O pobre-diabo na literatura brasileira : de José Paulo Paes a Chico Lopes
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/44017 |
Resumo: | Orientador : Profª. Drª. Patrícia da Silva Cardoso |
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Machado, LohannaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasCardoso, Patrícia da Silva, 1964-2020-07-14T22:18:11Z2020-07-14T22:18:11Z2016https://hdl.handle.net/1884/44017Orientador : Profª. Drª. Patrícia da Silva CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 24/06/2016Inclui referências : f. 115-119Área de concentração: Estudo literáriosResumo:Esta dissertação se pretendeu uma revisão crítica e uma continuação para o ensaio "O pobre-diabo no romance brasileiro", de José Paulo Paes. Tirando proveito de poder contar com este competente ponto de partida, revisou-se também os quatro romances tidos por Paes como exemplares para o protagonismo pobre-diabo: O Coruja, de Aluísio Azevedo, Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, Angústia, de Graciliano Ramos e Os ratos, de Dyonélio Machado. Este trabalho também se debruça com mais vagar sobre alguns pontos de nossa formação social que possam ter contribuído para o surgimento e permanência da figura macambúzia do pobre-diabo, especialmente após a abolição da escravatura, período no qual este personagem conquista protagonismo. A fim de evitar qualquer falsa impressão de que a literatura de pobre-diabo (ou a persistência dele em nossa sociedade) encontrou fim no Romance de Trinta, proponho outras quatro obras para continuar a seleção iniciada por Paes: Inácio, de Lúcio Cardoso, Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan, A hora da estrela, de Clarice Lispector e O estranho no corredor, de Chico Lopes. Esta seleção é admitidamente menos coesa que aquela, mas existe uma razão que talvez justifique essas escolhas, a de explorar novas formas com que este personagem foi trabalhado por nossos escritores. A leitura deste conjunto de obras mostrou ser necessária que se discutisse também questão como estigma, identidade e sexualidade para melhor compreender o estar no mundo destes personagens. Interessou especialmente a este trabalho a análise da obra de Chico Lopes, em parte por sua contemporaneidade, em outra, pela insistência e variedade com que este escritor tem se dedicado à representação de pobres-diabos em sua literatura. Palavras-chave: Pobres-diabos; Párias; José Paulo Paes; Chico Lopes; O estranho no corredor.Résumé: Cette dissertation a eu l'intention de faire une révision critique et une continuation pour l'essai "O pobre-diabo no romance brasileiro", de José Paulo Paes. Avec la bonne chance d'avoir ce compétent point de départ, aussi les quatre romans considérés par Paes comme exemplaires pour le roman de pauvre diable sont revus:O Coruja, de Aluísio Azevedo, Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, Angústia, de Graciliano Ramos et Os ratos, de Dyonélio Machado. Ce travailse penche aussi avec un peu plus de temps sur quelques points de notre formation sociale qui peuvent avoir contribué pour l'apparition et permanence de la triste figure du pauvre diable, surtout après l'abolition de l'esclavage, période dans lequel cette personnage conquiert premier rôle. Avec l'intention d'éviter quelque fausse impression de que la littérature de pauvre diable (ou son persistance dans notre société) a trouvésa fin au Roman de 30, je propose autres quatre oeuvres pour continuer la sélection initiée par Paes: Inácio, de Lúcio Cardoso, Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan,A hora da estrela, de Clarice Lispector et O estranho no corredor, de Chico Lopes.Cette sélection est, de l'aveu général, moins soudée que cet autre, mais il y a une raison qui, peut-être, justifie ces choix, celle d'explorer des nouvelles formes avec les quelles cette personnage a été travaillé par nos écrivains. La lecture de cetensemble d'ouvres a montré la nécessité de discuter aussi des questions comme stigmate, identité, sexualité pour avoir une meilleure compréhension de l'être aumonde de ces personnages. Ce qui a intéressé spécialement à ce travail a étél'analyse de l'ouvre de Chico Lopes, pour sa contemporaneité et bien aussi pourl'insistance et variété avec les quelles cet écrivain s'est dévoué à la représentation despauvres diables dans sa littérature.Mots-clés: pauvres diables; parias; José Paulo Paes; Chico Lopes; O estranho no corredor.119 f.application/pdfDisponível em formato digitalLetrasPaes, José Paulo, 1926-1998Lopes, Chico, 1952-Literatura brasileira - RomanceCrítica literáriaO pobre-diabo na literatura brasileira : de José Paulo Paes a Chico Lopesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - LOHANNA MACHADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44017/1/R%20-%20D%20-%20LOHANNA%20MACHADO.pdf.jpg408edee09a5b142d4e7de9bf5544af19MD51open accessTEXTR - D - LOHANNA MACHADO.pdf.txtExtracted Texttext/plain286499https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44017/2/R%20-%20D%20-%20LOHANNA%20MACHADO.pdf.txtfbda10517e758e7d26c26b49c697ede2MD52open accessORIGINALR - D - LOHANNA MACHADO.pdfapplication/pdf1385602https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44017/3/R%20-%20D%20-%20LOHANNA%20MACHADO.pdf4c52b037c06f20aedf69d230baefe269MD53open access1884/440172020-07-14 19:18:11.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44017Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-14T22:18:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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