Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Renata
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86923
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_258a556d0c3c04033cbd580a0125d7fd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86923
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioBalbino, Renata2024-03-06T11:17:45Z2024-03-06T11:17:45Z2023https://hdl.handle.net/1884/86923Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 21/11/2023Inclui referênciasResumo: A presença de Tecnologias Digitais na sociedade promove mudanças de comunicação e de informação nos mais diferentes âmbitos. Essas mudanças podem ser percebidas nas formas com que as pessoas se relacionam e aprendem. O uso de Tecnologias Digitais na Educação apresenta-se como uma alternativa de ensinar e para aprender, podendo contribuir com esses processos e propiciar a construção coletiva do conhecimento. Diante da disponibilidade de diferentes plataformas voltadas para o âmbito educacional, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma proposta para a concepção de interfaces para plataformas assistidas por Inteligência Artificial que fazem uso de programação intuitiva, para construção de Objetos de Aprendizagem de Matemática. A proposta para a concepção dessas interfaces foi fundamentada no Design de Interação e na Ergonomia, contemplando as metas de usabilidade e as metas da experiência do usuário. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com incorporação dos princípios da Pesquisa em Design Educacional, segundo a qual devem ser desenvolvidas as fases preliminar, de prototipagem e avaliação. Esta pesquisa é parte de um macroprojeto em desenvolvimento por uma equipe multidisciplinar, formada por estudantes de pósgraduação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A fundamentação para a concepção dessas interfaces teve por objetivo favorecer a interatividade do usuário com esse tipo de plataforma. A partir dos estudos teóricos e da observação de diferentes plataformas para a construção de Objetos de Aprendizagem, foram propostos oito critérios ergonômicos, tais como Flexibilidade Adaptativa e Gestão de Erros integrada, que podem ser implementados em interfaces de plataformas com programação intuitiva e assistidas por Inteligência Artificial, com a mesma finalidade. Para o desenvolvimento da proposta de concepção de interface para essas plataformas, esses critérios foram verificados na GenIA, que é uma plataforma com essas características. Com base nesse percurso metodológico, foi apresentado um protótipo para a concepção da interface da GenIA. Foi possível propor soluções de usabilidade para interfaces de plataformas educacionais de Matemática, assistidas por Inteligência Artificial.Abstract: The presence of Digital Technologies in society promotes changes in communication and information in the most different areas. These changes can be seen in the ways in which people relate and learn. The use of Digital Technologies in Education presents itself as an alternative for teaching and learning, which can contribute to these processes and promote the collective construction of knowledge. Given the availability of different platforms aimed at the educational sphere, the objective of this research is to develop a proposal for the design of interfaces for platforms assisted by Artificial Intelligence that make use of intuitive programming, for the construction of Mathematics Learning Objects. The proposal for the design of these interfaces was based on Interaction Design and Ergonomics, considering usability goals and user experience goals. The methodology adopted was a qualitative approach, incorporating the principles of Educational Design Research, according to which the preliminary, prototyping and evaluation phases must be developed. This research is part of a macro project being developed by a multidisciplinary team, formed by postgraduate students from the Federal University of Paraná and the Federal Technological University of Paraná. The rationale for the design of these interfaces aimed to encourage user interactivity with this type of platform. Based on theoretical studies and observation of different platforms for the construction of Learning Objects, eight ergonomic criteria were proposed, such as Adaptive Flexibility and integrated Error Management, which can be implemented in platform interfaces with intuitive programming and assisted by Intelligence Artificial, with the same purpose. To develop the interface design proposal for these platforms, these criteria were verified in GenIA, which is a platform with these characteristics. Based on this methodological path, a prototype was presented for the design of the GenIA interface. It was possible to propose usability solutions for interfaces of educational Mathematics platforms, assisted by Artificial Intelligence.1 recurso online : PDF.application/pdfInteligencia artificial - Aplicações educacionaisSoftware educacionalErgonomiaMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaUma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RENATA OLIVEIRA BALBINO.pdfapplication/pdf5397189https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86923/1/R%20-%20T%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf9e0f57be87455f968125c7f10e082f42MD51open access1884/869232024-03-06 08:17:45.227open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-06T11:17:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
title Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
spellingShingle Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
Balbino, Renata
Inteligencia artificial - Aplicações educacionais
Software educacional
Ergonomia
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
title_short Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
title_full Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
title_fullStr Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
title_full_unstemmed Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
title_sort Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
author Balbino, Renata
author_facet Balbino, Renata
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Renata
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligencia artificial - Aplicações educacionais
Software educacional
Ergonomia
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
topic Inteligencia artificial - Aplicações educacionais
Software educacional
Ergonomia
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T11:17:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06T11:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/86923
url https://hdl.handle.net/1884/86923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86923/1/R%20-%20T%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e0f57be87455f968125c7f10e082f42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860573101555712