Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/84903 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Cícero Aparecido Bezerra |
id |
UFPR_248d7f81d599d4aada2b12c6051798de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84903 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Panhoca, Luiz, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoBezerra, Cicero Aparecido, 1968-Souza, Márcio Rogério de2023-12-12T18:42:31Z2023-12-12T18:42:31Z2023https://hdl.handle.net/1884/84903Orientador: Prof. Dr. Cícero Aparecido BezerraCoorientador: Prof. Dr. Luiz PanhocaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 19/04/2023Inclui referências: p. 160-174Resumo: Os programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs), exercem importante função na execução da pesquisa dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), fomentando a construção da ciência, auxiliando na formação de discentes, docentes e pesquisadores. A maior parte do conhecimento no país é gerado neste ambiente, em que a parceria na relação orientador-orientando se caracteriza como um dos principais condutores quanto à produção científica. Nesta pesquisa, conjecturou-se que a presença de características de alto desempenho no relacionamento orientador-orientando refletem na produtividade científica, conduzindo a uma maior produção discente. Com base no conceito de high performance teams, a pesquisa buscou identificar quais características de alto desempenho no relacionamento orientador-orientando refletem na produtividade científica de discentes egressos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu acadêmico em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná. Tratou-se de pesquisa qualitativa, com os sujeitos da pesquisa compostos por alunos de mestrado que estiveram vinculados ao PPG entre os anos de 2013 e 2022. Quanto à metodologia, foi utilizado na coleta dos dados entrevistas semiestruturadas junto aos discentes e seus respectivos orientadores. Posteriormente, foi realizada a transcrição das entrevistas, análise e Interpretação de conteúdo e análise de sentimento e emoções. Nos resultados, concluiu-se que os alunos mais produtivos possuíam características de high performance teams semelhantes aos dos professores orientadores, que conduziram a uma maior produtividade científica em relação aos alunos menos produtivos, como ambiente de trabalho, interação, colaboração, comprometimento, comunicação, conhecimento das funções, dedicação e iniciativa. As características inerentes a relação orientador-orientando, foram compromisso, conhecimento de funções, comunicação e interatividade, dedicação e responsabilidade, parceria, respeito. Devido à importância em identificar e entender os componentes relacionados a produtividade científica nos PPGs, a pesquisa contribuirá na compreensão desse processo, auxiliando os programas a visualizarem fatores que influenciam o pós-graduando a publicar suas produções em periódicos e congressos.Abstract: The stricto sensu postgraduate programs (PPGs) exercise important role in the execution of research within Higher Education Institutions (HEIs), promoting the construction of science, helping in the formation of students, professors and researchers. Most of the knowledge in the country is generated in this environment, in which the partnership in the adviser-advisee relationship is characterized as one of the main drivers in terms of scientific production. In this research, it was conjectured that the presence of high-performance characteristics in the adviser-advisee relationship reflects on scientific productivity, leading to greater student production. Based on the concept of high-performance teams, the search searched to identify which characteristics of high performance in the adviser-advisee relationship reflect on the scientific productivity of students who graduated from the stricto sensu academic Postgraduate Program in Accounting at the Federal University of Paraná. It was qualitative research, with the research subjects composed of master's students who were linked to the PPG between the years 2013 and 2022. As for the methodology, semi-structured interviews with students and their advisors were used in data collection. Subsequently, the interviews were transcribed, the content was analyzed and interpreted, and feelings and emotions were analyzed. In the results, it was concluded that the most productive students had characteristics of high-performance teams similar to those of the advisors' professors, which led to a greater scientific productivity in relation to the less productive students, such as work environment, interaction, collaboration, commitment, communication, knowledge of functions, dedication and initiative. The inherent characteristics of the adviser-advisee relationship were commitment, knowledge of functions, communication and interactivity, dedication and responsibility, partnership, respect. Due to the importance of identifying and understanding the components related to scientific productivity in PPGs, the research will contribute to the understanding of this process, helping programs to visualize factors that influence postgraduate students to publish their productions in journals and congresses.1 recurso online : PDF.application/pdfPos-graduaçãoProdução científicaProfessores e alunosTrabalho em equipeCiência da InformaçãoCaracterísticas de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCIO ROGERIO DE SOUZA.pdfapplication/pdf9269899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84903/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20ROGERIO%20DE%20SOUZA.pdf92b91e9adad8e2a9c72f79cc9f820a7eMD51open access1884/849032023-12-12 15:42:31.56open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84903Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-12T18:42:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
title |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
spellingShingle |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica Souza, Márcio Rogério de Pos-graduação Produção científica Professores e alunos Trabalho em equipe Ciência da Informação |
title_short |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
title_full |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
title_fullStr |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
title_full_unstemmed |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
title_sort |
Características de high performance teams na relação orientador-orientando e seus reflexos na produção científica |
author |
Souza, Márcio Rogério de |
author_facet |
Souza, Márcio Rogério de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Panhoca, Luiz, 1951- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bezerra, Cicero Aparecido, 1968- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcio Rogério de |
contributor_str_mv |
Bezerra, Cicero Aparecido, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pos-graduação Produção científica Professores e alunos Trabalho em equipe Ciência da Informação |
topic |
Pos-graduação Produção científica Professores e alunos Trabalho em equipe Ciência da Informação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Cícero Aparecido Bezerra |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T18:42:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-12T18:42:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/84903 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/84903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84903/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20ROGERIO%20DE%20SOUZA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92b91e9adad8e2a9c72f79cc9f820a7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898801280188416 |