Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/28854 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Aloísio Leoni Schmid |
id |
UFPR_2610e649d7f13cf2e7e466dfeb808471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28854 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Carboni, Márcio Henrique de Sousa, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilSchmid, Aloísio Leoni, 1968-2021-07-12T21:03:51Z2021-07-12T21:03:51Z2012https://hdl.handle.net/1884/28854Orientador : Prof. Dr. Aloísio Leoni SchmidDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 19/04/2012Bibliografia: fls. 79-83Area de concentração : Ambiente construído e gestãoResumo: Este trabalho busca revelar as preferências de professores de música para salas voltadas para o ensino e prática de música, principalmente no que diz respeito ao tempo de reverberação. Para alcançá-las várias etapas devem ser seguidas. Sabe-se que o fato de não haver um consenso sobre o assunto entre professores se dá principalmente por falta de conhecimento de um vocabulário descritivo das salas e sua acústica. Sendo assim, inicialmente é necessário estabelecer este vocabulário e tornálo familiar a estes atores. Neste trabalho foram explicados conceitos como: reverberação, calor, brilho, intimismo, timbre e coloração, clareza. Esses foram apresentados a uma amostra de professores de música visando sensibilizá-los, através de palestra/vídeo que utilizou um sobrevôo sobre a história da música como apoio para se falar sobre acústica. Essa capacitação foi feita para que, com um embasamento técnico fixado, eles pudessem fazer seus julgamentos ao responderem a um questionário. Essa survey foi aplicada a 30 professores de música de diversas localidades do país. Apesar de não ser possível fazer inferências estatísticas com uma amostra reduzida, foi possível ter pistas sobre as preferências dos professores fazendo uma análise qualitativa das respostas. Através de questões abertas desse questionário levantou-se um assunto inicialmente não considerado para este estudo que veio a fazer com que o autor repensasse as condições prioritárias para uma boa sala de ensino e prática musical considerando o contexto brasileiro: a maior preocupação com o isolamento acústico, talvez tão importante quanto a definição do tempo de reverberação mais adequado para estas salas.Abstract: This research seeks to reveal the preferences of music teachers for rooms used in teaching and practice of music, especially with regard to the reverberation time. To reach them several steps must be followed. It is known that the fact there is no consensus on the subject among teachers is mainly due to lack of knowledge of a descriptive vocabulary of the room and its acoustics. Thus, it is initially necessary to establish this vocabulary and make it familiar to these actors. In this work were explained concepts such as reverberation, warmth, brightness, intimacy, tone and color, clarity. These were presented to a sample of music teachers in order to sensitize them through lecture/video that used a fly on the history of music as support to talk about acoustics. This training was made so that, with a technical background set, they could make their judgments when responding to a questionnaire. This survey was administered to 30 teachers of music from various parts of the country. Although it is not possible to make statistical inferences with a small sample, it was possible to get clues about the preferences of teachers making a qualitative analysis of responses. Through the open questions of this questionnaire is an issue raised initially not considered for this study came to make the author rethink the priority conditions for a good room teaching and practice of music, considering the Brazilian context: a main concern with the acoustic perhaps as important as the definition of reverberation time more appropriate for these rooms.93f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMúsica - Acústica e físicaMúsica - Estudo e ensinoProfessores de musicaEngenharia CivilQualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIO HENRIQUE DE SOUSA CARBONI.pdfapplication/pdf4308202https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28854/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20HENRIQUE%20DE%20SOUSA%20CARBONI.pdfcfdde8c041f23c19a841d40424f67e83MD51open accessTEXTR - D - MARCIO HENRIQUE DE SOUSA CARBONI.pdf.txtExtracted Texttext/plain160827https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28854/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20HENRIQUE%20DE%20SOUSA%20CARBONI.pdf.txt5aec1c770ed2d17474379d36dbea9bb2MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIO HENRIQUE DE SOUSA CARBONI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1607https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28854/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20HENRIQUE%20DE%20SOUSA%20CARBONI.pdf.jpg87701620a46733074415a61c1dbe8415MD53open access1884/288542021-07-12 18:03:51.576open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28854Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-12T21:03:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
title |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
spellingShingle |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música Carboni, Márcio Henrique de Sousa, 1987- Teses Música - Acústica e física Música - Estudo e ensino Professores de musica Engenharia Civil |
title_short |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
title_full |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
title_fullStr |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
title_full_unstemmed |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
title_sort |
Qualidade acústica em salas de ensino de música : parâmetros acústicos preferenciais na opinião de professores de música |
author |
Carboni, Márcio Henrique de Sousa, 1987- |
author_facet |
Carboni, Márcio Henrique de Sousa, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carboni, Márcio Henrique de Sousa, 1987- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmid, Aloísio Leoni, 1968- |
contributor_str_mv |
Schmid, Aloísio Leoni, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Música - Acústica e física Música - Estudo e ensino Professores de musica Engenharia Civil |
topic |
Teses Música - Acústica e física Música - Estudo e ensino Professores de musica Engenharia Civil |
description |
Orientador : Prof. Dr. Aloísio Leoni Schmid |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-12T21:03:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-12T21:03:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/28854 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/28854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28854/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20HENRIQUE%20DE%20SOUSA%20CARBONI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28854/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20HENRIQUE%20DE%20SOUSA%20CARBONI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28854/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20HENRIQUE%20DE%20SOUSA%20CARBONI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfdde8c041f23c19a841d40424f67e83 5aec1c770ed2d17474379d36dbea9bb2 87701620a46733074415a61c1dbe8415 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860794843922432 |