Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miqueletto, Thadeu Angelo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58366
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes
id UFPR_22fa6422ed1fc1fb137d4a2acb68e900
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58366
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Miqueletto, Thadeu AngeloUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979-2019-05-28T11:35:53Z2019-05-28T11:35:53Z2018https://hdl.handle.net/1884/58366Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira GóesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 28/08/2018Inclui referências: p.80-86Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a metodologia de (re)inserção do desenho geométrico como um recurso didático pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de trigonometria. Apresentamos uma reflexão para que professores possam pensar em uma nova proposta pedagógica e os incentivem a repensarem sua prática em sala de aula. Em nossos pressupostos, Contreras (2012), Góes e Góes, (2015), Kenski (2012), Paraná (2008), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) e Zuin (2001), discutimos sobre os documentos oficiais da educação brasileira, histórico sobre o desenho geométrico, investigação matemática, professor reflexivo e a trigonometria. A pesquisa reflete o papel do professor reflexivo utilizando atividades investigativas, verificando a influência do uso das tecnologias no ensino e aprendizado. O trabalho foi aplicado em turmas do Ensino Médio, tendo a concepção das atividades de investigação. Para isso, desenvolve-se e aplicou-se um caderno pedagógico de desenho geométrico (CPDG) para o ensino de trigonometria, produto desta dissertação. Para a resolução das atividades no CPDG, são utilizados os instrumentos de desenho geométrico como par de esquadros, transferidor, régua e compasso. A partir dos dados obtidos por meio da observação e dos demais instrumentos de coleta de dados, foi possível realizar uma análise qualitativa sobre a metodologia utilizada pelo professor-pesquisador, considerando a aprendizagem do estudante como proposta de autonomia e incentivo ao perfil de pesquisador. A partir desta análise, é possível concluir que o desenho geométrico, combinado com a investigação matemática e o professor incentivando a autonomia e a pesquisa, possui o caráter de facilitar o ensino da trigonometria. Palavras-chave: Atividades de investigação. Desenho geométrico. Formação docente. Professor reflexivo. Trigonometria.Abstract: This work aims to present the result of the research in which the objective was to analyze the methodology of (re)insertion of the geometric design as a teaching didactic resource in the teaching-learning process of trigonometry. We present a reflection so that teachers can reflect on a new pedagogical proposal and encourage them to rethink their practice in the classroom. In our assumptions, Contreras (2012), Góes e Góes, (2015), Kenski (2012), Paraná (2008), Ponte, Brocardo and Oliveira (2003) and Zuin (2001), discuss the official documents of brazilian education, on geometric drawing, mathematical investigation, reflexive teacher and trigonometry. The research reflects the role of the reflective teacher using investigative activities, verifying the influence of the use of the technologies in teaching and learning. The research was applied in high school classes in the conception of research activities. For this, we developed and applied a pedagogical book of geometric design (CPDG) for the teaching of trigonometry, the product of this dissertation. For the resolution of the activities in the CPDG are used the instruments of geometric design as pair of squares, protractor, ruler and compass. From the data obtained through observation and other data collection instruments, it was possible to perform a qualitative analysis on the methodology used by the teacher-researcher considering the student's learning with autonomy and incentive to the profile of the researcher. From this analysis it is possible to conclude that the geometric design combined with the mathematical investigation and the teacher encouraging autonomy and research, has the character of facilitating the teaching of trigonometry. Keywords: Teacher training. Geometric draw. Reflective teacher. Research activities.92 p. : il.application/pdfTrigonometria - Estudo e ensinoEducaçãoDesenho geometrico - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoDesenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THADEU ANGELO MIQUELETTO.pdfapplication/pdf1101623https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58366/1/R%20-%20D%20-%20THADEU%20ANGELO%20MIQUELETTO.pdf044d113351e0152567357864ea02bfe3MD51open access1884/583662019-05-28 08:35:53.284open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58366Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T11:35:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
title Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
spellingShingle Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
Miqueletto, Thadeu Angelo
Trigonometria - Estudo e ensino
Educação
Desenho geometrico - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
title_full Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
title_fullStr Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
title_full_unstemmed Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
title_sort Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
author Miqueletto, Thadeu Angelo
author_facet Miqueletto, Thadeu Angelo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Miqueletto, Thadeu Angelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979-
contributor_str_mv Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria - Estudo e ensino
Educação
Desenho geometrico - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Trigonometria - Estudo e ensino
Educação
Desenho geometrico - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T11:35:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T11:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58366
url https://hdl.handle.net/1884/58366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58366/1/R%20-%20D%20-%20THADEU%20ANGELO%20MIQUELETTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 044d113351e0152567357864ea02bfe3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860280582406144