A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80556 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira |
id |
UFPR_2819f5898f1e5a41a719736409b11fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80556 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPereira, Patrícia Barbosa, 1978-Nicacio, Herica2023-02-13T17:26:11Z2023-02-13T17:26:11Z2022https://hdl.handle.net/1884/80556Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/09/2022Inclui referênciasResumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os documentos curriculares, de 2009 e 2019, e seu funcionamento discursivo no curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a fim de verificar a formação inicial para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a realização deste estudo, os aportes teóricos se encontraram em autores e autoras como Arroyo (2001), Haddad e Di Pierro (2000), Freire (1980; 1992; 2004), Orlandi (2015), Saviani (2013), dentre outros. Para viabilizar a constituição de dados, foram necessárias algumas ações metodológicas, que contemplaram analisar documentos curriculares do curso de Pedagogia da UFPR e, foram levantadas as disciplinas obrigatórias que contemplam a EJA; a fim de compreender a constituição de sentidos e as marcas discursivas sobre a EJA no currículo do curso de Pedagogia. A abordagem metodológica é do tipo qualitativa, de natureza exploratória, pois foram analisados os documentos curriculares do curso de Pedagogia da UFPR, conjuntamente aos discursos de discentes e egressos e egressas da UFPR, ou seja, foram delineadas as possibilidades de compreensão da materialização deste currículo, no âmbito das relações entre os sujeitos, com vistas a delinear as aproximações e distanciamentos dos sentidos dos discursos aos saberes necessários para as práticas da EJA na formação inicial em Pedagogia. Com esta pesquisa foi possível verificar a consciência de discentes, egressos e egressas sobre a importância da EJA na formação inicial, mas por outro lado, a invisibilidade que a modalidade possuí nos documentos curriculares.Resumen: El presente estudio tuvo como objetivo analizar los documentos curriculares, de 2009 y 2019, y su funcionamiento discursivo en el curso de Pedagogía presencial de la Universidad Federal de Paraná (UFPR), con el fin de verificar la formación inicial para actuar en la Educación de Jóvenes y Adultos. Para orientar este estudio se encontraron aportes teóricos en autores como Arroyo (2001), Haddad y Di Pierro (2000), Freire (1980; 1992; 2004), Orlandi (2015), Saviani (2013), entre otros. Para viabilizar la constitución de los datos, fueron necesarias algunas acciones metodológicas, que incluyeron el análisis de documentos curriculares de la carrera de Pedagogía de la UFPR y, se plantearon las matérias obligatorias que contemplan la EJA; para comprender la constitución de significados y marcas discursivas sobre EJA en el currículo de la carrera de Pedagogía. El abordaje metodológico es cualitativo, de carácter exploratorio, ya que fueron analizados los documentos curriculares del curso de Pedagogía de la UFPR, junto con los discursos de los estudiantes y egresados de la UFPR, o sea, fueron esbozadas las posibilidades de comprensión de la materialización de este currículo, en el ámbito de las relaciones entre los sujetos, con miras a delinear las aproximaciones y distancias de los sentidos de discursos a los saberes necesarios para las prácticas de EJA en la formación inicial en Pedagogía. Con esta investigación se pudo constatar la conciencia de los estudiantes, egresados y egresadas sobre la importancia de la EJA en la formación inicial, pero por otro lado, la invisibilidad que tiene la modalidad en los documentos curriculares.1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaEducação de jovens e adultosEnsino superior - CurriculosUniversidades e faculdades - CurriculosEducaçãoA educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HERICA APARECIDA NICACIO.pdfapplication/pdf974318https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80556/1/R%20-%20D%20-%20HERICA%20APARECIDA%20NICACIO.pdfd9c3d8a23145200bc7fbc5c9e36fc1edMD51open access1884/805562023-02-13 14:26:11.789open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80556Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-13T17:26:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
title |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo Nicacio, Herica Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia Educação de jovens e adultos Ensino superior - Curriculos Universidades e faculdades - Curriculos Educação |
title_short |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
title_full |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
title_sort |
A educação de jovens e adultos no curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná : uma análise do funcionamento discursivo do currículo |
author |
Nicacio, Herica |
author_facet |
Nicacio, Herica |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicacio, Herica |
contributor_str_mv |
Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia Educação de jovens e adultos Ensino superior - Curriculos Universidades e faculdades - Curriculos Educação |
topic |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia Educação de jovens e adultos Ensino superior - Curriculos Universidades e faculdades - Curriculos Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-13T17:26:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-13T17:26:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80556 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80556/1/R%20-%20D%20-%20HERICA%20APARECIDA%20NICACIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9c3d8a23145200bc7fbc5c9e36fc1ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860680664481792 |