Mobilidade urbana via transporte público em áreas de concentração da população : estudo de caso da Fazenda Rio Grande/Paraná - 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Roberta Giraldi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/37328
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Cristina de Araújo Lima
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Frequentemente estes deslocamentos – que têm origem nas cidades dormitório e vão em direção às cidades polo – ocorrem por meio do transporte público, que apresenta-se muitas vezes como única opção principalmente para a população de baixa renda. A discussão da mobilidade urbana vai de encontro a esta característica dos espaços urbanos, o transporte é um direito da população e deve ser garantido de forma integral e digna. Além disso, sabe-se que o modelo atual baseado no uso de veículos particulares é insustentável e existe a necessidade de incentivar o uso de transportes de massa e o uso de veículos não motorizados. Desta forma, é de grande importância compreender como acontece a mobilidade urbana via transporte público em áreas de concentração da população, objetivo deste trabalho. O município de Fazenda Rio Grande foi escolhido como objeto de estudo por conter as características apresentadas: ser uma cidade dormitório com movimento pendular estabelecido com a cidade polo, no caso Curitiba, via transporte público. A pesquisa classifica-se como quali-quantitativa, do tipo explicativa, com a utilização do estudo de caso como método. Foram realizadas entrevistas a fim de conhecer a avaliação do transporte público e da capacidade de deslocamento dos usuários de Fazenda Rio Grande. A análise realizada foi do tipo interpretativa, à luz do marco teórico. Os resultados indicaram que apesar da estruturação metropolitana da RIT, Fazenda Rio Grande tem características próprias no que diz respeito à mobilidade urbana via transporte público. De forma geral, os usuários avaliaram o transporte público como ruim-razoável, e sua capacidade de deslocamento, considerando o uso de outros modais, como razoável-boa. Palavras-chave: mobilidade urbana, transporte público, áreas de concentração da população, movimento pendular, Fazenda Rio Grande.Abstract: In contemporary society the urban space was transformed mainly by the technological advancement of transport and communication, which changed the relations of time and space. In the current phase, urban growth has given rise to the accommodation of the population in the urban fabric itself, as is the case of the pendulous movement, the daily and frequent intraurbanos displacements due to study and work. Often these displacements - which originate in dormitory towns and go toward the pole cities - occur through public transportation, which is presented many times as the only option mainly for the low-income population. The discussion of urban mobility goes in the direction of this characteristic of urban areas, transportation is a right of the population and must be guaranteed full and dignified manner. Furthermore, it is known that the current model based on private vehicle use is unsustainable and there is a need to encourage the use of mass transportation and the use of non-motorized vehicles. Thus, it is of great importance understand how happens urban mobility by public transport in areas of population concentration, goal of this work. The municipality of Fazenda Rio Grande was chosen as the object of study because it contains the characteristics listed: be a dormitory town with pendulous movement established with city polo, Curitiba, by public transport. The research is classified as qualitative-quantitative, the explanatory type, using the case study as a method. Interviews were conducted to know the assessment of public transport and the ability to displacement the users from Fazenda Rio Grande. The analysis was performed of the interpretive type, based on the theoretical framework. The results indicated that although the metropolitan structuring of RIT, Fazenda Rio Grande has its own characteristics in terms of urban mobility by public transport. In general, the users rated the public transport as poor-reasonable, and the ability to displacement, considering the use of other modals, such as reasonable-good. Key-words: urban mobility, public transport, areas of population concentration, pendulous movement, Fazenda Rio Grande.154f. : il. algumas color., mapas, grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMeio Ambiente e DesenvolvimentoMobilidade urbanaTransporte publicoMobilidade urbana via transporte público em áreas de concentração da população : estudo de caso da Fazenda Rio Grande/Paraná - 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - ROBERTA GIRALDI ROMANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37328/1/R%20-%20D%20-%20ROBERTA%20GIRALDI%20ROMANO.pdf.jpg9b02481f61065f841badc19cb3d34d1aMD51open accessTEXTR - D - ROBERTA GIRALDI ROMANO.pdf.txtExtracted Texttext/plain241191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37328/2/R%20-%20D%20-%20ROBERTA%20GIRALDI%20ROMANO.pdf.txt2f1dec586b2f58bf05c178d9fac78883MD52open accessORIGINALR - D - ROBERTA GIRALDI ROMANO.pdfapplication/pdf5813638https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37328/3/R%20-%20D%20-%20ROBERTA%20GIRALDI%20ROMANO.pdf7ab986e51b45997642b8f0f7f23af4ddMD53open access1884/373282015-11-27 10:35:02.294open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37328Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-27T12:35:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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