Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jose Ricardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29928
Resumo: Inclui apêndices
id UFPR_2ba2b21a93c4b1d487051d1ad8b18a99
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29928
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Jose RicardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-2022-08-10T17:32:14Z2022-08-10T17:32:14Z2008https://hdl.handle.net/1884/29928Inclui apêndicesOrientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/02/2008Inclui bibliografia e anexosLinha de pesquisa: Educação matemáticaResumo: Esta pesquisa trata do acompanhamento da tentativa de melhoria da seleção dos candidatos implantada no curso de Matemática da UFPR em 2006, denominada terceira fase do Processo Seletivo PSE foi implementada, mais especificamente no curso de Matemática da UFPR e analisar o que os professores e alunos pensam sobre o PSE. A pesquisa foi realizada através da busca do histórico do exame vestibular no Brasil e suas influências no Ensino Médio, acompanhamento do processo institucional de implantação da proposta, acompanhamento diário das aulas, aplicação de questionários aos candidatos, realização de entrevistas com os professores e com o coordenador. Os resultados demonstraram a partir da visão dos envolvidos, a grande diferença entre a forma como o conteúdo matemático é trabalhado no Ensino Médio e a forma como deve ser, e como foi trabalhado pelos professores das disciplinas desta terceira etapa do PSE. Evidências históricas, apresentadas no capítulo teórico, ajudam a entender o "abismo" que se formou entre esses dois graus de ensino, sinalizado pela falta de identidade do Ensino Médio, há tanto criticada e ainda não superada.Abstract: This research aims at monitoring attempts to improve the selection of candidates established in the undergraduate mathematics course at Universidade Federal do Paraná (UFPR) in 2006 - a third stage of the university entrance exam named Processo Selectivo Estendido (PSE). The research objectives were: to describe how the third PSE phase was implemented, more specifically in the Mathematics course and to analyze what teachers and students think about it. The research was carried out by a historical review of university entrance examination in Brazil and its influences in high school, monitoring of the institutional process of proposal implementation, daily monitoring of classes, questionnaires applied to the candidates, interviews with teachers and coordinator. The results show a great difference between how mathematical syllabus is worked on high school and how it should be and how it was worked by Math teachers in PSE third stage. Historical evidence presented in theoretical chapter helps to understand the gap formed between these two levels of education, flagged by the lack of identity of high school, which has been highly criticized and not yet overcome.1 v. (paginação irregular) : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesUniversidades e faculdades - IngressoAprendizagem - AvaliaçãoEducaçãoProcesso seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSE RICARDO SOUZA.pdfapplication/pdf2416449https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf30ac28d29ab723137d31295c3cedadd0MD51open accessTEXTR - T - JOSE RICARDO SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain475624https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.txta106ddf0a4904e8aaf9ec98c4e16d37bMD52open accessTHUMBNAILR - T - JOSE RICARDO SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.jpg83d9041fbf7cbea71630f3baa9ad5747MD53open access1884/299282022-08-10 14:32:14.21open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29928Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T17:32:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
title Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
spellingShingle Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
Souza, Jose Ricardo
Teses
Universidades e faculdades - Ingresso
Aprendizagem - Avaliação
Educação
title_short Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
title_full Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
title_fullStr Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
title_full_unstemmed Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
title_sort Processo seletivo estendido na UFPR : um mergulho na experiência do curso de Matemática
author Souza, Jose Ricardo
author_facet Souza, Jose Ricardo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jose Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Universidades e faculdades - Ingresso
Aprendizagem - Avaliação
Educação
topic Teses
Universidades e faculdades - Ingresso
Aprendizagem - Avaliação
Educação
description Inclui apêndices
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T17:32:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-10T17:32:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29928
url https://hdl.handle.net/1884/29928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v. (paginação irregular) : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/2/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29928/3/R%20-%20T%20-%20JOSE%20RICARDO%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30ac28d29ab723137d31295c3cedadd0
a106ddf0a4904e8aaf9ec98c4e16d37b
83d9041fbf7cbea71630f3baa9ad5747
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898845593010176