A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54594
Resumo: Orientadora : Adriana Teles de Souza
id UFPR_69829977d360e4b6d9a192e9c32049e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54594
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Feliciano, Izabel Gonçalves de SouzaSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-19T19:21:46Z2019-11-19T19:21:46Z2016https://hdl.handle.net/1884/54594Orientadora : Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A indisciplina é um dos grandes problemas da escola atual, por conseguinte uma das dificuldades enfrentadas pelos professores e equipe pedagógica, desafio este que nos leva a repensar a efetivação da gestão democrática em nossas escolas. O objetivo desse estudo foi investigar alguns dos fatores que contribuem para a indisciplina em sala de aula, e de que forma a equipe gestora pode promover melhorias nas relações dos envolvidos nesta situação: família, alunos, comunidade e corpo docente. Sendo que para isto baseou-se em consultas bibliográficas sobre o assunto tendo como base os autores Vasconcellos (1994; 1995; 2004) e Aquino (2003), e na análise dos dados provenientes da entrevista realizada com os sujeitos da pesquisa. Os resultados são apresentados buscando não apontar apenas um responsável pelos atos de indisciplina, mais na verdade buscar soluções, através do entrelaçamento dos interessados na resolução deste problema: o aluno desinteressado que por consequência não aprende o conteúdo, o professor frustrado ou acomodado na realização de suas tarefas e a família omissa ou presente, e este trabalho de ser o elo a entrelaçar os envolvidos de modo ajudarem-se, é da equipe gestora, e deve basear-se nos princípios da gestão democrática23 p.application/pdfEscolas - Organização e administraçãoDisciplina escolarA gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IZABEL GONCALVES DE SOUZA FELICIANO.pdfapplication/pdf386699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54594/1/R%20-%20E%20-%20IZABEL%20GONCALVES%20DE%20SOUZA%20FELICIANO.pdf5c0cc787765895f14b4172415baddc7eMD51open access1884/545942019-11-19 16:21:46.991open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54594Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-19T19:21:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
title A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
spellingShingle A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza
Escolas - Organização e administração
Disciplina escolar
title_short A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
title_full A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
title_fullStr A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
title_full_unstemmed A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
title_sort A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
author Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza
author_facet Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Adriana Teles de
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Disciplina escolar
topic Escolas - Organização e administração
Disciplina escolar
description Orientadora : Adriana Teles de Souza
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-19T19:21:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-19T19:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54594
url https://hdl.handle.net/1884/54594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54594/1/R%20-%20E%20-%20IZABEL%20GONCALVES%20DE%20SOUZA%20FELICIANO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c0cc787765895f14b4172415baddc7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860831319687168