A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430 |
Resumo: | O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu. |
id |
UNB-32_afe56788d68513e9fc2e574702b2dba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3430 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensuPós-graduação;Relação orientador-orientando;Trabalho acadêmicoO texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/343010.26512/lc.v14i26.3430Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-1101981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430/3116Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Cleide Maria2022-09-09T16:12:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3430Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:49Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
title |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
spellingShingle |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu Viana, Cleide Maria Pós-graduação; Relação orientador-orientando; Trabalho acadêmico |
title_short |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
title_full |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
title_fullStr |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
title_full_unstemmed |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
title_sort |
A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu |
author |
Viana, Cleide Maria |
author_facet |
Viana, Cleide Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Cleide Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação; Relação orientador-orientando; Trabalho acadêmico |
topic |
Pós-graduação; Relação orientador-orientando; Trabalho acadêmico |
description |
O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430 10.26512/lc.v14i26.3430 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v14i26.3430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3430/3116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110 Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110 Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 93-110 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v14i26 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285374099456 |