Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4076
Resumo: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo compreender a Educação Física enquanto possibilidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual, partindo do questionamento: como as aulas de Educação Física podem auxiliar na inclusão de crianças com deficiência intelectual? A pesquisa possui os objetivos específicos: apresentar histórico da Educação Inclusiva, e da Educação Física Inclusiva, compreender a deficiência intelectual a partir de seu conceito, características e os níveis de comprometimento e apresentar elementos facilitadores e barreiras na atuação do professor de Educação Física com alunos com deficiência intelectual. O referencial teórico será dividido em três partes, sendo o primeiro capitulo o contexto histórico da Educação Inclusiva, segundo capitulo sobre a deficiência intelectual, as características e níveis de comprometimento da deficiência intelectual e como capitulo final o contexto histórico da Educação Física Inclusiva. Conclui-se que é importante o professor ter conhecimento sobre seus alunos, como qual o fator de risco da prática de atividade física e se há alguma limitação. O professor tem que fazer os planejamentos e estruturar quais serão as adaptações necessárias nas aulas de Educação Física.
id UFRPE_1d00382f9c5eec8cd0dd2e35262f083b
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4076
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.InclusãoEducação física para pessoas com deficiênciaIncapacidade intelectualEsta pesquisa é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo compreender a Educação Física enquanto possibilidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual, partindo do questionamento: como as aulas de Educação Física podem auxiliar na inclusão de crianças com deficiência intelectual? A pesquisa possui os objetivos específicos: apresentar histórico da Educação Inclusiva, e da Educação Física Inclusiva, compreender a deficiência intelectual a partir de seu conceito, características e os níveis de comprometimento e apresentar elementos facilitadores e barreiras na atuação do professor de Educação Física com alunos com deficiência intelectual. O referencial teórico será dividido em três partes, sendo o primeiro capitulo o contexto histórico da Educação Inclusiva, segundo capitulo sobre a deficiência intelectual, as características e níveis de comprometimento da deficiência intelectual e como capitulo final o contexto histórico da Educação Física Inclusiva. Conclui-se que é importante o professor ter conhecimento sobre seus alunos, como qual o fator de risco da prática de atividade física e se há alguma limitação. O professor tem que fazer os planejamentos e estruturar quais serão as adaptações necessárias nas aulas de Educação Física.This research is a bibliographic review that aims to understand Physical Education as a possibility for the inclusion of children with Intellectual Disabilities, starting from the question: how can Physical Education classes help in the inclusion of children with Intellectual Disabilities? The research has the specific objectives: to present the history of Inclusive Education, and of Inclusive Physical Education, to understand Intellectual Disability from its concept, characteristics and levels of commitment and To present facilitating elements and barriers in the performance of the Physical Education teacher with students with Intellectual Disabilities. The theoretical framework will be divided into three parts, the first chapter being the historical context of Inclusive Education, the second chapter on Intellectual Disability, the characteristics and levels of commitment of Intellectual Disability and as a final chapter the historical context of Inclusive Physical Education. It is concluded that it is important for the teacher to have knowledge about their students, such as the risk factor of physical activity and if there are any limitations. The teacher has to plan and structure what will be the necessary adaptations in Physical Education classes.BrasilTavares, Nayana Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/0345463960180807http://lattes.cnpq.br/0916330104621989Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de2023-03-07T18:17:29Z2023-03-07T18:17:29Z2022-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35 f.application/pdfOliveira, Jéssica Inez Cordeiro de. Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4076porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-07T18:18:21Zoai:dspace:123456789/4076Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-07T18:18:21Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
title Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
spellingShingle Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de
Inclusão
Educação física para pessoas com deficiência
Incapacidade intelectual
title_short Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
title_full Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
title_fullStr Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
title_sort Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
author Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de
author_facet Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Nayana Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/0345463960180807
http://lattes.cnpq.br/0916330104621989
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação física para pessoas com deficiência
Incapacidade intelectual
topic Inclusão
Educação física para pessoas com deficiência
Incapacidade intelectual
description Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo compreender a Educação Física enquanto possibilidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual, partindo do questionamento: como as aulas de Educação Física podem auxiliar na inclusão de crianças com deficiência intelectual? A pesquisa possui os objetivos específicos: apresentar histórico da Educação Inclusiva, e da Educação Física Inclusiva, compreender a deficiência intelectual a partir de seu conceito, características e os níveis de comprometimento e apresentar elementos facilitadores e barreiras na atuação do professor de Educação Física com alunos com deficiência intelectual. O referencial teórico será dividido em três partes, sendo o primeiro capitulo o contexto histórico da Educação Inclusiva, segundo capitulo sobre a deficiência intelectual, as características e níveis de comprometimento da deficiência intelectual e como capitulo final o contexto histórico da Educação Física Inclusiva. Conclui-se que é importante o professor ter conhecimento sobre seus alunos, como qual o fator de risco da prática de atividade física e se há alguma limitação. O professor tem que fazer os planejamentos e estruturar quais serão as adaptações necessárias nas aulas de Educação Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
2023-03-07T18:17:29Z
2023-03-07T18:17:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de. Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4076
identifier_str_mv Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de. Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1823239666584780800