Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohr, Allan Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26192
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Luciana Albanese Valore
id UFPR_25de0609b3d09c29bd71601d6b6bd0cd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26192
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mohr, Allan MartinsValore, Luciana AlbaneseUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2019-12-13T14:41:52Z2019-12-13T14:41:52Z2011https://hdl.handle.net/1884/26192Orientadora: Profa. Dra. Luciana Albanese ValoreDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 26/08/2011Bibliografia: fls.108-117Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida como um estudo teórico, tem por objetivo responder a questão das possibilidades e impossibilidades de se fazer psicanálise numa instituição escolar. Para tanto, inicialmente, estuda-se a escola na contemporaneidade – e o que essa instituição social demanda de seus alunos e dos profissionais da psicologia – e a psicanálise conforme descrita e desenvolvida por Sigmund Freud – mais precisamente, o método psicanalítico, as teorias componentes da psicanálise e os instrumentos técnicos da psicanálise. Em seguida, partindo de reflexões sobre a psicanálise aplicada delineiam-se algumas possibilidades de atuação do psicanalista em um ambiente de ensino. Finalmente, apoiando-se em estudos sobre a interface psicanálise e educação propõe-se pensar os impossíveis de ambos os campos de saber e as (im)possibilidades do trabalho do psicanalista na escola. Conclui-se, então, que é válido falar em psicanálise aplicada na escola, muito embora não se possa garantir, a priori, que um ato será um ato analítico.Abstract: This research, developed as a theoretical study aims to answer the question of the possibilities and impossibilities of doing psychoanalysis on an educational institution. For that, initially, we study the school in contemporary times – and what this social institution demands for its students and for the professionals in psychology – and Psychoanalysis, as described and developed by Sigmund Freud – more precisely, the psychoanalytic method, psychoanalytic theories components and the technical tools of psychoanalysis. Then, starting from the reflections on applied psychoanalysis, some possible performances of the psychoanalyst in a teaching environment are outlined. Finally, relying on studies of the interface between psychoanalysis and education we propose to think the impossible from both fields of knowledge and the (im)possibilities of the psychoanalyst's work at school. Then, we conclude that it is valid to speak of applied psychoanalysis in the school, although it cannot be guaranteed, a priori, that an act will be an analytical act.117f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - PsicologiaPsicanálise e educaçãoPsicanalistasPsicologia educacionalPsicologiaAquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao - Allan Martins Mohr (Final).pdfapplication/pdf803386https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26192/1/Dissertacao%20-%20Allan%20Martins%20Mohr%20%28Final%29.pdf5da941cb5d874b3eea4c3f71f2ae21c7MD51open accessTEXTDissertacao - Allan Martins Mohr (Final).pdf.txtExtracted Texttext/plain273494https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26192/2/Dissertacao%20-%20Allan%20Martins%20Mohr%20%28Final%29.pdf.txtadd29b360e9a0ccaa3c345b83c28e94eMD52open accessTHUMBNAILDissertacao - Allan Martins Mohr (Final).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26192/3/Dissertacao%20-%20Allan%20Martins%20Mohr%20%28Final%29.pdf.jpgc1532eaeecd865437058d49672d80edcMD53open access1884/261922019-12-13 11:41:52.678open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26192Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T14:41:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
title Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
spellingShingle Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
Mohr, Allan Martins
Dissertações - Psicologia
Psicanálise e educação
Psicanalistas
Psicologia educacional
Psicologia
title_short Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
title_full Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
title_fullStr Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
title_full_unstemmed Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
title_sort Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola
author Mohr, Allan Martins
author_facet Mohr, Allan Martins
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Valore, Luciana Albanese
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mohr, Allan Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Psicologia
Psicanálise e educação
Psicanalistas
Psicologia educacional
Psicologia
topic Dissertações - Psicologia
Psicanálise e educação
Psicanalistas
Psicologia educacional
Psicologia
description Orientadora: Profa. Dra. Luciana Albanese Valore
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T14:41:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T14:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26192
url https://hdl.handle.net/1884/26192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26192/1/Dissertacao%20-%20Allan%20Martins%20Mohr%20%28Final%29.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26192/2/Dissertacao%20-%20Allan%20Martins%20Mohr%20%28Final%29.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26192/3/Dissertacao%20-%20Allan%20Martins%20Mohr%20%28Final%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5da941cb5d874b3eea4c3f71f2ae21c7
add29b360e9a0ccaa3c345b83c28e94e
c1532eaeecd865437058d49672d80edc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898764793937920