O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70638
Resumo: Orientadora: Profa. Dra Adriana A. Dragone Silveira
id UFPR_26b71880651c638885b1ce3c0f3e17ab
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70638
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984-Silveira, Adriana Dragone, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-06-09T12:38:44Z2021-06-09T12:38:44Z2020https://hdl.handle.net/1884/70638Orientadora: Profa. Dra Adriana A. Dragone SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/09/2020Inclui referências: p. 189-196Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se insere no campo da Política Educacional, uma vez que aborda a relação entre a demanda social pela educação das crianças de 0 a 5 anos e o posicionamento do Estado diante desta demanda. Considerando o financiamento como uma das condições necessárias para uma oferta em condições de qualidade, buscou-se investigar qual o contexto do acesso à Educação Infantil das crianças de 0 a 5 anos após a EC nº 59/2009, analisando as condições de qualidade em que esta oferta tem sido realizada em municípios com distintas capacidades financeiras. Para tanto, tomou-se como referência a realidade dos municípios que compõem o Primeiro Anel Metropolitano de Curitiba (PAMC) composto pela capital e as cidades de: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Quanto ao tipo de análise e tratamento dos dados necessários para responder às questões norteadoras, optou-se por utilizar uma abordagem quantitativa, com o uso de indicadores selecionados a partir da orientação da legislação brasileira sobre o financiamento da educação, o acesso e as condições necessárias para a garantia de um padrão mínimo de qualidade na Educação Infantil. Para a análise dos dados os municípios foram classificados segundo sua capacidade financeira, expressa pela receita líquida municipal per capita. No contexto do financiamento foi possível identificar que a capacidade financeira dos municípios tem forte relação com a disponibilidade de recursos, com a proporção de receitas próprias e com o gasto aluno/ano. Além disso, os municípios se mostram muito dependentes das transferências intergovernamentais, principalmente, daquelas recebidas via FUNDEB. No contexto do acesso foi observado que, ao contrário do que previam os especialistas da área, nos municípios analisados, as matrículas de creche continuaram crescendo mesmo após a EC nº 59/2009, ainda que em quantidade e proporção menor do que as da pré-escola. Também foi possível observar que o conveniamento não foi uma estratégia usada por estes municípios, mas houve um crescimento expressivo das matrículas na rede privada não conveniada, principalmente na creche, nos municípios com maiores capacidades financeiras. No contexto das condições de oferta foi identificado que esta se diferencia em vários aspectos em creche e préescola, principalmente no que se refere aos profissionais que atuam com as crianças e ao tipo de instituição frequentada por elas. Palavras-chave: Direito à educação. Educação Infantil. Condições de qualidade. Financiamento da educação. Políticas educacionais.Abstract: This research aimed at investigating the right to early childhood education and the quality conditions in which this right has been offered by the municipal public administration. The object of the research falls within the field of Educational Policy, since it addresses the relationship between the social demand for the education of children from 0 to 5 years old and the position of the State before this demand. Considering financing as one of the necessary conditions for a quality offer, we sought to investigate the access context to Early Childhood Education for children aged 0 to 5 years old after AMD No. 59/2009, which analyzes the quality conditions in which this offer has happened in municipalities with different financial capacities. Therefor, we took as reference the reality of the municipalities that form the First Metropolitan Ring of Curitiba (FMRC), which are: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. According to the type of analysis and data processing needed to answer the guiding questions, we chose the quantitative approach, having indicators selected according to the Brazilian Educational Financing Legislation, to the access and the necessary conditions to guarantee a minimum quality standard in Early Childhood Education. As for data analysis, the municipalities were classified according to their financial capacity, expressed by the municipal per capita net income. It was possible to identify that the financial capacity of the municipalities has a close relationship with the resource availability proportional to their own revenues and to the student/year expenditure. In addition, the municipalities are dependent on intergovernmental transfers, mainly those received via FUNDEB. Concerning the access, it was observed that, contrary to what specialists predicted, daycare enrollments continued to grow even after AMD No. 59/2009, although in a smaller proportional quantity. We also observed that the agreement was not strategically used by these municipalities, but an expressive growth in enrollments in the private non-affiliated daycare chain mainly in the municipalities with greater financial capacities. Concerning the offering conditions, it was identified that they differ in several aspects in daycare and preschool, mainly with regard to the professionals who work with the children and the type of institution attended by them. Keywords: Right to education. Child education. Quality conditions. Education financing. Educational policies.203 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação infantilEducação - Aspectos econômicos - Curitiba (PR)Educação e EstadoEducação - FinanciamentoEducação - QualidadeEducaçãoO desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DHAIENE DE JESUS DOS REIS BRUNO.pdfapplication/pdf3981457https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70638/1/R%20-%20D%20-%20DHAIENE%20DE%20JESUS%20DOS%20REIS%20BRUNO.pdf1a943796b04791cef9112f459eccff6cMD51open access1884/706382021-06-09 09:38:44.951open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70638Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-09T12:38:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
title O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
spellingShingle O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984-
Educação infantil
Educação - Aspectos econômicos - Curitiba (PR)
Educação e Estado
Educação - Financiamento
Educação - Qualidade
Educação
title_short O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
title_full O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
title_fullStr O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
title_full_unstemmed O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
title_sort O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
author Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984-
author_facet Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silveira, Adriana Dragone, 1974-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação - Aspectos econômicos - Curitiba (PR)
Educação e Estado
Educação - Financiamento
Educação - Qualidade
Educação
topic Educação infantil
Educação - Aspectos econômicos - Curitiba (PR)
Educação e Estado
Educação - Financiamento
Educação - Qualidade
Educação
description Orientadora: Profa. Dra Adriana A. Dragone Silveira
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-09T12:38:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-09T12:38:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70638
url https://hdl.handle.net/1884/70638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70638/1/R%20-%20D%20-%20DHAIENE%20DE%20JESUS%20DOS%20REIS%20BRUNO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a943796b04791cef9112f459eccff6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860648334786560