Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Arlete Parrilha Martins de Almeida
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61568
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan Marchetti
id UFPR_27825ac0ac6b1182071971e08fb86c4e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61568
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Prado, Arlete Parrilha Martins de AlmeidaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoMarchetti, Renato Zancan, 1950-2022-10-18T20:44:43Z2022-10-18T20:44:43Z1995https://hdl.handle.net/1884/61568Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan MarchettiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pós-Graduação em AdministraçãoInclui referências: p. 147-153Resumo: A orientação para o mercado é um tema que vem despertando grande interesse em todas as áreas ligadas à administração. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um instrumento para medir a orientação para o mercado aplicável a hospitais. É feita revisão bibliográfica sobre a instituição hospitalar, o conceito de marketing, cultura organizacional e orientação para o mercado. São também levantados os instrumentos disponíveis para avaliação da orientação para o mercado. O desenvolvimento da escala é feito em duas partes: uma exploratória, para a geração do instrumento preliminar e outra de purificação e teste do instrumento. O questionário inicial, contendo 135 itens, foi desenvolvido com base na revisão bibliográfica e em uma série de entrevistas em profundidade com estudiosos e administradores hospitalares. O questionário foi aplicado a todos os 95 hospitais de 4 das maiores cidades do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel). Cada hospital recebeu um questionário para ser respondido pelo diretor geral, clínico ou administrativo. Foi obtida taxa de resposta de 42%. Este grupo de respostas foi submetido a análise fatorial, e a uma série de procedimentos para purificação da escala e testes para garantia de estabilidade e confiabilidade, obtendo-se ao final um questionário reduzido contendo 15 itens. Foram identificadas 5 dimensões da orientação para o mercado em hospitais: orientação para o cliente (preocupação com o relacionamento humano com o cliente), qualidade e inovação (busca da liderança, qualidade técnica e inovação tecnológica), reparação (solução de problemas, correção de rumos), orientação para a concorrência (busca e disseminação de informações sobre concorrentes e fornecedores) e harmonia (funcionamento harmônico dos serviços). Foram testadas três hipóteses sobre a relação entre a orientação para o mercado e características dos hospitais: tamanho (em número de leitos), orientação principal (orientado para lucro ou não) e desempenho a longo prazo (índice de ocupação de leitos e taxa de investimentos em tecnologia), não sendo encontradas diferenças significativas entre as categorias estudadas. Conclui-se que, do ponto de vista dos administradores dos hospitais da amostra pesquisada no estudo, não existem diferenças no grau de orientação para o mercado com base nas características estudadas.Abstract: Market orientation is a subject of great interest for all areas related to administration. The prime target of this work is the development of a scale to measure the market orientation of hospitals. First is made a review of the literature on hospitals, marketing concept, organizational culture and market orientation. Also are reviewed the scales available to measure market orientation. The development of the scale was made in two parts: one exploratory, for generation of the preliminary scale, and other for purifying and test of the scale. The prime scale, with 135 items, was based on the literature review and on a series of in depth interviews with scholars and hospital managers. The instrument was sent to all 95 hospitals of the 4 largest cities of Paraná State (Curitiba, Londrina, Maringá and Cascavel). Each hospital received one questionnaire to be responded by the Top Manager, the Clinical Director or the Administrative Director; with 42% of return tax. The answers were submitted to factor analysis and to a series of tests for scale purifying and stability and reliability assessment. At the end, the scale remains with 15 items. Five dimensions of market orientation in hospitals were identified: consumer orientation (preoccupation with human relations with clients), quality and innovation (search for leadership, technical quality and technological innovation), reparation (problems solution and revising), com petitor orientation (search and dissemination of information about competitors and suppliers) and harmony (harmonic coordination of services). Three hypothesis about relationship with the market orientation and characteristics of the hospital were tested. Size (number of beds), prime object (profit, not for profit) and long term performance and no significance differences were found between the categories. The conclusion is that, from the point of view of the executives of the hospitals of the study, there aren't differences in the tested characteristics.[153] f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalHospitais - AdministraçãoCultura organizacionalTesesAdministraçãoOrientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ARLETE PARRILHA MARTINS DE ALMEIDA PRADO.pdfapplication/pdf4058700https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61568/1/D%20-%20ARLETE%20PARRILHA%20MARTINS%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf809b8cf2c85e56116541171c27e5a3c0MD51open access1884/615682022-10-18 17:44:43.306open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-18T20:44:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
title Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
spellingShingle Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
Prado, Arlete Parrilha Martins de Almeida
Hospitais - Administração
Cultura organizacional
Teses
Administração
title_short Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
title_full Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
title_fullStr Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
title_full_unstemmed Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
title_sort Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
author Prado, Arlete Parrilha Martins de Almeida
author_facet Prado, Arlete Parrilha Martins de Almeida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Arlete Parrilha Martins de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
contributor_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais - Administração
Cultura organizacional
Teses
Administração
topic Hospitais - Administração
Cultura organizacional
Teses
Administração
description Orientador: Prof. Dr. Renato Zancan Marchetti
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T20:44:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T20:44:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61568
url https://hdl.handle.net/1884/61568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [153] f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61568/1/D%20-%20ARLETE%20PARRILHA%20MARTINS%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 809b8cf2c85e56116541171c27e5a3c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860370841731072