Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sergio Luiz Pereira, 1963-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79389
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_241e9ca4039334a9ae94ac9c3112c362
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79389
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nunes, Sergio Luiz Pereira, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-10-14T19:24:29Z2022-10-14T19:24:29Z2022https://hdl.handle.net/1884/79389Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2022Inclui referências: p. 141-153Resumo:A Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, tem sido uma tendência no ensino de ciências em todos os níveis e está consolidada como uma alternativa ao atendimento de demandas educacionais hodiernas, agravadas no contexto da pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o problema de pesquisa parte da pergunta sobre as possíveis contribuições e limites que uma proposta de (re)configuração na disciplina de Física II, estruturada a partir da educação CTS e de Eixos de Alfabetização Científica, pode trazer para os Professores em Formação Inicial – PFI, situados no 5º período do curso de Licenciatura em Química do IFAC-campus Xapuri. Já o objetivo geral centrou-se em identificar e analisar potencialidades, limites e contribuições da inserção didática da educação CTS e dos eixos da Alfabetização Científica nos licenciandos. A abordagem teórico-metodológica investigativa adotada referenciou a construção de um modelo didático a partir da elaboração de uma Sequência Didática - SD, balizada na temática de relevância social, intitulada "Eita! Faltou luz", estruturada em abordagem didática referenciada nos "Três Momentos Pedagógicos - 3MP". A pesquisa de natureza qualitativa teve a abordagem de "intervenção pedagógica", e os registros obtidos para análise de dados procederam de questionários e produções textuais individuais e coletivas. A análise dos dados, obtidos nesse processo foram interpretados à luz da análise do conteúdo, com suporte do software ATLAS.ti. Tal procedimento analítico forneceu subsídios para avaliar que a investigação da temática de relevância social, estruturada no modelo didático proposto, potencializou a associação de relações CTS em diferentes níveis, trouxe motivação aos PFI e favoreceu o desenvolvimento da tomada de decisões. Com relação à promoção da alfabetização científica e tecnológica, a análise dos dados revelou uma apropriação diferenciada por grupo de indicadores. Dentre os obstáculos encontrados pode-se apontar para o desafio do caráter interdisciplinar da educação CTS e a precária mediação do Ensino Remoto Emergencial-ERE, perpassado pela falta de conectividade e inadequadas interfaces físicas de estudo, as quais confluíram em prejuízo da comunicação, da capacidade de expressão, da argumentação e, por conseguinte, do diálogo profícuo.Abstract: Education Science, Technology and Society - CTS, has been a trend in science teaching at all levels and is consolidated as an alternative to meet today's educational demands, aggravated in the context of the COVID-19 pandemic. The research problem was restricted to delimiting the possible contributions and limits that a proposal of (re)configuration in the Physics II discipline, structured from the CTS education and Scientific Literacy Axes, can bring to Teachers in Training Initial – PFI, from the 5th period of the Degree in Chemistry at IFAC-campus Xapuri. On the other hand, the general objective focused on identifying and analyzing potentialities, limits and contributions of the didactic insertion of STS education and axes of Scientific Literacy, in the undergraduates. The investigative methodological theoretical approach adopted referred to the construction of a didactic model from the elaboration of a Didactic Sequence - SD, based on a theme of social relevance, entitled "Eita! There was no light", structured with a didactic approach referenced in the "Three Pedagogical Moments - 3MP". The qualitative research had the approach of "pedagogical intervention", and the records obtained for data analysis came from questionnaires and individual and collective textual productions. Data analysis obtained in this process were interpreted in light of content analysis, supported by the ATLAS.ti software. This analytical procedure provided subsidies to assess that the investigation of the theme of social relevance, structured in the proposed didactic model, potentiated the association between STS relationships at different levels, brought motivation to PFIs and favored the development of decision-making. Regarding the promotion of scientific and technological literacy, data analysis revealed a differentiated appropriation by group of indicators. Among the obstacles found, we can point to the challenge of the interdisciplinary character of CTS education and the precarious mediation of Emergency Remote Teaching-ERE, permeated by the lack of connectivity and inadequate physical study interfaces, which have resulted in the detriment of communication, the capacity for expression, argumentation and, therefore, fruitful dialogue.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino à distânciaProfessores - FormaçãoCiências - Estudo e ensinoProfessores de cienciaEducaçãoFormação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.Einfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SERGIO LUIZ PEREIRA NUNES.pdfapplication/pdf5881767https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79389/1/R%20-%20T%20-%20SERGIO%20LUIZ%20PEREIRA%20NUNES.pdfa636ec245e82af2e3b0f1f049052bb39MD51open access1884/793892022-10-14 16:24:29.445open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79389Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-14T19:24:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
title Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
spellingShingle Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
Nunes, Sergio Luiz Pereira, 1963-
Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Professores de ciencia
Educação
title_short Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
title_full Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
title_fullStr Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
title_sort Formação inicial de professores de ciências : educação CTS no contexto do ensino remoto emergencial - E.R.E
author Nunes, Sergio Luiz Pereira, 1963-
author_facet Nunes, Sergio Luiz Pereira, 1963-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Sergio Luiz Pereira, 1963-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
contributor_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Professores de ciencia
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Professores de ciencia
Educação
description Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T19:24:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T19:24:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79389
url https://hdl.handle.net/1884/79389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79389/1/R%20-%20T%20-%20SERGIO%20LUIZ%20PEREIRA%20NUNES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a636ec245e82af2e3b0f1f049052bb39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860377959464960