O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/86945 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gislaine Cristina Vagetti |
id |
UFPR_23ace980c6a277fbadbc4e0169adb86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86945 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVagetti, Gislaine CristinaOliveira, Liliane Martins Furtado2024-03-06T18:49:09Z2024-03-06T18:49:09Z2023https://hdl.handle.net/1884/86945Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gislaine Cristina VagettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/02/2023Inclui referênciasResumo: O aprendizado é algo importante em todas as idades, pois nos permite a oportunidade de vivenciar uma educação continuada e com mais saúde. Dentre as atividades artísticas, a música, no canto coral, cria a possibilidade de aprender e a vivenciar algo novo. A prática do canto leva à promoção da memória, da percepção auditiva e da aptidão musical pelo uso da voz e do corpo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas. Trata-se de uma pesquisa com abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo quase experimental, comparativa e categórica, em um delineamento longitudinal. Os 57 participantes eram pessoas idosas, integrantes do canto coral e não integrantes do canto coral com 60 anos ou mais. A intervenção foi realizada no formato de oficinas de canto coral, por três meses e com duração de uma hora e meia em cada encontro no período da tarde. Foram trabalhados aspectos relacionados à movimentação corporal, entoação vocal, sociabilização e cognição de pessoas idosas em dois grupos diferentes logrados em locais diferentes, no mesmo período, na mesma região da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. O grupo controle foi recrutado usando os meios de comunicação, em diferentes regiões da mesma cidade. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados, antes e depois do término das oficinas, foram um questionário sociodemográfico, um Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e a Percepção Musical por meio do Music Ear Test (MET). Uma entrevista semiestruturada foi realizada ao final da intervenção para a fase qualitativa com os indivíduos que participaram das oficinas do canto coral. Os resultados foram analisados utilizando a linguagem de programação R com diferentes pacotes. O método de Shapiro-Wilk foi aplicado para obter a normalidade das variáveis e a comparação ocorreu por ANOVA, por teste t pareado bilateral, para as variáveis paramétricas, e pelo teste Wilcoxon, para as variáveis não paramétricas. A metodologia da análise de conteúdo foi aplicada tanto para os dados qualitativos, como para verificar o conteúdo da entrevista semiestruturada, com desenho ex post facto, categórico simples, prospectivo e transversal. As análises de regressão mostraram que vários fatores influenciam positivamente o resultado do teste de percepção, tais como a ausência de doenças, a atividade física e a participação prévia em coral. E os resultados da análise qualitativa mostraram que houve resultado positivo para o convívio social após o isolamento prolongado. Como conclusão, esse estudo aponta que outros fatores podem influenciar o desempenho em testes de percepção musical, e que o período da intervenção destinada ao aprendizado pelo canto coral com essa população deve ser mais longo. De acordo com os relatos, mesmo em um curto período de intervenção, foram observadas melhoras nos aspectos emocionais dos participantes.Abstract: Learning is an important tool at all ages, even for people over 60 years old, as it allows them the opportunity to experience some continuing education, since it allows us to live healthier. Among artistic activities, music, through choral singing, has created the possibility of learning and experiencing something new, regardless of age. The practice of singing leads to improve memory, auditory perception and musical aptitude by using voice and body. Thus, this research aims at evaluating choral singing as an educational process in the musical perception and cognition of some elderly people. It is a quantitative and qualitative approach, as well as a quasi-experimental, comparative and categorical type, in a longitudinal design. There were 57 elderly people (participants in choral singing and non-participants in choral singing) aged 60 years or older. The intervention was carried out based on choral singing workshops, for three months and each meeting lasted one hour and a half in the afternoon. Aspects related to body movement, vocal intonation, socialization and cognition of elderly people were worked on in two different groups achieved in different places, in the same period, and in the same region of Curitiba, the capital of Paraná, Brazil. The control group was recruited using the media, in different regions of Curitiba. The applied tools for data collection, before and after the workshops conclusions, were a sociodemographic questionnaire, Mini Mental State Examination (MMSE) and Musical Perception through the Music Ear Test (MET). A semi-structured interview was carried out at the end of the intervention for the qualitative phase, with the individuals who took part in the choral singing workshops. The results were analyzed using the R programming language with different packages. Shapiro-Wilk method was applied to obtain the normality of variables, and the comparison was made by ANOVA, using the bilateral paired t test, for the parametric variables and by the Wilcoxon test, for the non-parametric variables. The content analysis methodology was applied for both qualitative data and to check the semi-structured interview content, with an ex post facto, simple categorical, prospective and cross-sectional design. The regression analyses showed that several factors influenced positively the result of the perception test, such as the absence of diseases, physical activity and previous participation in choirs. And the results of qualitative analyses showed that there was a positive result for social interaction after lockdown. Thus, this study has concluded that other factors can influence the performance in music perception tests, and that the intervention period proposed to choral singing with this population should be longer. And, according to the reports, even in a short period of intervention, improvements were observed on the participants regarding their emotional aspects.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoIdosos - EducaçãoMusica na educaçãoCanto - Instrução e estudoEducaçãoO canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LILIANE MARTINS FURTADO OLIVEIRA LEHTONEN SOUZA.pdfapplication/pdf2356143https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86945/1/R%20-%20D%20-%20LILIANE%20MARTINS%20FURTADO%20OLIVEIRA%20LEHTONEN%20SOUZA.pdfae2dbcfd9acecbe2c14aff31bd274e26MD51open access1884/869452024-03-06 15:49:10.04open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86945Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-06T18:49:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
title |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
spellingShingle |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas Oliveira, Liliane Martins Furtado Educação - Estudo e ensino Idosos - Educação Musica na educação Canto - Instrução e estudo Educação |
title_short |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
title_full |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
title_fullStr |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
title_full_unstemmed |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
title_sort |
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas |
author |
Oliveira, Liliane Martins Furtado |
author_facet |
Oliveira, Liliane Martins Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vagetti, Gislaine Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Liliane Martins Furtado |
contributor_str_mv |
Vagetti, Gislaine Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Idosos - Educação Musica na educação Canto - Instrução e estudo Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Idosos - Educação Musica na educação Canto - Instrução e estudo Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gislaine Cristina Vagetti |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-06T18:49:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-06T18:49:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/86945 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/86945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86945/1/R%20-%20D%20-%20LILIANE%20MARTINS%20FURTADO%20OLIVEIRA%20LEHTONEN%20SOUZA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae2dbcfd9acecbe2c14aff31bd274e26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860581230116864 |