Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Renan Cesco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71901
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Flávio Massao Matsumoto
id UFPR_2d2ca4352d0621a34c46cae994e1a9e4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71901
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalMatsumoto, Flavio MassaoJesus, Renan Cesco2024-07-22T19:24:39Z2024-07-22T19:24:39Z2020https://hdl.handle.net/1884/71901Orientador: Prof. Dr. Flávio Massao MatsumotoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI). Defesa : Curitiba, 21/12/2020Inclui referências: p. 82-88Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a viabilidade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aplicadas no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo específico de eletroquímica numa escola pública de Curitiba/PR. A partir do Século XXI muita expectativa foi depositada sobre os avanços e benefícios que a tecnologia poderia trazer para educação de modo geral, e também para o ensino de química. No entanto, apesar dos esforços, a adoção efetiva das TIC nas práticas pedagógicas e na sala de aula não figuram como realidade predominante. Nesse viés, este trabalho buscou relacionar os níveis de aprendizagem do conhecimento químico proposto por Johnstone (1982) com uma abordagem integrada às TIC e avaliações multimodais. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu durante oito aulas de 50 minutos, tendo uma natureza qualitativa do tipo grupo focal com dados sendo coletados a partir dos trabalhos dos alunos, diário de bordo do professor e um questionário final. Os resultados permitem pensar que é possível explorar ainda mais as potencialidades da tecnologia em sala, tanto no aperfeiçoamento de recursos online como offline. Considerando um cenário de ensino público onde as TIC são subaproveitadas, a repetição na utilização de trabalhos pedagógicos diferentes dos tradicionais com os estudantes, podem influenciar a aderência definitiva de novas práticas que impulsionam a aprendizagem efetiva e o letramento digital. Como produto educacional foi elaborada, uma unidade didática com sugestões e estratégias para abordar o tema eletroquímica no Ensino Médio tendo as TIC como fio condutor no processo avaliativo.Abstract: The present study aimed to verify the feasibility of ICT (Information and Communication Technologies) applied in the teaching and learning process in the specific content of electrochemistry in a public school in Curitiba / PR. From the 21st century, much expectation was placed on the advances and benefits that technology could bring to education in general, and also to the teaching of chemistry. However, despite efforts to effectively adopt ICT, pedagogical practices and the classroom do not figure as the predominant reality. Accordingly, this work sought to relate the levels of learning of chemical knowledge proposed by Johnstone (1982) with an integrated approach to ICT and multimodal assessments. The development of the research took place during eight 50-minute classes, having a qualitative nature of the focus group type with data being collected from the students' work, the teacher's logbook and a final questionnaire. The results allow us to think that it is possible to further explore the potential of technology in the classroom, both in improving online and offline resources. Considering a public education scenario where ICTs are underutilized, the repetition in the use of pedagogical works different from the traditional ones with students, can influence the definitive adherence of new practices that drive effective learning and digital literacy. As an educational product, a didactic unit was developed with suggestions and strategies to address the electrochemical theme in high school, with ICT as the guiding thread in the evaluation process.1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologias de informação e comunicaçãoInformática na educaçãoQuímica - Estudo e ensinoEletroquímicaQuímicaProposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENAN CESCO DE JESUS.pdfapplication/pdf3754163https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71901/1/R%20-%20D%20-%20RENAN%20CESCO%20DE%20JESUS.pdf90c90a7e501a693ae21b63d085549932MD51open access1884/719012024-07-22 16:24:40.015open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71901Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-07-22T19:24:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
title Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
spellingShingle Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
Jesus, Renan Cesco
Tecnologias de informação e comunicação
Informática na educação
Química - Estudo e ensino
Eletroquímica
Química
title_short Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
title_full Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
title_fullStr Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
title_full_unstemmed Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
title_sort Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
author Jesus, Renan Cesco
author_facet Jesus, Renan Cesco
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matsumoto, Flavio Massao
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Renan Cesco
contributor_str_mv Matsumoto, Flavio Massao
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação
Informática na educação
Química - Estudo e ensino
Eletroquímica
Química
topic Tecnologias de informação e comunicação
Informática na educação
Química - Estudo e ensino
Eletroquímica
Química
description Orientador: Prof. Dr. Flávio Massao Matsumoto
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-22T19:24:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-22T19:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71901
url https://hdl.handle.net/1884/71901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71901/1/R%20-%20D%20-%20RENAN%20CESCO%20DE%20JESUS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90c90a7e501a693ae21b63d085549932
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898832574939136