Educação CTS : perspectivas socioeducacionais e indícios da construção da autonomia docente na formação inicial de professores de física
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/86618 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Ivanilda Higa |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHiga, Ivanilda, 1970-Pereira, Stefany Cris2024-03-06T19:06:54Z2024-03-06T19:06:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/86618Orientadora: Profª. Drª. Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2023Inclui referênciasResumo: Este trabalho situa-se no campo de investigação da educação Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS), que se configura como uma perspectiva educacional que busca promover uma reflexão sobre estas relações, a fim de promover uma educação crítica e encorajar nos discentes uma cultura de participação mais ampla. Com isso definimos como objetivo geral desta pesquisa: Identificar de quais modelos de professores se aproximam licenciados(as) em Física em apropriações acerca dos pressupostos educacionais CTS e as articulações com o processo de construção da autonomia docente no âmbito de uma disciplina de Metodologia de Ensino. Para atingir o objetivo geral definimos quatros objetivos específicos: i) analisar em quais Perspectivas Socioeducacionais e Culturas de Participação estão alicerçadas as propostas de ensino CTS elaboradas por licenciandos(as) em Física; ii) investigar Indícios de quais modelos de professores(as) os(as) licenciandos(as) em Física se aproximam em suas apropriações acerca dos pressupostos CTS no contexto de uma disciplina de Metodologia de Ensino de Física; iii) identificar os elementos que influenciam no(s) modelo(s) de professor(es)(as) apresentados nas concepções dos licenciandos(as) acerca de pressupostos educacionais CTS no ensino de Física e iv) discutir como os pressupostos da educação CTS contribuem para o processo de construção da autonomia docente por parte dos licenciados(as). O corpus foi constituído de Propostas de Ensino CTS elaboradas pelos licenciandos no contexto de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física e entrevistas realizadas com os mesmos. Em relação às culturas de participação e perspectivas socioeducacionais as análises indicaram: uma proposta de ensino com características menos críticas (cultura de participação motivacional acrítica e perspectiva socioeducacional de manutenção), uma intermediária (avaliação de impactos socioambientais e questionamento com recaídas para manutenção) e uma proposta de ensino com características mais críticas (amenização de riscos socioambientais e questionamento). Em relação à aproximação com os pressupostos da Educação CTS, foram identificados traços de especialista técnico, flutuante entre especialista técnico e profissional reflexivo e profissional reflexivo. Interpretamos que isso ocorre devido a elementos relacionados à Cultura escolar, realidade escolar, experiências anteriores com a docência (ou ausência delas), cultura do ensino de física, concepção de escola e professor. Dessa forma analisamos que a construção da autonomia docente é um processo complexo e influenciado por diferentes fatores e elementos internos e externos a realidade escolar e que a aproximação com o referencial CTS se configura como um caminho para o estabelecimento de reflexões mais amplas sobre o ensino de Física e sobre a prática docente, o que pode levar a aproximações com autonomia como emancipação.Abstract:This work is situated in the field of research in Science-Technology-Society (STS) education, which constitutes an educational perspective that seeks to promote reflection on these relationships in order to foster critical education and encourage students to embrace a broader culture of participation. Thus, we define the general objective of this research as follows: To identify which models of teachers physics graduates align with in their appropriations regarding STS educational assumptions and their connections with the process of building teaching autonomy within the scope of a Physics Teaching Methodology discipline. To achieve the general objective, we have defined four specific objectives: i) analyze the Socioeducational Perspectives and Cultures of Participation on which STS teaching proposals elaborated by physics graduates are based; ii) investigate indications of which models of teachers physics graduates align with in their appropriations of STS assumptions in the context of a Physics Teaching Methodology discipline; iii) identify the elements that influence the teacher models presented in the conceptions of physics graduates regarding STS educational assumptions in physics teaching; and iv) discuss how STS education assumptions contribute to the process of building teaching autonomy by physics graduates. The corpus consisted of STS teaching proposals elaborated by the graduates in the context of a Physics Teaching Methodology discipline and interviews conducted with them. Regarding cultures of participation and socioeducational perspectives, the analyses indicated: a teaching proposal with less critical characteristics (uncritical motivational participation culture and maintenance socioeducational perspective), an intermediate one (evaluation of socio-environmental impacts and questioning with relapses into maintenance), and a teaching proposal with more critical characteristics (mitigation of socio-environmental risks and questioning). Regarding the alignment with STS educational assumptions, traces of a technical specialist, fluctuating between a technical specialist and a reflective professional, and a reflective professional were identified. We interpret that this occurs due to elements related to school culture, school reality, previous experiences with teaching (or lack thereof), physics teaching culture, school and teacher conception. Thus, we analyze that the construction of teaching autonomy is a complex process influenced by different factors and elements internal and external to the school reality, and the alignment with the STS framework is a path to establishing broader reflections on physics teachin1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEducaçãoEducação CTS : perspectivas socioeducacionais e indícios da construção da autonomia docente na formação inicial de professores de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - STEFANY CRIS PEREIRA.pdfapplication/pdf2904990https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86618/1/R%20-%20D%20-%20STEFANY%20CRIS%20PEREIRA.pdf3406be1c17344df1262f5fcfeff766b4MD51open access1884/866182024-03-06 16:06:54.137open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86618Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-06T19:06:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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