Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29928 |
Resumo: | Inclui apêndices |
id |
UFPR_2ba2b21a93c4b1d487051d1ad8b18a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29928 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Souza, Jose RicardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-2022-08-10T17:32:14Z2022-08-10T17:32:14Z2008https://hdl.handle.net/1884/29928Inclui apêndicesOrientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/02/2008Inclui bibliografia e anexosLinha de pesquisa: Educação matemáticaResumo: Esta pesquisa trata do acompanhamento da tentativa de melhoria da seleção dos candidatos implantada no curso de Matemática da UFPR em 2006, denominada terceira fase do Processo Seletivo PSE foi implementada, mais especificamente no curso de Matemática da UFPR e analisar o que os professores e alunos pensam sobre o PSE. A pesquisa foi realizada através da busca do histórico do exame vestibular no Brasil e suas influências no Ensino Médio, acompanhamento do processo institucional de implantação da proposta, acompanhamento diário das aulas, aplicação de questionários aos candidatos, realização de entrevistas com os professores e com o coordenador. Os resultados demonstraram a partir da visão dos envolvidos, a grande diferença entre a forma como o conteúdo matemático é trabalhado no Ensino Médio e a forma como deve ser, e como foi trabalhado pelos professores das disciplinas desta terceira etapa do PSE. Evidências históricas, apresentadas no capítulo teórico, ajudam a entender o "abismo" que se formou entre esses dois graus de ensino, sinalizado pela falta de identidade do Ensino Médio, há tanto criticada e ainda não superada.Abstract: This research aims at monitoring attempts to improve the selection of candidates established in the undergraduate mathematics course at Universidade Federal do Paraná (UFPR) in 2006 - a third stage of the university entrance exam named Processo Selectivo Estendido (PSE). The research objectives were: to describe how the third PSE phase was implemented, more specifically in the Mathematics course and to analyze what teachers and students think about it. The research was carried out by a historical review of university entrance examination in Brazil and its influences in high school, monitoring of the institutional process of proposal implementation, daily monitoring of classes, questionnaires applied to the candidates, interviews with teachers and coordinator. The results show a great difference between how mathematical syllabus is worked on high school and how it should be and how it was worked by Math teachers in PSE third stage. Historical evidence presented in theoretical chapter helps to understand the gap formed between these two levels of education, flagged by the lack of identity of high school, which has been highly criticized and not yet overcome.1 v. (paginação irregular) : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesUniversidades e faculdades - IngressoAprendizagem - AvaliaçãoEducaçãoProcesso seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSE RICARDO SOUZA.pdfapplication/pdf2416449https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf30ac28d29ab723137d31295c3cedadd0MD51open accessTEXTR - T - JOSE RICARDO SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain475624https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.txta106ddf0a4904e8aaf9ec98c4e16d37bMD52open accessTHUMBNAILR - T - JOSE RICARDO SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.jpg83d9041fbf7cbea71630f3baa9ad5747MD53open access1884/299282022-08-10 14:32:14.21open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T17:32:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
title |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
spellingShingle |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática Souza, Jose Ricardo Teses Universidades e faculdades - Ingresso Aprendizagem - Avaliação Educação |
title_short |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
title_full |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
title_fullStr |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
title_full_unstemmed |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
title_sort |
Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática |
author |
Souza, Jose Ricardo |
author_facet |
Souza, Jose Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jose Ricardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
contributor_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Universidades e faculdades - Ingresso Aprendizagem - Avaliação Educação |
topic |
Teses Universidades e faculdades - Ingresso Aprendizagem - Avaliação Educação |
description |
Inclui apêndices |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-10T17:32:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-10T17:32:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/29928 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/29928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v. (paginação irregular) : tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30ac28d29ab723137d31295c3cedadd0 a106ddf0a4904e8aaf9ec98c4e16d37b 83d9041fbf7cbea71630f3baa9ad5747 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898845593010176 |