Índice parametrizado de avaliação de espaços de Transit Oriented Development (TOD) : estudos de caso em Singapura e Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nichele, Hermes Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80320
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Araujo-Lima
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spelling Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduaçao em Planejamento Urbano e RegionalLima, Cristina de Araújo, 1955-Nichele, Hermes Eduardo2022-11-29T14:37:29Z2022-11-29T14:37:29Z2022https://hdl.handle.net/1884/80320Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Araujo-LimaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 26/08/2022Inclui referências: p. 242-265Resumo: O Transit Oriented Development (TOD), comumente chamado de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável no português, é uma ferramenta que busca traduzir na espacialidade a eficiência dos entornos de estações de transporte público. Isso dá-se por feições como o uso misto, a compactação urbana, o ambiente amigável aos modos de transporte ativos e a conectividade dos espaços. Com princípios teóricos estabelecidos primordialmente nos anos 1990, o TOD tem experiências práticas desde meados do século XX, incluindo cidades de países em desenvolvimento, como o sistema de trilhos de Singapura e os setores estruturais de Curitiba. O constante fluxo de autores que versam sobre o TOD mostra as ramificações que o conceito tem inspirado e explicita as críticas e desafios inerentes. Inserem-se nessa situação a falta de clareza da caracterização de espaços de TOD e de contextualização apropriada de ações e estudos. Nesse sentido, esta dissertação traz como objetivo avaliar espaços de TOD, por meio de qualificação parametrizada em análise multicritério, formando um Índice de TOD. Para isso, partese de uma revisão da literatura do TOD, sob a perspectiva do seu estado da arte, fundamentada em conceitos teóricos de planejamento urbano. Em seguida a análise multicritério incorpora indicadores rigorosos, que expressam as dimensões do TOD e são ponderados pelo método de análise hierárquica (AHP), com base em survey própria para definição dos pesos. Esse arcabouço matemático é então aplicado sobre oito estudos de caso, sendo quatro em Singapura e quatro em Curitiba. Ambas são metrópoles de países em desenvolvimento que implementaram na prática algum aspecto estrutural de integração entre transporte e uso do solo, antes da teorização do TOD. Esses recortes escolhidos envolvem, para cada cidade, a área central, um entorno de transporte mais antigo e consolidado, um mais recente e em formação e uma área externa aos corredores de metrô/Bus Rapid Transit (BRT). Isso é feito de modo a analisar comparações intraespaciais e interespaciais. Os resultados apresentam melhores pontuações no Índice entre os TODs consolidado (0,518) e em formação (0,564), para Singapura, em contraposição aos de Curitiba, 0,442 e 0,344, respectivamente. Na cidade-estado asiática, essas áreas têm, portanto, maior afinidade com a área central (0,751), do que com a área externa ao TOD (0,121). Já em Curitiba, esses resultados mostram que os entornos de transporte se afastam da área central (0,875) e são mais próximos da área externa (0,255). A partir dos dados, são considerados aspectos que deveriam receber investimentos para elevação do índice, em cada caso. Desse modo, verificou-se a potencialidade de a análise multicritério avaliar os espaços de TOD, o que pode ser expandido para outros contextos de entornos de transporte e mesmo para malhas urbanas em sua totalidade. Isso auxilia na delimitação de estratégias de planejamento e no próprio entendimento do que se espera da ferramenta para a construção de cidades apoiadas na mobilidade sustentável.Abstract: Transit Oriented Development (TOD), commonly called Desenvolvimento Orientado ao Transporte in Portuguese, is a tool that seek to translate the efficiency of public transport stations' surroundings to spatiality. This happens through features like mixed uses, urban compaction, pedestrian and cyclist friendly environment, and the connectivity of places. With the theoretical principles primordially established in the 1990s, TOD has had practical experiences since mid-20th century, including cities in developing countries, like the rails in Singapore and the structural sectors in Curitiba. The constant stream of authors that write about TOD reveals branches that the concept has inspired and exhibits inherent criticisms and challenges. In this situation it is inserted lack of clarity in TOD spaces characterization and of appropriated contextualization of actions and studies. For that matter, this dissertation brings as objective the evaluation of TOD spaces through parametrized qualification by Multicriteria Analysis, shaping a TOD Index. exploration of a parametrized qualification of quantitative aspects of a TOD space's viability, via Multi-criteria Analysis. In this regard, the text starts with a TOD's literature review, under the perspective of its state of the art, based on theoretical urban planning concepts. Then the Multi-criteria Analysis embodies strict indicators that express TODs dimensions and are weighted by Analytic Hierarchy Process, substantiated by a proper survey to define the weights. This mathematical framework is thus applied over eight case studies, four in Singapore and other four in Curitiba. Both are developing countries metropolises that implemented some structural aspects of integration among transit and land use in practice, before TOD theorization. These selected cases involve, in each city, the central district, an older and more consolidated area around a station, a younger and in formation area, and a territory external to the corridors of Mass Rapid Transit (MRT)/Bus Rapid Transit (BRT). This is made in order to analyze intra-spatial and inter-spatial comparisons. The results present better Index punctuations in the consolidated (0,518) and the younger (0,564) TODs in Singapore, in a counterpoint to the ones of Curitiba, 0,442 and 0,344 respectively. In the Asian city-state, these areas have consequently greater affinity with the central area (0,751) than with the area external to TOD (0,121). For its turn, in Curitiba, these results show that the areas around transit depart from the central area (0,875) and are closer to the external territory (0,255). From this data, the text contemplates aspects that should receive investments in order to elevate the Index, in each case. Therefore, it was possible to verify the Multi-criteria Analysis potentiality to evaluate the TOD spaces, something that could be expanded to other transit surroundings' contexts and also to entire urban fabrics. This assists in the delimitation of planning strategies and in the proper comprehension of what is expected from the tool, in the construction of cities underpinned by sustainable mobility.1 recurso online : PDF.application/pdfPlanejamento urbanoTransporte urbanoCuritiba (PR)SingapuraÍndice parametrizado de avaliação de espaços de Transit Oriented Development (TOD) : estudos de caso em Singapura e Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HERMES EDUARDO NICHELE.pdfapplication/pdf59269049https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80320/1/R%20-%20D%20-%20HERMES%20EDUARDO%20NICHELE.pdf14eb83835a4eba89b6058b32a2d9496cMD51open access1884/803202022-11-29 11:37:29.473open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80320Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-29T14:37:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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