino médio
author Vieira, Wilson José
author_facet Vieira, Wilson José
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Wilson José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Filosofia - Introduções
Educação
topic Dissertações - Educação
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Filosofia - Introduções
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-01T16:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-01T16:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29273
url https://hdl.handle.net/1884/29273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29273/1/R%20-%20D%20-%20WILSON%20JOSE%20VIEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29273/2/R%20-%20D%20-%20WILSON%20JOSE%20VIEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29273/3/R%20-%20D%20-%20WILSON%20JOSE%20VIEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f02d9cdd60abb3f2bac95ddbcd40ad5b
883b30c2f724dc1564ec277b48cf1128
3d752806796bf002a5382ae0e697a2af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860693681504257