A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicacio, Herica
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80556
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira
id UFPR_2819f5898f1e5a41a719736409b11fed
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80556
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPereira, Patrícia Barbosa, 1978-Nicacio, Herica2023-02-13T17:26:11Z2023-02-13T17:26:11Z2022https://hdl.handle.net/1884/80556Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/09/2022Inclui referênciasResumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os documentos curriculares, de 2009 e 2019, e seu funcionamento discursivo no curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a fim de verificar a formação inicial para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a realização deste estudo, os aportes teóricos se encontraram em autores e autoras como Arroyo (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Freire (1980; 1992; 2004), Orlandi (2015), Saviani (2013), dentre outros. Para viabilizar a constituição de dados, foram necessárias algumas ações metodológicas, que contemplaram analisar documentos curriculares do curso de Pedagogia da UFPR e, foram levantadas as disciplinas obrigatórias que contemplam a EJA; a fim de compreender a constituição de sentidos e as marcas discursivas sobre a EJA no currículo do curso de Pedagogia. A abordagem metodológica é do tipo qualitativa, de natureza exploratória, pois foram analisados os documentos curriculares do curso de Pedagogia da UFPR, conjuntamente aos discursos de discentes e egressos e egressas da UFPR, ou seja, foram delineadas as possibilidades de compreensão da materialização deste currículo, no âmbito das relações entre os sujeitos, com vistas a delinear as aproximações e distanciamentos dos sentidos dos discursos aos saberes necessários para as práticas da EJA na formação inicial em Pedagogia. Com esta pesquisa foi possível verificar a consciência de discentes, egressos e egressas sobre a importância da EJA na formação inicial, mas por outro lado, a invisibilidade que a modalidade possuí nos documentos curriculares.Resumen: El presente estudio tuvo como objetivo analizar los documentos curriculares, de 2009 y 2019, y su funcionamiento discursivo en el curso de Pedagogía presencial de la Universidad Federal de Paraná (UFPR), con el fin de verificar la formación inicial para actuar en la Educación de Jóvenes y Adultos. Para orientar este estudio se encontraron aportes teóricos en autores como Arroyo (2001), Haddad y Di Pierro (2000), Freire (1980; 1992; 2004), Orlandi (2015), Saviani (2013), entre otros. Para viabilizar la constitución de los datos, fueron necesarias algunas acciones metodológicas, que incluyeron el análisis de documentos curriculares de la carrera de Pedagogía de la UFPR y, se plantearon las matérias obligatorias que contemplan la EJA; para comprender la constitución de significados y marcas discursivas sobre EJA en el currículo de la carrera de Pedagogía. El abordaje metodológico es cualitativo, de carácter exploratorio, ya que fueron analizados los documentos curriculares del curso de Pedagogía de la UFPR, junto con los discursos de los estudiantes y egresados de la UFPR, o sea, fueron esbozadas las posibilidades de comprensión de la materialización de este currículo, en el ámbito de las relaciones entre los sujetos, con miras a delinear las aproximaciones y distancias de los sentidos de discursos a los saberes necesarios para las prácticas de EJA en la formación inicial en Pedagogía. Con esta investigación se pudo constatar la conciencia de los estudiantes, egresados y egresadas sobre la importancia de la EJA en la formación inicial, pero por otro lado, la invisibilidad que tiene la modalidad en los documentos curriculares.1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaEducação de jovens e adultosEnsino superior - CurriculosUniversidades e faculdades - CurriculosEducaçãoA educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HERICA APARECIDA NICACIO.pdfapplication/pdf974318https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80556/1/R%20-%20D%20-%20HERICA%20APARECIDA%20NICACIO.pdfd9c3d8a23145200bc7fbc5c9e36fc1edMD51open access1884/805562023-02-13 14:26:11.789open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80556Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-13T17:26:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
title A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
spellingShingle A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
Nicacio, Herica
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
Educação de jovens e adultos
Ensino superior - Curriculos
Universidades e faculdades - Curriculos
Educação
title_short A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
title_full A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
title_fullStr A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
title_sort A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
author Nicacio, Herica
author_facet Nicacio, Herica
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicacio, Herica
contributor_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
Educação de jovens e adultos
Ensino superior - Curriculos
Universidades e faculdades - Curriculos
Educação
topic Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
Educação de jovens e adultos
Ensino superior - Curriculos
Universidades e faculdades - Curriculos
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-13T17:26:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-13T17:26:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80556
url https://hdl.handle.net/1884/80556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80556/1/R%20-%20D%20-%20HERICA%20APARECIDA%20NICACIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c3d8a23145200bc7fbc5c9e36fc1ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860680664481792