Os desafios da gestão democrática na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53112 |
Resumo: | Orientador : Humberto Rodrigues de Lima |
id |
UFPR_25da60ae1d8fcb9651286af5dc0e29b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53112 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Premebida, Célia Maria BarrozoUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaLima, Humberto Rodrigues de2020-01-06T19:55:12Z2020-01-06T19:55:12Z2016https://hdl.handle.net/1884/53112Orientador : Humberto Rodrigues de LimaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A relevância de discutir questões vinculadas à gestão democrática das escolas públicas significa falar em como se se estabelece a democracia no interior das instituições escolares, como acontecem as relações da escola com a comunidade, suas fragilidades, entraves e quais são seus anseios. Significa, também, investigar como deve se efetivar a participação da comunidade escolar, objetivando um trabalho coletivo e colaborativo a fim de responder aos desafios da contemporaneidade e a cultura organizacional da instituição, para a melhoria da qualidade do ensino e a apropriação do conhecimento como base para a emancipação do aluno e sua atuação crítica e transformadora do contexto social. Este estudo pretende evidenciar a importância da atuação dos gestores sob uma perspectiva democrática para enfrentar os desafios e as inúmeras possibilidades inerentes ao seu papel, no sentido de valorizar a autonomia da instituição educacional pública, assumindo responsabilidades por intermédio do estabelecimento de canais capazes de assegurar a efetiva participação do coletivo escolar nos processos de tomada de decisões.17 p.application/pdfEscolas - Organização e administraçãoOs desafios da gestão democrática na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CELIA MARIA BARROZO PREMEBIDA.pdfapplication/pdf297981https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53112/1/R%20-%20E%20-%20CELIA%20MARIA%20BARROZO%20PREMEBIDA.pdfd22ffeccc76f3328d076e175b8bdd091MD51open access1884/531122020-01-06 16:55:12.423open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53112Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-06T19:55:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desafios da gestão democrática na escola |
title |
Os desafios da gestão democrática na escola |
spellingShingle |
Os desafios da gestão democrática na escola Premebida, Célia Maria Barrozo Escolas - Organização e administração |
title_short |
Os desafios da gestão democrática na escola |
title_full |
Os desafios da gestão democrática na escola |
title_fullStr |
Os desafios da gestão democrática na escola |
title_full_unstemmed |
Os desafios da gestão democrática na escola |
title_sort |
Os desafios da gestão democrática na escola |
author |
Premebida, Célia Maria Barrozo |
author_facet |
Premebida, Célia Maria Barrozo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Premebida, Célia Maria Barrozo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Humberto Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Lima, Humberto Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração |
topic |
Escolas - Organização e administração |
description |
Orientador : Humberto Rodrigues de Lima |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-06T19:55:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-06T19:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53112 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53112/1/R%20-%20E%20-%20CELIA%20MARIA%20BARROZO%20PREMEBIDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d22ffeccc76f3328d076e175b8bdd091 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860716905365504 |