A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Cleide Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430
Resumo: O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.
id UNB-32_afe56788d68513e9fc2e574702b2dba6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3430
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensuPós-graduação;Relação orientador-orientando;Trabalho acadêmicoO texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/343010.26512/lc.v14i26.3430Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-1101981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430/3116Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Cleide Maria2022-09-09T16:12:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3430Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:49Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
title A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
spellingShingle A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
Viana, Cleide Maria
Pós-graduação;
Relação orientador-orientando;
Trabalho acadêmico
title_short A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
title_full A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
title_fullStr A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
title_full_unstemmed A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
title_sort A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
author Viana, Cleide Maria
author_facet Viana, Cleide Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Cleide Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação;
Relação orientador-orientando;
Trabalho acadêmico
topic Pós-graduação;
Relação orientador-orientando;
Trabalho acadêmico
description O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430
10.26512/lc.v14i26.3430
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i26.3430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430/3116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i26
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285374099456