Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadolny, Lorena de Fatima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43254
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhani
id UFPR_290bb360224115eae0b1425d74437425
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43254
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nadolny, Lorena de FatimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2016-06-22T21:21:53Z2016-06-22T21:21:53Z2016http://hdl.handle.net/1884/43254Orientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo GaranhaniTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/03/2016Inclui referências : f. 140-148Resumo: desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física que atuam com crianças pequenas. Os pressupostos teóricos adotados foram Marcelo García (1999), Marcelo (2009) e Day (2001) sobre o processo de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores(as); Alarcão (2010), Alarcão; Tavares (2003), Amaral; Moreira; Ribeiro (1996), Carvalho; Klisys; Augusto (2006) e Nadolny (2010) sobre estratégias formativas; Brasil (2009b), Ayoub (2001, 2005), Gomes (2012), Garanhani (2004) sobre a Educação Física e a Educação Infantil e Charlot (2000, 2001, 2005) para a relação com o saber. O contexto investigado foi o Projeto Educamovimento: saberes e práticas na educação infantil, um projeto de formação inicial e continuada de professores(as) de Educação Física, realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental de narrativas escritas elaboradas como tarefas do referido projeto e entrevistas com professores(as) de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que participaram do referido projeto nos anos de 2008 a 2012. A análise dos dados foi sistematizada em dois eixos: indícios do desenvolvimento profissional e estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as). A análise dos dados mostrou que as estratégias formativas oportunizaram relações epistêmicas e identitárias com o saber/aprender, as quais se refletiram em aprendizagens e desenvolvimento profissional. O sentido dado ao processo de formação continuada e às situações vividas nele por meio das estratégias formativas é que mobiliza o desejo do(a) professor(a) de aprender. E é aprendendo que o(a) professor(a) se desenvolve profissionalmente. Frente a essas constatações e considerações, na formação continuada as estratégias formativas estruturam o desenvolvimento profissional de professores(as), pois agem como fontes de mobilização para o saber/aprender.Abstract: This research investigated how the formation’s strategy structures the professional development of Physical Education teachers who work with young children. The theoretical assumptions used were Marcelo García (1999), Marcelo (2009) and Day (2001) on the process of continuing education and teacher’s professional development; Alarcão (2010), Alarcão; Tavares (2003), Amaral; Moreira; Ribeiro (1996), Carvalho; Klisys; Augusto (2006) and Nadolny (2010) on formation’s strategies; Brazil (2009b), Ayoub (2001, 2005), Gomes (2012), Garanhani (2004) on the Physical Education and Children’s education and Charlot (2000, 2001, 2005) on relation with knowledge. The context investigated was the Educamovimento Project: knowledge and practices in early childhood education, initial and continuing education project for physical education teachers, carried out through a partnership between the Federal University of Paraná (UFPR) and the Municipal Education Secretary (MES) of Curitiba. The methodological procedures involved documentary analysis of written narratives developed as tasks during the course and interviews with physical education teachers from the Municipal Education Secretary (MES) of Curitiba who participated in this program in the years 2008 to 2012. The data analysis was systematized on two axes: evidence of professional development and formation strategies for professional development of teachers. Data analysis showed that formation strategies enhanced epistemic and identity relations with learning/ knowledge, which were expressed in learning and professional development. The meaning given to the process of continuing education and the situations experienced it through formation strategies is what mobilizes the desire of a teacher to learn. And it is learning that teachers develop professionally. Given these findings and considerations, on the continuing education formation strategies structure the professional development of teachers, because they act as mobilizing sources of learning/ knowledge.148 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalFormação de professoresFormação continuada - ProfessoresEducação fisica - Ensino de primeiro grauEstratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LORENA DE FATIMA NADOLNY.pdfapplication/pdf2566673https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43254/1/R%20-%20T%20-%20LORENA%20DE%20FATIMA%20NADOLNY.pdf3bc65a71877b7cc35afc4e35e1f2da6fMD51open accessTEXTR - T - LORENA DE FATIMA NADOLNY.pdf.txtR - T - LORENA DE FATIMA NADOLNY.pdf.txtExtracted Texttext/plain317560https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43254/2/R%20-%20T%20-%20LORENA%20DE%20FATIMA%20NADOLNY.pdf.txt307b4ba4e1579f04e845d0b4d5f7465aMD52open accessTHUMBNAILR - T - LORENA DE FATIMA NADOLNY.pdf.jpgR - T - LORENA DE FATIMA NADOLNY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43254/3/R%20-%20T%20-%20LORENA%20DE%20FATIMA%20NADOLNY.pdf.jpgece27347f3bfd055bd6520fdcefdbd3cMD53open access1884/432542016-06-23 03:04:20.47open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43254Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-06-23T06:04:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
title Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
spellingShingle Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
Nadolny, Lorena de Fatima
Formação de professores
Formação continuada - Professores
Educação fisica - Ensino de primeiro grau
title_short Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
title_full Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
title_fullStr Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
title_full_unstemmed Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
title_sort Estratégias formativas para o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física : análise de um projeto de formação continuada para a docência com crianças pequenas
author Nadolny, Lorena de Fatima
author_facet Nadolny, Lorena de Fatima
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Nadolny, Lorena de Fatima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
contributor_str_mv Garanhani, Marynelma Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada - Professores
Educação fisica - Ensino de primeiro grau
topic Formação de professores
Formação continuada - Professores
Educação fisica - Ensino de primeiro grau
description Orientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhani
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T21:21:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-22T21:21:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43254
url http://hdl.handle.net/1884/43254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43254/1/R%20-%20T%20-%20LORENA%20DE%20FATIMA%20NADOLNY.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43254/2/R%20-%20T%20-%20LORENA%20DE%20FATIMA%20NADOLNY.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43254/3/R%20-%20T%20-%20LORENA%20DE%20FATIMA%20NADOLNY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bc65a71877b7cc35afc4e35e1f2da6f
307b4ba4e1579f04e845d0b4d5f7465a
ece27347f3bfd055bd6520fdcefdbd3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860474655997952