Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujiwara, Melina Yumi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182707
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.
id UFSC_93e418877a4bb8c9625413688864e028
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182707
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviárioTransportesMobilidade urbanaTransporte coletivoTransporte cicloviárioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.O atual modelo de deslocamento urbano que prioriza o uso do automóvel tornou-se insustentável devido às externalidades negativas (congestionamento e poluição do ar). Como solução, a Política de Mobilidade Urbana sugere, como uma possibilidade, a integração entre o transporte coletivo com a bicicleta. O objetivo deste estudo identificar os fatores que interferem no uso da bicicleta de forma integrada com o transporte público considerando a relação entre o usuário de ônibus e a infraestrutura cicloviária existente. O estudo adotou duas abordagens: uma com enfoque na avaliação das infraestruturas instaladas nos terminais de ônibus e as condições da rede cicloviária, e outra para descobrir qual o potencial de integração entre os dois modos por meio da técnica de pesquisa declarada. O método proposto foi dividido pelas seguintes etapas: (1) definição da área de abrangência, (2) avaliação dos terminais e o uso do solo do entorno, (3) avaliação dos espaços cicláveis, (4) coleta de dados sobre o comportamento de viagens dos usuários de ônibus e sua propensão à integração. Foi realizado um estudo de caso em dois terminais de transporte público (Terminal de Integração do Centro - TICEN e o Terminal de Integração do Rio Tavares - TIRIO) da cidade de Florianópolis, que estão localizados próximos a ciclovias e ciclofaixas. A avaliação do uso do solo dos terminais mostrou que estão localizados em áreas urbanizadas com a existência de áreas comerciais e residências. Os terminais foram considerados passíveis de integração, pois possuem paraciclos instalados em sua proximidade. Os usuários de ônibus foram entrevistados fornecendo dados necessários para o estudo que incluía um questionário e uma pesquisa de preferência declarada. Os dados obtidos da pesquisa de preferência declarada permitiram identificar as ciclovias e ciclofaixas como os atributos de infraestrutura com maior importância, em detrimento de existência de bicicletários e vestiários. A avaliação do nível de serviço das vias cicláveis identificou que a via próxima ao TICEN obteve uma classificação melhor do que a do TIRIO devido à existência de uma ciclovia. Em síntese, a existência de infraestrutura influencia diretamente a integração e colabora para que a bicicleta seja vista como um modo de transporte.Abstract : The current model of urban displacement that prioritizes the use of the automobile has become unsustainable due to negative externalities (congestion and air pollution). As a solution, the Urban Mobility Policy suggests, as a possibility, the integration between collective transport and bicycle. The objective of this study was to identify the factors that interfere in the use of the bicycle in an integrated way with the public transport considering the relation between the bus user and the existing bicycle infrastructure. The study adopted two approaches: one focusing on the evaluation of the infrastructures installed in bus terminals and the conditions of the cycling network, and another to find out the potential of integration between the two modes through the declared research technique. The proposed method was divided by the following steps: (1) definition of the area of coverage, (2) evaluation of the terminals and the use of the surrounding soil, (3) evaluation of the cycling spaces, (4) Travel of bus users and their propensity for integration. A case study was carried out in two public transportation terminals (Centro Integration Terminal - TICEN and TIRIO Rio Integration Terminal - TIRIO) in the city of Florianópolis, which are located near bicycle paths and cycle paths. The evaluation of the land use of the terminals showed that they are located in urbanized areas with the existence of commercial areas and residences. The terminals were considered to be integrable, since they have paracycles installed in their proximity. Bus users were interviewed providing data needed for the study that included a questionnaire and a pre-declared research. The data obtained from the research of declared preference allowed to identify the bicycle lanes and cycle paths as the attributes of infrastructure with greater importance, to the detriment of the existence of bicycle and locker rooms. The assessment of the level of service of cycle paths has identified that the route close to TICEN has been ranked better than that of TIRIO due to the existence of a bicycle path. In short, the existence of infrastructure directly influences integration and contributes to the bicycle being seen as a mode of transportation.Souza, João CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaFujiwara, Melina Yumi2018-01-16T03:18:31Z2018-01-16T03:18:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf349728https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182707porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T03:18:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182707Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:18:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
title Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
spellingShingle Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
Fujiwara, Melina Yumi
Transportes
Mobilidade urbana
Transporte coletivo
Transporte cicloviário
title_short Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
title_full Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
title_fullStr Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
title_full_unstemmed Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
title_sort Mobilidade urbana por meio da integração entre transporte coletivo e cicloviário
author Fujiwara, Melina Yumi
author_facet Fujiwara, Melina Yumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, João Carlos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujiwara, Melina Yumi
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Mobilidade urbana
Transporte coletivo
Transporte cicloviário
topic Transportes
Mobilidade urbana
Transporte coletivo
Transporte cicloviário
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-16T03:18:31Z
2018-01-16T03:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349728
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182707
identifier_str_mv 349728
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942038077440