A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54594 |
Resumo: | Orientadora : Adriana Teles de Souza |
id |
UFPR_69829977d360e4b6d9a192e9c32049e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54594 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Feliciano, Izabel Gonçalves de SouzaSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-19T19:21:46Z2019-11-19T19:21:46Z2016https://hdl.handle.net/1884/54594Orientadora : Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A indisciplina é um dos grandes problemas da escola atual, por conseguinte uma das dificuldades enfrentadas pelos professores e equipe pedagógica, desafio este que nos leva a repensar a efetivação da gestão democrática em nossas escolas. O objetivo desse estudo foi investigar alguns dos fatores que contribuem para a indisciplina em sala de aula, e de que forma a equipe gestora pode promover melhorias nas relações dos envolvidos nesta situação: família, alunos, comunidade e corpo docente. Sendo que para isto baseou-se em consultas bibliográficas sobre o assunto tendo como base os autores Vasconcellos (1994; 1995; 2004) e Aquino (2003), e na análise dos dados provenientes da entrevista realizada com os sujeitos da pesquisa. Os resultados são apresentados buscando não apontar apenas um responsável pelos atos de indisciplina, mais na verdade buscar soluções, através do entrelaçamento dos interessados na resolução deste problema: o aluno desinteressado que por consequência não aprende o conteúdo, o professor frustrado ou acomodado na realização de suas tarefas e a família omissa ou presente, e este trabalho de ser o elo a entrelaçar os envolvidos de modo ajudarem-se, é da equipe gestora, e deve basear-se nos princípios da gestão democrática23 p.application/pdfEscolas - Organização e administraçãoDisciplina escolarA gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IZABEL GONCALVES DE SOUZA FELICIANO.pdfapplication/pdf386699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54594/1/R%20-%20E%20-%20IZABEL%20GONCALVES%20DE%20SOUZA%20FELICIANO.pdf5c0cc787765895f14b4172415baddc7eMD51open access1884/545942019-11-19 16:21:46.991open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54594Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-19T19:21:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
title |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
spellingShingle |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza Escolas - Organização e administração Disciplina escolar |
title_short |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
title_full |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
title_fullStr |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
title_full_unstemmed |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
title_sort |
A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina |
author |
Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza |
author_facet |
Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Adriana Teles de Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Disciplina escolar |
topic |
Escolas - Organização e administração Disciplina escolar |
description |
Orientadora : Adriana Teles de Souza |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-19T19:21:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-19T19:21:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54594 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54594/1/R%20-%20E%20-%20IZABEL%20GONCALVES%20DE%20SOUZA%20FELICIANO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c0cc787765895f14b4172415baddc7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898883019833344 |