O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franz, Luiz Gustavo Cangussú
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47580
Resumo: Orientador: Prof. Iverson Ladewig, Ph.D.
id UFPR_246d72b453dcd4887b8fb6c8b362a882
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47580
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLadewig, IversonFranz, Luiz Gustavo Cangussú2022-11-21T17:31:37Z2022-11-21T17:31:37Z2016https://hdl.handle.net/1884/47580Orientador: Prof. Iverson Ladewig, Ph.D.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016Inclui referências : f. 89-93Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e moderada. As dicas de aprendizagem têm como objetivo, atuar diretamente nos processos de atenção seletiva, direcionando a atenção dos alunos com deficiência intelectual aos pontos de maior relevância da atividade motora. Estes indivíduos caracterizam-se principalmente pelo rebaixamento intelectual, consequentemente, tendo dificuldade em manter a atenção por um longo período de tempo em uma atividade. Vinte alunos, do sexo masculino, com idade entre 16 e 30 anos de uma escola especial da cidade de Curitiba, foram selecionados e divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo com Dicas (GCD) e Grupo sem dicas (GSD), para realizar o arremesso por cima do ombro. Metodologicamente, o estudo foi dividido em um pré-teste, um período de 6 aulas praticas da habilidade do arremesso, o pós-teste (logo na sequência do encerramento das práticas), e um teste de retenção (20 dias após o pós-teste). Avaliação nas três fases ocorreu através de 10 arremessos, os quais foram filmados, para posterior analise por 2 avaliadores, utilizando uma ficha de pontuação com os 8 segmentos. O resultado confirmou alterações significativas ocorridas dentro do grupo com dicas em sete dos oitos segmentos avaliados, ao passo que o grupo sem dicas apresentou apenas duas alterações significativas. Apesar dos resultados não apresentarem muitas diferenças significativas entre os grupos, pudemos perceber uma tendência em favor ao uso das dicas. Futuros estudos com essa população são necessários a fim de concretizar a utilização das dicas como uma estratégia de aprendizagem. Palavras chaves: Dicas de Aprendizagem; Atenção; Deficiência Intelectual.Abstract: The objective of this study was to analyze motor skill acquisition through the use of cues as a cognitive strategy with intellectual deficient students. Cues have the objective to work directly in the selective attention processes, directing the student's attention to relevant aspects of the task. These individuals are characterized mainly by intellectual deficiency, having difficulty in sustaining attention over a long period of time while performing any activity. Twenty male students, aged between 16 and 30 years old, from an special school in the city of Curitiba were selected to participate and randomly assigned to two groups: Cue Group (GCD) and no Cue Group (GSD), in order to perform the over the shoulder throwing. Methodologically, the study was divided into a pre-test, 6 classes practicing the movement, a post-test and, twenty days after, a retention test. The 3 evaluation tests were conducting with each student performing 10 throws, which were recorded and later analyzed by two evaluators, using a point score sheet with 8 segments. The results confirmed significative modifications in the throwing pattern from the cue group in 7 of 8 segments, when compared to only 2 in the no cue group. Even though the results did not showed many significative differences between both groups, we can infer that there was a tendency in favor of the cue group. Future studies with this population are necessary in order certify the use of cues as a learning strategy. Key words: Learning Cues; Attention; Intellectual disabilities.102 f. : il., algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPessoas com deficiência mental - Estudo e ensinoEducação especialIncapacidade intelectualO uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZ GUSTAVO CANGUSSU FRANZ.pdfapplication/pdf2111428https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47580/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20CANGUSSU%20FRANZ.pdf05edb58d4ce0c267d16f3008d989b213MD51open access1884/475802022-11-21 14:31:37.433open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47580Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T17:31:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
title O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
spellingShingle O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
Franz, Luiz Gustavo Cangussú
Educação
Pessoas com deficiência mental - Estudo e ensino
Educação especial
Incapacidade intelectual
title_short O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
title_full O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
title_fullStr O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
title_full_unstemmed O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
title_sort O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
author Franz, Luiz Gustavo Cangussú
author_facet Franz, Luiz Gustavo Cangussú
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladewig, Iverson
dc.contributor.author.fl_str_mv Franz, Luiz Gustavo Cangussú
contributor_str_mv Ladewig, Iverson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pessoas com deficiência mental - Estudo e ensino
Educação especial
Incapacidade intelectual
topic Educação
Pessoas com deficiência mental - Estudo e ensino
Educação especial
Incapacidade intelectual
description Orientador: Prof. Iverson Ladewig, Ph.D.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-21T17:31:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-21T17:31:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47580
url https://hdl.handle.net/1884/47580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 102 f. : il., algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47580/1/R%20-%20D%20-%20LUIZ%20GUSTAVO%20CANGUSSU%20FRANZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05edb58d4ce0c267d16f3008d989b213
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860529136861184